Gerdau começa a usar Realidade Virtual no treinamento de seus funcionários

Por Redação | 12.09.2016 às 19:34
photo_camera engadget

Para além de diversão, os óculos de realidade virtual têm ganhado cada vez mais força dentro dos setores de treinamento das grandes empresas. Seguindo a tendência do mercado, a siderúrgica Gerdau também anunciou seu investimento na tecnologia, e os resultados com a implantação têm sido positivos.

Para o treinamento de segurança de seus funcionários, a companhia contou com o apoio da Nexo Capacitação Digital. Em seu primeiro teste, com 40 colaboradores da usina em Charqueadas, Rio Grande do Sul, foi possível reduzir o tempo de aplicação do treinamento tradicional de uma hora e meia para apenas 18 minutos.

Para Francisco Fortes, vice-presidente de pessoas e desenvolvimento organizacional da Gerdau, “ao utilizar um conteúdo interativo, o colaborador vivencia a situação proposta, o que torna o treinamento ainda mais efetivo. Além disso, a ferramenta traz mais agilidade na avaliação, já que diminui a necessidade de aulas e provas sobre o tema.”

Através de equipamentos de realidade virtual e smartphones, os funcionários da companhia puderam participar de uma simulação da oficina, onde tinham como objetivo identificar riscos nas atividades de sua área de atuação. Durante o treinamento, o supervisor do teste pôde acompanhar tudo por meio de um smartphone.

De acordo com Jonatan Menezes, um dos funcionários que participaram da novidade, o novo método de treinamento facilita a aprendizagem: "A possibilidade de visualizar os cenários e propor soluções por meio do treinamento em realidade virtual, nos permite absorver o conteúdo de forma mais rápida, além de aumentar a percepção de segurança nos processos diários.”

A aceitação foi tão positiva entre os colaboradores que em breve o treinamento com realidade virtual passará a integrar outras unidades da companhia no Brasil.

Fonte: Baguete