Como empreender em um negócio de sucesso - passo 1 de 3

Por Renato Ribeiro | 20 de Fevereiro de 2020 às 09h00

Empreender não é tarefa simples, precisa ter foco e um pouco de loucura, mas no final é prazeroso e gratificante. No passado, se tivesse acesso às facilidades e recursos que existem hoje, certamente não teria perdido tanto tempo trabalhando para terceiros e teria começado a empreender antes dos 16 anos.

Na minha jornada como empreendedor me envolvi em muitos negócios e construí (com ajuda de parceiros) duas empresas de sucesso (IDS Tecnologia e Simply As). Experiências práticas – errando e aprendendo –, que me permitem compartilhar informações preciosas com autoridade sobre o assunto.

Se você busca montar o próprio negócio, trabalhar em empresas startups ou precisa de uma visão ampla para dar uma acelerada na sua empresa, as dicas abaixo, se colocadas em prática, poderão poupar o seu tempo, otimizar recursos financeiros e, consequentemente, alavancar o sucesso do seu negócio.

1. Se envolva em projetos e se conecte com pessoas alinhadas ao seu propósito pessoal e profissional

Fazer algo com foco no dinheiro ou simplesmente por fazer não gera amor e, consequentemente, com o passar do tempo não traz resultados sólidos. Trabalhei por 6 anos em dois Tribunais de Justiça Estaduais (Goiás e Amapá), onde exerci cargos com excelente remuneração, mas não me encaixava no sistema, me sentia preso e engessado.

2. Pense grande e comece pequeno

Planeje em detalhes os primeiros passos e esteja aberto a ciclos curtos de aprendizados e mudanças sem apegos. Testar e transformar faz parte do processo de construção. Meu primeiro negócio de sucesso - que foi vendido na casa dos 7 dígitos - começou como uma empresa na área de Segurança da Informação e se tornou um Centro de Treinamento Autorizado Apple, presente nas cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

3. Conheça e domine o assunto que esteja envolvido

Tenho aptidão em duas áreas: lógica e ensino. Estas habilidades me levaram a desenvolver a minha carreira passando por todas as funções possíveis na área de TI (o que amo e paga minhas contas) e a retribuir à comunidade sem nenhum custo com o que conheço em profundidade.

No próximo artigo - publicado todas quintas aqui no Canaltech - abordarei assuntos relacionados a produto e mercado.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.