Publicidade

Vitória da Valve? Microsoft deve levar Minecraft e clássicos do Xbox ao Steam

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

O editor-chefe do Windows Central, Jez Corden, revelou na última sexta-feira (30) que ouviu boatos de que a Microsoft levará jogos first-party do Xbox, ainda não disponíveis na plataforma, para o Steam. Corden não detalhou quais seriam os títulos, mas afirmou que essas experiências chegarão à loja da Valve nos próximos meses.

Logo de cara, é possível pensar em Minecraft. Para jogar o game mais vendido de todos os tempos no PC, é necessário baixá-lo via Microsoft Store ou pelo site oficial, o que não é exatamente a melhor das experiências.

A franquia Gears of War passa pelo mesmo problema. Apenas três jogos estão disponíveis na plataforma da Valve: Gears Tactics, Gears of War: Reloaded e Gears 5, além do futuro Gears of War: E-Day. Títulos clássicos, como Gears of War 2, seguem sem um port para o Steam. A chegada desses jogos ao PC, ou especificamente à loja da Valve, facilita a criação e instalação de mods, traduções e melhorias de textura, visto que a Microsoft Store é bastante limitante nesse aspecto.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A notícia de que o Xbox pretende levar mais títulos ao Steam surge após o relatório State of the Game Industry 2026, da Game Developer Conference (GDC). Divulgado na última quinta-feira (29), o documento revela que os desenvolvedores estão mais interessados em criar projetos para PC e PlayStation 5 do que para o Xbox Series.

Este cenário é sintoma da estratégia da Microsoft de priorizar serviços e streaming via nuvem em detrimento do hardware, o que coloca o Xbox, enquanto plataforma dedicada, em xeque. O movimento multiplataforma também parece não ajudar na manutenção da base instalada do Xbox Series, console que registra quedas de receita há vários trimestres. Com menos pessoas consumindo no ecossistema, o interesse de desenvolvedoras em lançar projetos para a plataforma naturalmente diminui.

Próximo Xbox será um PC?

Jez Corden argumenta que, apesar dos números desfavoráveis quanto ao interesse dos produtores, a próxima geração da Microsoft pode estancar esse "sangramento". A companhia sediada em Redmond já afirmou diversas vezes a intenção de transformar o próximo Xbox em uma espécie de PC híbrido, com o ROG Xbox Ally servindo de amostra para o que está por vir.

Dessa forma, quem desenvolve para PC poderá disponibilizar seus títulos automaticamente no próximo Xbox. Se essa estratégia funcionará, no entanto, são outros quinhentos. A geração atual foi um duro golpe para a comunidade do lado verde da força, apesar do início promissor. Reconquistar a confiança dos jogadores, acima de qualquer métrica corporativa, é hoje o maior desafio da Microsoft com o Xbox.

Leia também no Canaltech:

Continua após a publicidade

Vídeo: O Game Pass do Xbox não faz mais sentido!

Fonte: Windows Central