Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube aceita pedido de retirada de conteúdo do canal de PewDiePie

Por| 15 de Setembro de 2017 às 13h16

Link copiado!

YouTube aceita pedido de retirada de conteúdo do canal de PewDiePie
YouTube aceita pedido de retirada de conteúdo do canal de PewDiePie
Tudo sobre YouTube

O YouTube aceitou o pedido de retirada de um vídeo do game Firewatch, feito pela desenvolvedora Campo Santo, do canal de PewDiePie. A empresa já havia confirmado o sucesso da solicitação e, em uma atualização em seu canal, o criador de conteúdo também conformou a remoção e aplicação de um strike, que pode trazer consequências danosas a seu canal.

O pedido foi feito com base no DMCA, uma lei americana que tornou crime a distribuição de conteúdo protegido por direitos autorais, criada para facilitar atitudes desse tipo por parte de detentores de copyright e desburocratizar o processo. Entretanto, neste caso, a solicitação foi feita em retaliação a comentários racistas feitos por PewDiePie, em uma medida que gerou críticas e discussões quanto a uma possível distorção das regras.

Tudo começou no último final de semana, quando o YouTuber sueco proferiu um insulto racista durante uma transmissão ao vivo do game PlayerUnknown’s Battlegrounds. O clipe correu a internet e gerou reações inflamadas de espectadores, o que acabou incluindo também Sean Vanaman, criador de Firewatch. Pelo Twitter, ele disse ser hora de impedir que PewDiePie, cujo nome real é Felix Kjellberg, continuasse a acumular milhões com base no conteúdo alheio.

Foi pela rede social que ele anunciou a solicitação por meio do DMCA, afirmando ainda que entraria em contato com outros parceiros do mercado de games para que fizessem o mesmo. Além disso, Vanaman taxou PewdiePie como “mais do que um ‘racista de armário, [mas também] um propagador de lixo desprezível que causa danos reais à cultura e indústria [de games]”.

Continua após a publicidade

No vídeo em que confirma a retirada do conteúdo, Kjellberg diz ter trancado o vídeo de Firewatch no momento em que tomou conhecimento dos comentários do desenvolvedor, como forma de atender a seu pedido e respeitar sua decisão. Ainda assim, ele afirma que o YouTube aceitou a solicitação e removeu completamente o conteúdo da plataforma, o que acabou gerando um strike em seu canal.

Esse mecanismo é a forma de o YouTube regular a utilização de sua própria plataforma. Basta apenas um por acusações de quebra de direitos autorais para que o criador perca alguns recursos do canal, como monetização, em alguns casos, ou a possibilidade de fazer transmissões ao vivo por 90 dias. Com três, a conta é bloqueada e todos os vídeos são deletados da plataforma, sem chance de recuperação.

Foi justamente por esse motivo que PewDiePie lamentou o aceite do Google, afirmando temer pelo seu canal caso outros desenvolvedores decidam tomar a mesma atitude da Campo Santo. Ele afirmou que a ação de Vanaman constitui um abuso dos direitos dados pelas leis americanas aos detentores de copyright, abrindo um precedente perigoso no qual pedidos desse tipo podem voltar a ser feitos sem “motivo válido”.

Continua após a publicidade

Manipulação das regras

Ao usar o DMCA como uma forma de retaliar um criador por comentários feitos, a desenvolvedora de Firewatch também caiu sob o escrutínio de YouTubers e analistas do mercado. Para muitos, essa seria uma forma de burlar as regras com relação à distribuição de conteúdo, uma vez que a empresa afirma veementemente que seus games estão liberados para publicação e monetização na internet.

Entretanto, para Mona Ibrahim, advogada de direitos autorais com um trabalho diretamente ligado a criadores de conteúdo e o YouTube, a ação da Campo Santo é perfeitamente legal. Por mais que tenha emitido uma declaração oficial sobre a liberação de seus conteúdos para postagem, ela pode voltar atrás caso as publicações firam seus direitos adquiridos ou estejam contra os princípios da companhia.

Continua após a publicidade

Isso é válido mesmo no caso de PewDiePie, no qual os insultos racistas não foram emitidos em um vídeo de Firewatch. Segundo Ibrahim, a produtora pode não desejar ver sua propriedade associada a um indivíduo por qualquer razão, e por ser a detentora dos direitos autorais, pode solicitar a remoção de conteúdo caso acredite que ela seja válida.

O YouTube, entretanto, não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Vanaman e PewDiePie também não falaram sobre a possibilidade de outros pedidos de retirada de conteúdo terem sido feitos contra o canal.

Fonte: PewDiePie (YouTube), Polygon