Valve vai lançar Steam Controller com trackpads e tecnologia TMR
Por Gabriel Cavalheiro |

A Valve anunciou nesta quarta-feira (12) novidades em sua nova linha de hardware, o que inclui um novo Steam Controller, pensado até para jogos que não contam com suporte a controles padrão. O principal destaque fica para suas duas zonas de trackpads abaixo dos joysticks convencionais.
Diferentemente de controles tradicionais de Xbox, Nintendo Switch e PlayStation, o controle da Valve conta com tecnologia TMR (um passo à frente dos controles com Hall effect), uma tecnologia que evita desgaste físico dos analógicos e problemas como o drift ao usar tecnologia de imãs.
Em um vídeo apresentando a nova linha de hardware, a empresa compartilhou: “Colocamos sensores de toque capacitivos nos joysticks e agora também na parte de trás do comando, para que possa ativar a mira de giroscópio de precisão com o toque do seu polegar ou do seu mindinho, se estiver com vontade”.
Quanto à alimentação do controle, a Valve afirmou que o Steam Controller conta com uma bateria recarregável de íon de lítio que permite mais de 35 horas de jogo. Junto à bateria, a empresa anunciou o acessório Puck, "uma combinação de adaptador sem fios e carregador magnético", incluso com o controle da Valve. O Puck é uma espécie de carregador misturado com dock para carregamento.
Quanto à conexão, é possível jogar com o Steam Controller via Puck, Bluetooth e USB-C. Entre as plataformas compatíveis estão PC, Mac, portáteis, smartphones, Steam Deck e os novos hardwares da Valve: o Steam Machine e o VR Steam Frame.
Especificações do Steam Controller
-
Joysticks: Duas alavancas magnéticas (TMR) de tamanho padrão sensíveis ao toque;
Resposta tátil: Quatro motores táteis; - Trackpads: Dois trackpads de 32,5 mm de lado com resposta tátil com sensibilidade à pressão para configurar a força do clique;
- Giroscópio: Unidade de medição inercial de seis eixos;
- Grip Sense: Duas áreas capacitivas na parte traseira das empunhaduras do Steam Controller;
- Steam Controller Puck: Conexão sem fio de 2,4 GHz; latência total de cerca de 8 ms, com taxa de verificação de 4 ms (medida a 5 metros de distância); até quatro Steam Controllers por Puck; Steam; Controller Puck se conecta ao computador por USB-C;
- Conectividade: Mínimo - Bluetooth 4.2; Recomendado - Bluetooth 5.0 ou superior e conexão com fio por porta USB-C;
- Bateria: Bateria de íons de lítio com 8,39 Wh de capacidade, mais de 35 horas de autonomia (reduzida ao usar o rastreamento com o Steam Frame);
- Carregamento: Interface de carregamento do Steam Controller Puck ou porta USB-C;
- Dimensões Steam Controller: 111 mm x 159 mm x 57 mm;
- Peso Steam Controller: 292 gramas.
Quando o Steam Controller será lançado? Vem para o Brasil?
O Steam Controller, bem como o Steam Machine e o VR standalone Steam Frame, estarão disponíveis no início do ano de 2026. A disponibilidade e as regiões de lançamento do Steam Controller e dos outros hardwares da Valve ainda seguem incertas.
Devemos levar em conta que a Valve não tem um histórico muito forte de trazer seus produtos ao Brasil, visto que o Steam Deck ainda não está por aqui oficialmente.
Steam Machine promete ameaçar outras fabricantes de console?
Além do Steam Controller, a Valve também anunciou seu PC compacto Steam Machine, que conta com o mesmo sistema operacional do Steam Deck e promete entregar jogos em 4K a 60 fps, além de armazenamento personalizável de 512 GB a 2 TB (com possibilidade de expansão via cartão microSD). Podemos dizer que a guerra contra consoles tradicionais está declarada.
Leia também no Canaltech:
- Steam de cara nova: Valve explica por que ampliou a loja
- Smartphones Android já podem rodar seus jogos do Steam
- Arc Raiders já é um dos maiores lançamentos de 2025 no Steam
Vídeo: PC ou console? Afinal, existe um melhor?