Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Aprenda a otimizar título e URL de suas postagens para buscas (SEO) no Blogger

Por| 24 de Junho de 2014 às 09h52

Link copiado!

Aprenda a otimizar título e URL de suas postagens para buscas (SEO) no Blogger
Aprenda a otimizar título e URL de suas postagens para buscas (SEO) no Blogger

Uma das principais preocupações que os blogueiros têm (ou deveriam ter) hoje em dia diz respeito à relevância do seu conteúdo nos mecanismos de busca. A plataforma Blogger, por ser desenvolvida pelo próprio Google, possui vários recursos de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Buscas) essenciais para facilitar a descoberta do seu conteúdo por qualquer usuário que esteja pesquisando pelo assunto tratado pelo seu blog.

Esse tipo de otimização é imprescindível se você deseja ter um blog de sucesso e tirar o melhor proveito do conteúdo que você está oferecendo a seus leitores. O SEO faz com que suas postagens fiquem o mais alto possível na lista de resultados de pesquisa orgânica (ou seja, excluindo os resultados pagos), fazendo com que você ganhe novos leitores sem a necessidade de divulgar suas publicações.

Agora que você já aprendeu a criar seu blog na plataforma de blogs do Google e personalizar o visual e layout do site com o Designer de Modelo, vamos avançar para as ferramentas de SEO dentro do editor de posts do Blogger e aprender a fazer títulos, URLs e meta descrições relevantes. Para aprender, acompanhe nosso passo a passo abaixo:

Passo 1: abra o Blogger

Continua após a publicidade

O Blogger é um serviço online, portanto não é necessário instalar qualquer programa em seu computador, apenas acessar o site: http://www.blogger.com/ . A primeira tela que você será apresentado é a de login na conta Google. Se você não possuir uma conta Google, poderá criar uma a partir desta mesma tela clicando no link "Criar uma conta". Se já tiver uma conta, basta entrar com seu login e senha e clicar sobre o botão "Fazer login", ou simplemente apertar a tecla Enter do seu teclado.

Então, você será levado à página inicial do painel do Blogger. Esta tela lista todos os blogs associados a sua conta e permite que você configure seu perfil e outras opções.

Continua após a publicidade

Acessando o site do Blogger e visualizando sua lista de blogs.

Passo 2: acessando o editor de posts

Na página inicial do Blogger com a listagem dos seus blogs criados, verifique a entrada do seu blog já criado (caso ainda não tenha criado seu blog, siga nosso tutorial e aprenda a criá-lo).

Continua após a publicidade

Retornando ao painel do Blogger e visualizando o novo blog criado.

Ao lado do nome do blog, você terá acesso às principais opções relacionadas a ele, como Criar uma nova postagem , acessar a lista de postagens já publicadas

, acessar outras opções como modelo, layout, configurações e estatísticas
, e por fim, visualizar o blog
como ele seria visto por qualquer leitor. Vamos clicar sobre o botão para criar uma postagem
para acessar o editor de postagens.

Continua após a publicidade

Passo 3: localizando as opções de título e URL

Você será levado ao Editor do Blogger, um editor de textos (como o Word) no próprio navegador onde poderá escrever e publicar suas postagens.

Continua após a publicidade

Visualizando a seção "Modelo" do painel do seu Blog e clicando sobre o botão "Personalizar".

Aqui, vamos localizar dois dos mais essenciais elementos do SEO: título e URL (link permanente)

. Esses dois campos são os primeiros a serem considerados pelo Google no momento de ordenar os resultados da pesquisa por relevância. Se o seu conteúdo tiver a palavra pesquisada tanto no título quanto na URL, a chance dele aparecer em primeiro lugar nos resultados da pesquisa é muito maior. A seguir, vamos abordar mais a fundo cada um desses dois elementos:

Continua após a publicidade

1. Título para SEO

O título da postagem é a porta de entrada do seu conteúdo. Alguns leitores leem apenas o título e o Google, embora leia mecanicamente todo o post, considera o título com maior importância que o restante.

Continua após a publicidade

Interface do Designer de Modelo do Blogger com as configurações na parte superior e pré-visualização na inferior.

Para garantir um bom título, evite que ele tenha mais que 80 caracteres (contando espaços) ou 12 palavras, sendo que as palavras-chave mais relevantes (ou seja, que as pessoas mais usam na hora de pesquisar) devem estar preferencialmente no começo ou no meio do título. Também evite usar palavras que não estão no contexto do assunto principal da postagem e possam "diluir" a relevância do título.

2. Link permanentes (URLs) para SEO

As URLs da postagens são importantes pois demonstram o atalho utilizado na barra de endereços para acessar o conteúdo. Uma URL simples e objetiva pode ajudar o leitor a se lembrar do link para acessar seu post, mas, para o Google, é ainda mais essencial as palavras contínuas na URL para determinar a relevância da página.

Continua após a publicidade

Esse elemento é chamado também de link permanente pois é assim que ele será identificado na web, de maneira permanente. Caso a URL seja alterada, perde toda a relevância que já tiver sido associada a ela.

Seção "Modelos" com o visual atual do blog e opções predefinidas para selecionar.

Para personalizar a URL do postagem, clique sobre a opção Link permanente na barra lateral do Blogger. Isso fará abrir um pequeno painel com a escolha entre "Link permanente automático"

, que faz com que o Blogger gere automaticamente a URL com base no titulo da postagem, e "Link permanente personalizado"
, que permite que o usuário escreva a URL desejada no campo de texto
e, em seguida, a salve ao clicar no botão "Concluído"
. É recomendável sempre utilizar links permanentes personalizados, pois eles são mais objetivos que os títulos.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

A URL da postagem (link permanente) deve ter de 3 a 6 palavras separadas por hífen e em letras minúsculas. Para elaborar a URL, seja objetivo e óbvio, procure utilizar as palavras-chave do conteúdo, pensando em quais palavras os usuários mais devem usar quando procurarem pelo assunto em questão. Evite pronomes, artigos e outras classes gramaticais sem relevância como "a", "o", "de", "para", "com", "em", etc. Só utilize siglas quando elas foram de uso geral.

Lembre-se que são poucas palavras e elas devem ser as mais relevantes possíveis. Você também pode reordenar as palavras para deixar as mais importantes primeiro, sem que isso altere seu sentido.

Sempre que publicar suas postagens no blog procure seguir estas orientações. Com o tempo, elas começarão a aparecer cada vez mais para os leitores que procurarem o conteúdo abordado pelo seu blog no Google e em outros mecanismos de busca, fazendo sua audiência crescer de forma orgânica.