Publicidade

Vale a pena trocar o Xbox One pelo Xbox Series X ou S?

Por  | 

Compartilhe:
Francielle Lima/Canaltech
Francielle Lima/Canaltech

Depois de toda a revelação de preços, datas de lançamento, especificações e (alguns) jogos, já temos todas as informações necessárias para decidir se vamos comprar o Xbox Series X, o Series S e o PlayStation 5, certo? Bem, mais ou menos. Todo início de geração é um pouco vazio quando pensamos em games, sobretudo aqueles que são exclusivos das respectivas plataformas, então, o que pode atrair um consumidor a investir logo de cara em um novo produto como esse?

Isso sem falar na extensa biblioteca já lançada para todos os demais Xbox, como o próprio One, o 360 e o original. Sim, todos os jogos já lançados para consoles da Microsoft rodarão no Series X/ S.

... eles rodam melhor

Aí fica a pergunta: mas se vou jogar, inicialmente, os mesmos games que tenho à disposição no Xbox One, por que migrar agora? A resposta é simples: eles vão rodar muito melhor nos novos consoles.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Alguns veículos de mídia pelo mundo já puderam experimentar jogos da atual geração no Xbox Series X e os resultados foram surpreendentemente positivos. Um dos exemplos mostrados pelo pessoal da Digital Foundry, por exemplo, foi Final Fantasy XV, o RPG de ação da Square Enix. Esse jogo normalmente roda perto de 45 FPS em seu modo 1080p Lite no Xbox One X. O Xbox Series X aumentou para 60 fps estáveis, de acordo com os testes da Digital Foundry. Já Hitman 2, por sua vez, trabalha em 4K/ 40FPS no Xbox One X. Quando vai para o Series X, ele alcança facilmente os 60.

Outro game que conseguiu aliar a resolução 4K com bom desempenho em quadros foi Monster Hunter: World. Segundo a Digital Foundry, o game trabalhou quase que constantemente nos 60FPS em sua resolução máxima, enquanto no Xbox One X, neste modo, fica na casa dos 30FPS. Há, também, games que não tiveram um salto tão grande, como é o caso de Rise of the Tomb Raider. Em 4K o jogo roda da mesma maneira no Xbox One X e no Series X, com 30FPS cravados. Mas quando passado para o modo de desempenho, o Series X brilha e entrega bons 60FPS de maneira linear.

Toda essa melhoria foi obtida sem qualquer otimização específica para os novos consoles. Ou seja, a expectativa é que eles possam rodar ainda melhor e contar com recursos como o Ray Tracing, uma das principais tecnologias que estrearão nos videogames da nova geração. Para termos um gostinho do que isso pode ser, a própria Microsoft mostrou um vídeo de Gears 5 rodando em um Xbox Series S. O game estava sendo utilizado em uma resolução de 1440p, mas a taxa de quadros era de 120FPS. Simplesmente incrível e nem é o hardware mais potente, como o Series X.

Isso sem falar que, ao menos os jogos que já foram confirmados para o Series X e Series S que também serão lançados para Xbox One, receberão uma atualização gratuita para deixá-los com a performance condizente com os novos hardwares. Casos de Assassin's Creed: Valhalla, NBA2K21, Cyberpunk 2077, entre outros.

Você escolhe

Por mais que a Microsoft tenha confirmado que alguns jogos ainda chegarão ao Xbox One, rodá-los com uma performance melhor não apenas no Xbox Series X, mas, também, no Xbox Series S, é um grande atrativo, valendo não apenas para jogos novos, mas também para os retrocompatíveis. Como os serviços serão praticamente os mesmos entre as duas gerações, caberá ao usuário escolher se já vale a pena migrar e evoluir dentro do ecossistema Xbox, ou se é melhor esperar por jogos feitos exclusivamente para os novos consoles.

Os preços, por mais que sejam de novos produtos, são bem atraentes, sobretudo em mercados internacionais, com o Xbox Series S custando quase o mesmo que um Xbox One S. Aqui no Brasil, a diferença entre ambos também é bem pouca. Já o Series X pode te entregar um desempenho parecido com o de um PC bem equipado e custando relativamente menos.

Continua após a publicidade

Como dissemos no início deste texto, a decisão é de vocês.

O Xbox Series X está em pré-venda no Brasil por R$ 4999 e o Xbox Series S pode ser adquirido por R$ 2999. Ambos os consoles chegam em novembro, em data ainda a ser confirmada pela Microsoft.

Compre o PS5 e o Xbox Series X | S no Brasil

E aí, você já decidiu se vai de PS5 ou de Xbox Series? Independentemente da sua escolha, ambos os consoles já estão disponíveis no Brasil em pré-venda. Ao comprá-los antecipadamente, você garante que terá algum dos novíssimos dispositivos antes de 2020 acabar. Que tal aproveitar agora? Basta seguir as nossas dicas pelos links abaixo e esperar a entrega chegar:

Continua após a publicidade

Quer mais promoções? Conheça o Canaltech Ofertas

Cansado de gastar várias horas para encontrar preços baixos na internet? Então chegou a hora de conhecer o Canaltech Ofertas, nosso serviço que seleciona apenas as melhores promoções das lojas online. Pronto para economizar? Você pode acompanhar os descontos no grupo de WhatsApp ou no site oficial: