Aprenda a criar seu próprio blog no Blogger, a plataforma de blogs do Google

Por Sérgio Estrella

Com a onda das redes sociais mais forte do que nunca, o mundo dos blogs acabou sendo deixado de lado por boa parte dos usuários que produzem conteúdo. Mas não se engane: os blogs continuam sendo o melhor modo de compartilhar o que você produz sem perder o controle deste conteúdo ou submetê-lo a agressivas campanhas publicitárias de terceiros, como acontece no Facebook.

Uma vez decidido criar um blog, vem a próxima questão: qual plataforma escolher e quanto gastar com isso? Para a segunda pergunta temos uma boa notícia: você não precisa gastar nada para ter um blog profissional. Quanto à plataforma, há anos temos dois competidores pesos pesados: Blogger e WordPress. Enquanto o WordPress possui maiores limitações na versão gratuita, na versão instalável, em que você precisa ter hospedagem própria, ele pode ser personalizado sem limites. Já o Blogger é destinado às pessoas que não querem dor de cabeça com custos ou plugins complicados, sem perder as possibilidades de personalização mais importantes.

É por isso que no tutorial de hoje escolhemos o Blogger para ensiná-lo a criar seu primeiro. O Blogger é um serviço do Google, integrado aos seus principais aplicativos, como Google Analytics, AdSense e Google+. Para aprender a criar seu blog no Blogger, acompanhe nosso passo a passo abaixo:

Passo 1: abra o Blogger

O Blogger é um serviço online, portanto não é necessário instalar qualquer programa em seu computador, apenas acessar o site: http://www.blogger.com/ . A primeira tela que você será apresentado é a de login na conta Google. Se você não possuir uma conta Google, poderá criar uma a partir desta mesma tela, clicando no link "Criar uma conta". Se já tiver uma conta, basta entrar com seu login e senha e clicar sobre o botão "Fazer login", ou simplemente apertar a tecla Enter do seu teclado.

Tutorial Símbolo 1

Então, você será levado à página inicial do painel do Blogger. Esta tela lista todos os blogs associados a sua conta, permite que você configure seu perfil e outras opções. Caso não tenha nenhum blog associado a sua conta, você verá a mensagem "Você ainda não é autor de blogs".

Novo Blog Blogger

Acessando o site do blogger e iniciando a criação de um novo blog.

Para iniciarmos a criação de um blog, localize na página inicial do painel do Blogger o botão "Novo blog" e clique nele.

Tutorial Símbolo 2

Passo 2: configure seu novo blog

Após acessar o painel do Blogger e clicar sobre o botão "Novo blog", você será levado à janela "Criar um novo blog" dentro da página.

Criando Blog Blogger

Janela para configuração de título, endereço e modelo de um novo blog.

A primeira informação necessária para criação do blog é o "Título" . O título do blog aparecerá no cabeçalho da página e dará nome às abas dos usuários que acessarem seu blog. É possível alterar o nome do blog depois de criado.

Tutorial Símbolo 1

A segunda informação necessária para criação do blog é o "Endereço" . O endereço nada mais é que a URL que o usuário terá que digitar na barra do navegador para acessar o seu blog. Por padrão, na criação do blog você deverá escolher um nome para completar o endereço .blogspot.com. É possível alterar o endereço do blog depois de criado. Também é possível utilizar um domínio próprio em seu blog sem perder o endereço .blogspot.com (que passará a funcionar como domínio alternativo, neste caso). No campo "Endereço", caso você escreva um endereço inválido ou que já tenha sido selecionado por outro usuário, verá a mensagem de erro "Este endereço de blog não está disponível", com um ícone de ponto de exclamação amarelado, do contrário verá a mensagem "Este endereço de blog está disponível" com um ícone azulado.

Tutorial Símbolo 2

Uma vez escolhido o título e endereço válido do seu novo blog, é hora de escolher o "Modelo" dele, ou seja, o visual que ele terá. O Blogger oferece algumas opções na criação do blog, mas é possível alterar o modelo depois de criado, quando serão apresentadas ainda mais opções de personalização. Se você souber utilizar as linguagens de programação HTML e CSS, poderá personalizar o layout do seu blog da maneira que quiser.

Tutorial Símbolo 3

Assim que terminar de configurar seu novo blog, clique sobre o botão "Criar um blog!" para que ele seja de fato criado.

Tutorial Símbolo 4

Passo 3: acessando o painel do blog

Com o blog criado, você será levado de volta para o painel do Blogger, desta vez com seu novo blog listado em "Blogs".

Blog Blogger Criado

Retornando ao painel do Blogger e visualizando o novo blog criado.

No painel, você terá acesso às principais opções relacionadas a seu blog, como Criar uma nova postagem , acessar a Lista de postagens Tutorial Símbolo 2, acessar outras opções como modelo, layout, configurações e estatiscas Tutorial Símbolo 3, e por fim visualizar o blog Tutorial Símbolo 4 como ele seria visto por qualquer leitor. Clicando sobre o botão para criar uma postagem, você será levado ao Editor do Blogger, um editor de textos (como o Word) no próprio navegador, em que poderá escrever e publicar suas postagens. Clicando nas outras opções, você será levado ao painel do blog, onde contará com uma barra lateral com as mesmas opções expandidas.

Tutorial Símbolo 1
Tutorial Símbolo 2
Tutorial Símbolo 3
Tutorial Símbolo 4
Painel do blog Blogger

Painel do blog com todas as seções necessárias para manutenção do seu novo blog.

Agora é só começar a postar para que seu blog seja atualizado com o conteúdo, continuar acompanhando nossos tutoriais sobre Blogger, e tirar o máximo do seu blog. Happy blogging!

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!