Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os melhores jogos exclusivos lançados para o Xbox One

Por| 02 de Novembro de 2020 às 22h00

Link copiado!

Montagem/Xbox Game Studios
Montagem/Xbox Game Studios

Lançado em novembro de 2013, o Xbox One surgiu com a ideia de ser uma máquina multimídia, e não apenas um videogame. E, por mais que sua comunicação e gestão iniciais tenham sido desastrosas, é possível dizer, ao final da geração, que, de fato, esse objetivo foi cumprido à risca, sobretudo depois da entrada de Phil Spencer no comando da divisão Xbox, no meio da vida do console.

Existiram três versões do videogame: o Xbox One tradicional, o Xbox One S e, por fim, o mais poderoso console da 8ª geração, o Xbox One X, capaz de rodar todos os games multiplataforma na melhor performance possível e, aliado aos ótimos serviços proporcionados pela Microsoft, como a Xbox Live Gold e, posteriormente, o Xbox Game Pass, oferecer um ecossistema de entretenimento completo.

Há quem diga, no entanto, que o Xbox One "não tem jogo". Será verdade? Gostos à parte, por mais que o console não tenha tido o mesmo brilho que seu antecessor, há, sim, uma biblioteca de games respeitável para este videogame e vamos separar os melhores para vocês agora.

Continua após a publicidade

7. Ryse: Son of Rome

Um dos títulos de lançamento do console, Ryse: Son of Rome nos colocou na pele do soldado romano Marius Titus, que teve sua vida transcorrida no game desde a infância até se tornar um dos chefes do exército da capital do mundo. Com enredo fictício, mas muitos personagens históricos presentes, Ryse trazia um combate simples, mas eficiente. Muito embora sua jogabilidade tenha sido criticada por ser repetitiva, a curva de aprendizado, a quantidade de inimigos e os movimentos verossímeis o tornava um jogo divertido.

Produzido pela Crytek, que depois chegou a lançar o game para PC, Ryse traz um dos melhores gráficos da geração, com belos cenários, texturas e alto nível de detalhamento dos personagens. Apesar das críticas, é um jogão e vale muito a pena ser visitado.

Continua após a publicidade

6. Sunset Overdrive

Lançado no fim de 2014, Sunset Overdrive é um dos jogos de Xbox One mais divertidos. Aqui, criamos um personagem que é um empregado da FizzCo, que tem a missão de eliminar os ODs, ou Overcharge Drinkers, seres humanos que, ao beberem um energético criado própria empresa, se tornam mutantes perigosos. Em uma cidade chamada Sunset City, podemos navegar em um mapa de mundo aberto e usar e abusar do parkour, além de "surfar" em paredes e corrimãos para eliminar os inimigos e salvar o local.

Com gráficos incrivelmente coloridos e jogabilidade bem fluida e intuitiva, Sunset Overdrive, infelizmente, não teve uma sequência, mas rende boas horas de diversão com muito tiro, porrada e bomba.

Continua após a publicidade

5. Killer Instinct

Também lançado logo no primeiro dia do console, Killer Instinct veio com a ideia de reviver uma das mais icônicas franquias de luta de todos os tempos, que não ganhava um novo game desde o Nintendo 64. O título, aliás, veio com a proposta de ser free-to-play, com o usuário precisando comprar mais personagens caso quisesse ter o jogo por completo, mas sem privá-lo de desfrutar do gameplay.

Com várias atualizações e anos de mercado, é possível visitar as salas cheias de jogadores no multiplayer online até hoje, encarando todos com uma jogabilidade bem complexa e cheia de combos, como é característico da franquia. Mesmo que não tenha os mesmos holofotes de antes, Killer Instinct é um baita de um jogo.

Continua após a publicidade

4. Cuphead

Anunciado como um exclusivo temporário, Cuphead foi uma grata surpresa no mundo do Xbox One e merece estar na lista dos melhores games do console. Hoje presente em diversas plataformas, o jogo em estilo plataforma run and gun é um dos mais belos, desafiadores e bem pensados títulos da geração de consoles que se encerra.

Aqui controlamos duas xícaras, Xicrinho e seu irmão Caneco, em um mundo incrivel inspirado nos clássicos cartoons dos anos 1930. Ao mesmo tempo que é belo, Cuphead apresenta uma dificuldade de gameplay absurda. Não pelos comandos, que até são simples, mas pelo enorme desafio das inúmeras fases e inimigos apresentados. Há quem não tenha, se quer, ultrapassado os tutoriais. Será verdade?

Continua após a publicidade

3. Forza Motorsport 7

Título de meia-vida do Xbox One, Forza 7 teve seu lançamento programado para praticamente a mesma época do Xbox One X, versão parruda do console. Nesta versão, podemos considerar que a franquia atingiu o seu auge, tendo conseguido trazer um gameplay sólido, gráficos realistas e conteúdo para lá de completo.

O game, aliás, foi pensado já com o poderio do Xbox One X em mente e o resultado foi o que todos já conhecemos: um jogo de corrida completo com gráficos em 4K e framerate de 60FPS.

Continua após a publicidade

Sua continuação já está confirmada para o Xbox Series X, mas, enquanto ela não chega, ainda podemos nos deleitar com os carros e pistas de Forza 7, um verdadeiro primor.

2. Forza Horizon 4

Diferentemente de seu irmão simulador, Forza Horizon 4 traz outra proposta; mas igualmente divertida e viciante. Aqui, tudo é mais descompromissado, com foco na jogabilidade mais simples, na velocidade e na exploração de pistas e mapas mais abertos, todos situados no Reino Unido, região escolhida pela Playground Games.

Continua após a publicidade

Com gráficos estonteantes, gameplay caprichado e conteúdo primoroso, Forza Horizon 4 pode ser considerado não apenas um dos melhores jogos de corrida da geração, mas também um dos melhores títulos disponíveis em qualquer gênero.

1. Gears 5

O melhor de Xbox One em 2019 é, também, um dos melhores de sua franquia. Gears 5 trouxe mudanças para a série que há muito tempo eram esperadas pelos fãs e entusiastas de jogos de tiro. Aqui temos Kait no centro das atenções, com um enredo dos mais bem construídos em todos os tempos, com reviravoltas, decepções e muita, muita emoção.

Continua após a publicidade

No campo das mecânicas de jogo, a The Coalition conseguiu melhorar o que já era quase perfeito. Marca registrada dos games de Gears, a ação nunca foi tão frenética e bem construída como em Gears 5, com mais armas, novos golpes corporais, inteligência artificial aprimorada e missões mais criativas. Além disso, houve uma mudança interessante no modo como progredimos no game, com elementos de RPG como árvores de habilidades, mundo semiaberto e diálogos muito mais bem elaborados e que deixam o jogador mais imerso no jogo.

Já no multiplayer, após um começo conturbado, hoje o game apresenta a fluidez e a estabilidade conhecidas dos exclusivos de Xbox One. O destaque vai para o modo Escape, em que, junto de mais dois jogadores, temos a missão de sair de uma colmeia de swarms, mas com "aditivos", por assim dizer, que deixam a jornada bem mais complicada.

Continua após a publicidade

Com relação aos gráficos, Gears 5 traz o melhor uso do HDR visto na atual geração de consoles. Apesar de, por escolha da The Coalition, o game não rodar em 4K nativos no Xbox One X, temos uma bela qualidade gráfica e resolução, tanto na história quanto no multiplayer. No Xbox Series X devemos ter a melhor versão já vista do game, com a campanha rodando nos tão sonhados 4K e, talvez, com a taxa de quadros por segundo chegando aos 120FPS. Quanto ao Xbox Series S, o game já está confirmado com resolução de 1440p e 120FPS.