Publicidade

Ubisoft fecha as portas de estúdio logo após sua sindicalização

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Ubisoft/Divulgação
Ubisoft/Divulgação

A Ubisoft anunciou o encerramento das atividades de seu estúdio canadense, Ubisoft Halifax, 16 anos após a aquisição. A equipe, que trabalhava em títulos mobile para as franquias Rainbow Six e Assassin’s Creed, empregava 71 funcionários. Vale lembrar que, nesta primeira semana de janeiro, o estúdio havia anunciado a formação do primeiro sindicato trabalhista da Ubisoft na América do Norte.

Segundo a empresa, o fechamento tem relação com o processo de simplificação e redução de custos da companhia, na toada das demissões em massa afetando seus estúdios ao longo dos últimos dois anos, sem ter relação com a formação do sindicato.

O fim da Ubisoft Halifax

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em comunicado à imprensa, a companhia afirmou o seguinte:

“Ao longo dos últimos 24 meses, a Ubisoft tomou medidas de simplificação de operações, otimização de eficiência e redução de custos em toda a companhia. Como parte disso, a Ubisoft tomou a difícil decisão de fechar o estúdio de Halifax. 71 vagas serão afetadas. Estamos comprometidos em ajudar todos os funcionários impactados durante a transição com recursos, incluindo pacotes de indenização abrangentes e assistência de carreira adicional.”

Segundo um porta-voz da empresa, o fechamento foi resultado de um corte de custos que começou logo após o final da pandemia, bem antes do processo de sindicalização do estúdio Halifax, que começou em junho de 2025. A companhia, de acordo com suas falas, continua reconhecendo a importância de funcionários sindicalizados e trabalhando com eles.

Mais recentemente, a Ubisoft demitiu funcionários na RedLynx e na Massive, e delegou as franquias principais a um negócio separado, financiado com R$7,33 bilhões da gigante chinesa Tencent.

A Ubisoft Halifax foi fundada em 2010, à época chamada de Longtail Studios Halifax, trabalhando em jogos como o musical rítmico Rocksmith. A Ubisoft comprou a empresa em 2015, renomeando-a, e os últimos títulos trabalhados por ela foram Rainbow Six Mobile e Assassin’s Creed Rebellion, que deve ter as operações também fechadas em breve.

Veja mais no Canaltech:

Continua após a publicidade

VÍDEO | O Game Pass do Xbox NÃO faz mais SENTIDO!

Fonte: Ubisoft