Xbox portátil foi cancelado por exigência da AMD
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

O Xbox portátil, que estava em desenvolvimento pela Microsoft, foi cancelado por uma exigência da AMD — que possui uma quantidade mínima de pedidos para seus chips. O rumor que circula nesta segunda-feira (6) é que a companhia não queria se arriscar e encerrou o projeto em definitivo.
- Ainda vale a pena assinar o Xbox Game Pass no Brasil?
- Quanto custa um PC com as especificações do ROG Xbox Ally X?
De acordo com o insider KeplerL2 no fórum NEOGAF, a AMD queria um pedido de mais de 10 milhões de unidades. Assim, justificaria o direcionamento do seu time de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) para produzir um SoC dedicado para o videogame portátil.
Para a Microsoft, o pedido de 10 milhões de unidades para o Xbox portátil parecia arriscado, especialmente ao observar que concorrentes de peso como o Steam Deck venderam cerca de 5 milhões de unidades desde 2022. O ASUS ROG Ally teve pouco mais de 2 milhões de unidades vendidas.
É importante não confundir o Xbox portátil com o ROG Xbox Ally, que será lançado neste mês de outubro. Este último é produzido em parceria com a ASUS, enquanto o primeiro seria um modelo que a própria Microsoft ia fabricar para chegar em simultâneo ao Xbox Magnus.
Estratégia do Xbox portátil não vingou
A primeira vez que a Microsoft falou sobre o Xbox portátil foi através de Phil Spencer, que declarou que estavam em estágios iniciais de seu desenvolvimento. A ideia era aproveitar a onda de consoles portáteis, que estavam em alta por causa do Steam Deck e do ASUS ROG Ally.
Porém, em algum momento esta estratégia mudou subitamente. Ao invés de produzir seu próprio videogame, a companhia anunciou a parceria com a ASUS para lançar o ROG Xbox Ally — com várias mudanças no app para PCs, que adaptam seu funcionamento para os consoles portáteis.
Dessa forma, a alta exigência da AMD parece ter sido o fator decisivo para encerrar um projeto que a Microsoft considerava de alto risco. Como o Xbox portátil nunca foi anunciado, é provável que a empresa nunca comente oficialmente sobre o assunto.
Leia também no Canaltech:
- 9 jogos e franquias esquecidos pela Microsoft
- Como o Xbox evoluiu desde sua primeira versão
- Game Pass: quais as diferenças entre os planos de assinatura?
Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.
Fonte: NEOGAF