Wolfenstein 3D era vendido em sex shops na Alemanha para driblar censura
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

O designer de Wolfenstein 3D, Sandy Petersen, revelou neste mês de novembro que o jogo sofreu uma série de restrições na Alemanha. Ele detalha que se alguém quisesse comprá-lo, tinha de ir a lojas que vendiam conteúdo adulto — geralmente filmes pornográficos.
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De acordo com ele e com o fundador da produtora Apogee, Scott Miller, o lançamento em 1992 foi censurado. O problema era a presença de símbolos nazistas, que conflitou com a seção 86a do Strafgesetzbuch (o Código Penal alemão pós-guerra). Ali é definida a proibição da iconografia inconstitucional.
Após reverter a decisão nos tribunais alemães, a Apogee conseguiu vender Wolfenstein 3D apenas nesses estabelecimentos "para maiores". Miller também afirma que enviou 100 unidades diretamente para os jogadores, sem usar o selo da companhia — para que a Justiça não impedisse que tivessem acesso à experiência.
Além disso, Sandy Petersen relembra que nenhum dos desenvolvedores do título tinha fluência na língua alemã. Ele relembra que parte das vozes foi gravada por John Romero e Tom Hall, que se tornou parte incompreensível, parte hilária durante a história da produção do jogo.
Problemas legais de Wolfenstein 3D
A Alemanha teve diversas restrições em relação aos jogos nas últimas 3 décadas. Até 2010, por exemplo, as Leis de Proteção às Crianças impediam não apenas que Wolfenstein 3D, mas qualquer outro game de mostrar sangue vermelho. Geralmente tinha de ser representado pelas cores verde ou azul.
A própria seção 86a do Strafgesetzbuch, por exemplo, só sofreu alterações mais flexíveis em 2018. Antes a Justiça não via videogames como uma integrante de arte educacional ou para propósitos científicos.
Também é importante lembrar que a Alemanha não segue as normas do PEGI — órgão de classificação indicativa da Europa. O país tem sua própria regulamentação através do USK, que foi fundado 2 anos depois do lançamento de Wolfenstein 3D.
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