Publicidade

Xbox admite "inconsistência" e promete padronizar lançamentos no PS5

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft

O chefe do Xbox Game Studios, Craig Duncan, comentou sobre a estratégia multiplataforma que o Xbox vem adotando nos últimos anos, e que alcançou seu auge em 2025, em entrevista ao GamesRadar+ na última sexta-feira (23). O executivo admitiu que "às vezes somos inconsistentes", referindo-se à divisão de games da Microsoft e ao lançamento multiplataforma desses títulos.

O Xbox Developer_Direct aconteceu na última quinta-feira (22) e deu um mergulho profundo em alguns dos principais jogos do Xbox em 2026, incluindo Fable, Forza Horizon 6 e a surpresa do evento, Kiln. O RPG da Playground Games surpreendeu a todos, principalmente pelo sistema de 'População Viva' e pelas escolhas que os jogadores terão em Fable.

Tanto o RPG quanto Kiln chegarão, no lançamento, às plataformas da Microsoft e ao PlayStation 5. No entanto, Forza Horizon 6 deve chegar depois do lançamento à plataforma rival. Há inúmeros casos do Xbox que seguem esse mesmo movimento: Avowed, South of Midnight e Keeper foram lançados como exclusivos de console no Xbox Series em 2025, enquanto Gears of War: Reloaded, Ninja Gaiden 4 e The Outer Worlds 2 chegaram em simultâneo ao PS5.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Duncan explicou que sempre existem realidades de desenvolvimento diferentes, mas admitiu a inconsistência: "Você vê alguns jogos em um lugar, alguns jogos em vários lugares". O executivo revelou que o Xbox Game Studios trabalhará para deixar os lançamentos mais uniformes e que a equipe tentará "ser mais consistente com o que faz".

Quando questionado sobre a chegada de Fable, visto como um dos pilares na história do Xbox, Duncan afirmou que para os criadores, "você só quer que o maior número de pessoas que amam Fable aprecie o excelente trabalho que a equipe está fazendo". O próprio fundador da Playground Games, Ryan Fulton, ressaltou que o estúdio quer atingir o maior número de pessoas com o RPG.

Halo: Campaign Evolved é outro grande título do Xbox que fará sua estreia em 2026, à medida que a marca se aproxima de seu 25° aniversário. O Halo Studios já afirmou que quer honrar o legado do FPS na plataforma da Sony.

2025 foi o ano do Xbox multiplataforma (e 2026 promete ser ainda maior)

O ano de 2025 ficou marcado pela chegada de uma tonelada de jogos do Xbox ao PlayStation 5, títulos esses que em certo momento figuraram na lista dos 10 jogos mais vendidos da plataforma. Isso mostra como o Project Latitude (codinome para a estratégia multiplataforma do Xbox) segue a todo vapor.

Forza Horizon 5, DOOM: The Dark Ages, Gears of War: Reloaded, Ninja Gaiden 4, Indiana Jones and the Great Circle, Call of Duty: Black Ops 7, Oblivion Remastered e The Outer Worlds 2 foram os jogos publicados ou desenvolvidos pela Microsoft que marcaram o Xbox multiplataforma em 2025.

Continua após a publicidade

Este ano não deve ser diferente. A divisão de games da Microsoft já conta com ports confirmados de Avowed, South of Midnight, Keeper e Towerborne para a plataforma da Sony. Também há quatro jogos que chegarão em 2026 tanto para Xbox quanto para PlayStation: Forza Horizon 6, Fable, Kiln e Halo: Campaign Evolved.

Há uma expectativa enorme para que a prequel Gears of War: E-Day seja anunciada uma hora ou outra para o PlayStation 5. Rumores também apontam para o lançamento de Starfield para outras plataformas, bem como a chegada de Call of Duty ao Nintendo Switch 2, promessa feita pela Microsoft na compra da Activision Blizzard King.

Cadê o Xbox no Nintendo Switch 2?

Apesar da estratégia multiplataforma do Xbox estar a todo o vapor, temos visto cada vez menos jogos anunciados para o Nintendo Switch 2. Não se sabe ao certo se a Microsoft vem enfrentando problemas com kits de desenvolvimento ou se é uma questão estratégica.

Continua após a publicidade

Leia também no Canaltech:

Vídeo: O Game Pass do Xbox não faz mais sentido!

Continua após a publicidade

Fonte: GamesRadar+