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Vazamento revela grande limitação nos cartuchos do Switch 2

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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(Imagem: Divulgação/Nintendo)
(Imagem: Divulgação/Nintendo)
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O tão aguardado anúncio do Nintendo Switch 2 aconteceu há um mês e ainda estamos cercados de polêmicas e discussões sobre as decisões da Big N para o novo console. Além do aumento de preço de alguns jogos, que passarão a custar US$ 80, também houve muito burburinho em torno dos Game-Key Cards.

O assunto voltou à tona nesta semana com vazamentos de dados da editora Arc System Works — uma das parceiras da Nintendo e criadora de séries como Guilty Gear — no fim de semana.

Segundo um documento que surgiu online, as editoras terão três opções para distribuir seus jogos no Nintendo Switch 2:

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  • [DL]: jogo digital;
  • [64GB]: cartucho padrão;
  • [POTION]: codinome para o Game-Key Card.

O grande problema é que, aparentemente, a única opção para os desenvolvedores lançarem seus jogos em mídia física tradicional no Nintendo Switch 2 seria por meio de um cartucho padrão de apenas 64 GB. Isso tornaria a alternativa cara e pouco viável para jogos menores, podendo pesar no bolso de pequenas produtoras.

No primeiro Nintendo Switch, as desenvolvedoras contavam com opções de cartuchos que variavam entre 1 GB e 32 GB para lançarem seus jogos em mídia física, o que era mais vantajoso para estúdios independentes e títulos menores.

Somado a isso, boatos indicam que o cartucho de 64 GB custará cerca de US$ 16 por unidade para as desenvolvedoras — o que explica a possível preferência aos Game-Key Cards, embora eles não sejam bem vistos pela comunidade.

Por que há tanta resistência em volta dos Game-Key Cards?

As mídias físicas tradicionais armazenam todos os dados do jogo, dispensando a necessidade de conexão com a internet para jogar. Esse tipo de distribuição também ajuda a economizar no armazenamento interno do console, já que os jogos não precisam ser instalados.

Já os Game-Key Cards são cartões físicos semelhantes aos cartuchos, mas não contêm o jogo completo. Por isso, é preciso que os jogadores estejam online no primeiro uso, para baixar os arquivos restantes do jogo.

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Vale destacar que a conexão é exigida apenas no primeiro uso. Depois disso, o jogo funcionará normalmente como um cartucho padrão, sem necessidade de conexão constante à internet — embora o cartão ainda precise estar inserido no Nintendo Switch 2 para que o jogo funcione.

Essa opção é mais econômica para as produtoras, especialmente estúdios menores, mas não agrada os fãs.

A mídia física vem perdendo espaço no mercado por vários motivos: desafios logísticos, altos custos de produção e a conveniência das lojas digitais. No entanto, ao comprar um jogo digital, o usuário adquire apenas uma licença de uso e não o jogo em si — ficando à mercê de empresas e das políticas de plataformas online.

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Mesmo diante desse cenário, a Nintendo vinha sendo a única fabricante de consoles a obter bons resultados com mídia física. Os cartuchos tradicionais oferecem vantagens como:

  • Não exigirem conexão com a internet;
  • Não ocuparem espaço de armazenamento interno;
  • Serem de posse do jogador de forma definitiva;
  • Permitirem portabilidade, empréstimo e revenda com facilidade.

Por esses e outros motivos — como a preservação de jogos —, muitos veem com opção solução que dependa de conexão obrigatória.

O que esperar de mídias físicas?

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A Nintendo já confirmou que seus principais títulos first party (como Mario Kart World e Donkey Kong Bananza) serão todos lançados em formato digital e em cartuchos físicos. A CD Projekt Red também confirmou que lançará Cyberpunk 2077: Ultimate Edition em mídia física, o que indica que grandes editoras devem continuar apostando nesse modelo de distribuição.

Leia também: 

Vídeo: Testamos o Nintendo Switch 2!

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Fonte: Universo Nintendo, PCMag

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