Publicidade

8 recursos que queremos ver no Xbox Magnus

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/Xbox Era
Reprodução/Xbox Era

A próxima geração de consoles do Xbox segue como uma grande incógnita. A nova abordagem da Microsoft com relação a hardware, jogos first-party multiplataforma e serviços como Game Pass e Cloud Gaming colocou um verdadeiro alerta na cabeça dos fãs da marca, com muitos chegando a duvidar se há realmente um futuro para os consoles Xbox.

Apesar de toda a apreensão, executivos da Microsoft, como Sarah Bond e Phil Spencer, confirmaram várias vezes que teremos uma nova geração do console. Rumores, inclusive, apontam para várias possibilidades e modelos, seja consoles terceirizados, híbridos com PC ou uma máquina tão potente que será cara e nichada.

O Xbox sempre foi conhecido por seus serviços e recursos desde sua criação em novembro de 2001. Apesar de um certo fracasso em relação a unidades vendidas, a atual geração nos deu um gostinho muito bom do que seu ecossistema é capaz, сom funcionalidades como Quick Resume, Xbox Play Anywhere, Xbox Cloud Gaming entre muitas outras.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Contudo, sempre há espaço para expandir e melhorar a já excelente variedade de ferramentas do Xbox Series. Pensando nisso, o Canaltech reuniu 8 recursos que queremos ver no Xbox Magnus, a próxima geração de consoles da Microsoft.

1. Volta do 'Games with Gold'

O Games with Gold foi descontinuado há mais de dois anos, substituído pelo Xbox Game Pass Core, que concede acesso a um catálogo limitado de jogos e permite jogar online. Apesar de seus últimos meses de vida terem sido complicados, o Games with Gold já teve sua era de ouro, com o perdão da piada, e deu vários jogos excelentes aos usuários.

Várias companhias seguem concedendo jogos pagos de 'maneira gratuita' (com assinatura) para seus clientes, como no próprio caso da Sony com a PS Plus, Amazon Prime Gaming ou mesmo a Epic Games Store. Um retorno a um sistema que desse jogos premium para os usuários poderia ser mais um motivo para assinar planos do Xbox Game Pass ou mesmo comprar um Xbox Magnus, desde que os títulos ofertados tenham uma qualidade razoável.

2. Reviews da Microsoft Store com tempo de jogo registrado

Se tem uma coisa que a Steam pode ensinar aos fabricantes de hardware é seu launcher robusto, com diversas opções, personalizações e formas de avaliar os jogos. Uma prática comum que a plataforma combate é o famigerado 'review bomb', que consiste em registrar inúmeras análises e opiniões negativas sobre um jogo por vários motivos, mesmo sem o usuário tê-lo jogado.

Continua após a publicidade

É comum ver 'review bombs' em sites como o Metacritic, mas a Steam tem uma excelente forma de lidar com isso: através do registro de tempo jogado. Todos os usuários que fazem análise de um jogo na plataforma da Valve têm seu tempo de jogo compartilhado na análise. Assim podemos saber se um jogador ao menos iniciou ou completou o game antes de avaliar um jogo.

Esta seria uma adição muito válida à Microsoft Store, principalmente nos consoles Xbox, onde a loja é tão limitada.

3. Microsoft Store com mais filtros

Outro recurso que mais fabricantes de hardware poderiam pegar emprestado da Steam são os filtros de conteúdo, que facilitariam, e muito, na hora de buscar e comprar jogos. Para falar a verdade, a Microsoft já evoluiu muito nesse sentido, mas ainda há muito a melhorar.

Continua após a publicidade

Um exemplo são os filtros de preço que são extremamente brandos. Outro ponto que incomoda são as opções de classificação, que se limitam a ordem alfabética e relevância. Por que não podemos classificar as ofertas por preço? Ou mesmo por desconto?

4. Recursos de IA/Upscaling no Xbox Magnus

Inteligência Artificial nos jogos já é uma realidade. Tecnologias como DLSS, FSR e outras técnicas de IA generativa de upscaling estão presentes nos principais sistemas e recursos do tipo não podem faltar no Xbox Magnus. Vimos recentemente o impacto positivo de recursos do tipo com o Nintendo Switch 2 e pode ser uma excelente oportunidade para que o próximo Xbox consiga entregar os tão sonhados 4K e 60 FPS, ou mesmo 120 FPS, pensando muito alto.

Continua após a publicidade

A Microsoft vem investindo pesado em IA generativa e está tentando integrar a tecnologia em tudo o que ela pode, inclusive no desenvolvimento de jogos, o que gera muitas controvérsias. De qualquer maneira, não se assuste se virmos upscaling via IA ou até mesmo o Gaming Copilot no Xbox Magnus.

5. Xbox Magnus com dashboard personalizável

A dashboard do Xbox Series foi alvo de discussão desde o início da geração e segue sendo criticado pelos jogadores. Apesar de ter evoluído muito, facilitando o acesso a menus como Microsoft Store, Xbox Game Pass e biblioteca, a dashboard do Xbox precisa mudar, de preferência permitindo que os usuários personalizem botões, grupos e tudo a que têm direito.

Continua após a publicidade

Abaixo é possível conferir a dashboard atual do Xbox Series e alguns conceitos criados por fãs:

Uma das grandes reclamações sobre a dashboard do Xbox Series é a visualização dos planos de fundo, que ficam sobrepostos pelos atalhos dos jogos. Vários conceitos surgiram na internet dando uma aula de design atrativo e limpo para a Microsoft, tirando blocos de anúncios e notícias incômodas do Xbox e focando nos games, algo que o Xbox Magnus deveria fazer.

6. Jogar online sem assinatura

Continua após a publicidade

Sem sombra de dúvida, todos os jogadores concordam que a exigência de uma assinatura para jogar online nos consoles é um atraso gigantesco, principalmente quando consideramos os PCs na equação. A final já pagamos pela internet, agora precisamos pagar para usá-la?

Por meio do Xbox Live, a Microsoft pôde ditar como seriam os recursos online de hoje em dia, culminando em serviços como o Xbox Game Pass Core, Nintendo Switch Online e PS Plus.

No entanto, talvez seja a hora de dar um passo para trás e tentar se equiparar mais ao PC, que vem ganhando cada vez mais espaço entre os jogadores. Ao oferecer um serviço online gratuito, o Xbox Magnus poderia dar uma ampla vantagem à Microsoft, garantindo um diferencial importante contra a concorrência, já que a empresa não aposta mais em exclusivos.

Continua após a publicidade

7. Lojas de PC integradas ao Xbox Magnus

A Microsoft vem prometendo uma integração entre Xbox e Windows há um tempo, permitindo que os jogadores possam acessar seus jogos de PC de outras lojas, como a Steam, em um só lugar. Essa é a aposta do ROG Xbox Ally, que apesar de apresentar uma interface do Xbox, irá integrar outras plataformas digitais, permitindo que os usuários tenham acesso a mais bibliotecas em um só dispositivo.

Diversos rumores apontam que o Xbox Magnus irá contar com integração de lojas do PC, como uma espécie de PC híbrido com suporte a upgrade de peças e tudo mais. A vantagem é que o console teria toda a facilidade do PC, mas em um hardware dedicado para games, sem ocupar processamento com funções de um computador pessoal padrão.

Continua após a publicidade

Se o acesso a jogos online sem assinatura seria um grande diferencial para adquirir um Xbox Magnus, a integração de lojas de PC ao console seria uma estratégia matadora e mexeria diretamente com a concorrência.

8. Controles com Hall Effect

Não é novidade para ninguém que os controles de Xbox, PlayStation e Switch são excelentes quando o assunto é drift e vida útil. Apesar de caros e bem simples comparados a periféricos de empresas de terceiros, como GameSir e 8BitDo, os controles das principais fabricantes de consoles são muito conhecidos por sua baixa durabilidade.

Vale lembrar que em 1999, a SEGA inovou com o Dreamcast ao trazer controles com analógicos e gatilhos com Hall Effect, que utilizava ímãs em vez de potenciômetros físicos para registrar a posição e movimento dos joysticks, prevenindo desgastes e problemas com drift.

Continua após a publicidade

O controle do Xbox Series é visto como um dos melhores do mercado, principalmente quando falamos de sua ergonomia e conectividade, apesar de problemas relacionados a pilhas (que podem facilmente ser substituídas por baterias). Por outro lado, o controle é muito caro, chegando inclusive a custar R$ 400. Por isso, problemas como drift e outros danos são inadmissíveis.

8 recursos que não podem faltar no Xbox Magnus

O Xbox é conhecido por ser pioneiro em recursos e ecossistema em consoles de videogames. Apesar do Xbox Series já contar com várias funcionalidades excelentes, ainda há espaço para muitas melhorias na próxima geração de videogames da Microsoft.

Continua após a publicidade
  1. Volta do 'Games with Gold';
  2. Reviews da Microsoft Store com registro de tempo de jogo;
  3. Microsoft Store com mais filtros;
  4. Recursos de IA/Upscaling no Xbox Magnus;
  5. Dashboard personalizável;
  6. Jogar online sem assinatura;
  7. Lojas de PC integradas ao Xbox Magnus;
  8. Controles do Xbox Magnus com Hall Effect.

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Por que o Xbox Series X não faz mais sentido no Brasil