Publicidade

Valve anuncia console Steam Machine com lançamento em 2026

Por  |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Valve
Divulgação/Valve

A Valve anunciou nesta quarta-feira (12) o console Steam Machine, um PC compacto que vai se conectar à sua TV e monitor com uso do SteamOS. 

O dispositivo contará com um processador AMD Zen 4 com 6 núcleos com uma GPU RDNA 3 (28 CUs) de 8 GB GDDR6. Ele também traz 16 GB de memória RAM DDR5 e tem suporte a até 2 TB de armazenamento.

De acordo com a Valve, o Steam Machine é “6 vezes mais poderoso que o Steam Deck” e consegue rodar jogos com resolução 4K e 60 FPS — com auxílio da tecnologia de upscaling FSR.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Através do SteamOS, o console poderá rodar todos os títulos lançados para PC na plataforma Steam — o que inclui muitos games do PlayStation e do Xbox no pacote. A versão é otimizada para TVs e monitores, o que permite uma experiência distinta da vista no Steam Deck. 

De acordo com a Valve, tanto o Steam Machine quanto seus acessórios serão lançados no início de 2026. No entanto, ainda não foi estabelecida uma data ou preço sugerido para seus novos produtos.

É importante lembrar que, mesmo 3 anos após o lançamento do Steam Deck, ele não chegou oficialmente ao Brasil. Ou seja, não foi revelado pela companhia se uma nova estratégia global será adotada ou se eles vão manter seu posicionamento distante de nosso país.

Compatibilidade com o Steam Machine

De acordo com a Valve, os acessórios compatíveis com o Steam Machine não se limitam ao Steam Controller e ao óculos de realidade virtual, o Steam Frame. Todos os periféricos que também funcionam no PC doméstico também podem ser usados no novo console.

Ou seja, controles como o DualSense, o controle Xbox, mouses, teclados e diversos outros podem ser conectados ao videogame. Se você já usa algum em seu computador ou notebook para jogar, não será obrigatório adquirir novos para se divertir com a plataforma.

Continua após a publicidade

Funções do Steam Machine

Para garantir que o Steam Machine não vai repetir os erros do modelo antigo (que passou por um lançamento turbulento e uma comunicação confusa), agora ele vai adotar uma postura própria como “console” — mesmo ao ser declarado como um PC compacto.

Os usuários poderão despertar o sistema ao apertar o botão do Steam Controller, suspender e voltar rapidamente, ter acesso aos dados salvos na nuvem e diversas outras funções que também existem na plataforma Steam.

Porém, a própria companhia afirma que será possível usá-lo como PC (como muitos fazem com o Steam Deck). Ao instalar outro sistema operacional, será possível jogar títulos de diversas outras plataformas como Epic Games, GOG e outros.

Continua após a publicidade

Especificações do novo console da Valve

Um dos grandes diferenciais do Steam Machine são suas especificações. Enquanto CPU, GPU e memória RAM não serão negociáveis, o usuário terá versões com armazenamento de 512 GB e 2 TB. Confira abaixo:

Especificações do Steam Machine
Gerais
ProcessadorAMD Zen 4 com 6 núcleos e 12 threads (semipersonalizado) com até 4,8 GHz e potência térmica de 30 W
Placa GráficaAMD RDNA 3 de 8 GB de VRAM GDDR6, 28 CUs (semipersonalizado), até 2,45 GHz e potência térmica de 110 W
Memória16 GB de RAM DDR5
EnergiaFonte bivolt (110 a 240 V) interna
ArmazenamentoSSD NVMe de 512 GB ou SSD NVMe de 2 TB
Expansão de armazenamentoCompatível com microSD de alta velocidade
Sistema OperacionalSteamOS 3 (baseado em Arch Linux)
Conectividade
Wi-FiWi-Fi 6E 2x2
BluetoothAntena dedicada para conexão Bluetooth 5.3
Steam ControllerAdaptador sem fio de 2,4 GHz integrado
Entrada e saída
DisplayDisplayPort 1.4 (até 4K a 240 Hz ou 8K a 60 Hz) e HDMI 2.0 (até 4K a 120 Hz)
USB2x USB-A 3.2 Gen1 (frontal), 2x USB-A 2.0 (traseira), 1x USB-C 3.2 Gen 2 (traseira)
Rede1x porta Gigabit Ethernet
Barra de LEDs17 LEDs RGB

Cabe ver como será seu desempenho, mas pode animar muita gente ver que é usada a arquitetura Zen 4 (o PS5 e Xbox Series, por exemplo, usam a geração Zen 2), assim como o suporte que a AMD vai oferecer com o upscaling direto — algo que só é visto no Switch 2 e no PlayStation 5 Pro

Continua após a publicidade

E como todo bom console, ele também conta com luzes RGB na sua parte frontal. De acordo com a Valve, são 17 LEDs que podem ser acessadas individualmente para indicar estado do sistema e personalização.

E falando neste aspecto, a companhia também permitirá que os usuários possam trocar a parte frontal do Steam Machine por opções customizadas. Desta forma, ele se adequará melhor ao estilo de cada usuário. 

Qual é seu significado na indústria gaming?

O Steam Machine pode ser visto como uma ameaça ao PS5 e Xbox Series, porém a sua mira pode estar focada um pouco adiante. Se levarmos em consideração a afirmação de que a Microsoft prepara o Xbox Magnus será um híbrido entre console e PC, é isso que entra em debate.

Continua após a publicidade

Com a exata mesma proposta, se ele der certo, o próximo Xbox já chegará “atrasado”. Se der errado, pode minar a confiança do público no formato antes mesmo dele começar a ser vendido. 

O grande problema dele é a falta de upgrades de componentes. O Steam Machine não permitirá que altere sua CPU, GPU e outros aspectos — algo que muitos esperam que seja o “novo comum” em videogames no futuro.

Porém, mais informações e anúncios devem ser realizados pela Valve em breve. Questões como preço, desempenho e na forma como ele será distribuído são essenciais para determinar sobre um possível sucesso. 

Continua após a publicidade

Leia também no Canaltech: