Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitch suspende pagamentos de streamers russos

Por| Editado por Bruna Penilhas | 09 de Março de 2022 às 12h10

Link copiado!

Divulgação/Twitch
Divulgação/Twitch

A Twitch suspendeu o pagamento a streamers que tenham contas bancárias localizadas na Rússia. A medida é uma retaliação contra o país devido à guerra na Ucrânia, e se junta a várias outras sanções econômicas impostas por governos e empresas internacionais.

Os russos estão sendo notificados pela plataforma por e-mail. “Os pagamentos à instituição financeira associada à sua conta da Twitch foram bloqueados como resultado de sanções”, diz o comunicado.

“A Twitch cumpre as sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos e outros governos, e está cumprindo as medidas exigidas em resposta à situação na Ucrânia. Essas sanções podem limitar ou afetar seu acesso a pagamentos, capacidade de monetizar seu stream e/ou apoiar financeiramente outros criadores.”
Continua após a publicidade

Para continuar recebendo dinheiro, o criador precisa fornecer um novo método de pagamento internacional; o problema é que “um ou mais podem ter sido desabilitados como resultado dessas sanções econômicas”. “Entendemos que esta é uma situação difícil e desagradável para você. [...] Nós faremos o possível para pagar o que foi arrecadado por vocês assim que tivermos essa possibilidade”, diz o texto.

Um dos streamers que receberam este e-mail foi Alexey 'Jesus AVGN' Gubanov. Ele compartilhou no seu perfil pessoal do Twitter o comunicado que recebeu da plataforma; confira abaixo na íntegra.

Continua após a publicidade
"De acordo com as sanções impostas à Rússia, a Twitch está restringindo pagamentos emitidos a streamers na Rússia.'Nós faremos o possível para pagar o que foi arrecadado por vocês assim que tivermos essa possibilidade'"

Em entrevista ao jornal norte-americano The Washington Post, Gubanov explicou que se mudou da Rússia para os Estados Unidos por não concordar com o governo do presidente russo, Vladimir Putin. Mesmo assim, ele foi afetado pelas sanções econômicas.

“Fui bloqueado dos pagamentos da Twitch, muitos anunciantes deixaram o mercado russo e meus cartões Visa e Mastercard em breve serão bloqueados no exterior [...] Por muitos anos, eu fui contra o regime de Putin e, por isso, tive que fugir do meu país de origem. E ainda preciso responder pelas terríveis ações de Putin, mesmo em outro país.”

A streamer Lina "Commander_Ivy" também comentou o ocorrido no seu perfil do Twitter. Segundo ela, o PayPal — um dos métodos mais usados por criadores — parou de funcionar na Rússia na semana passada.

Continua após a publicidade
"Então, o PayPal parou de funcionar na Rússia hoje [5 de março] e a Twitch não vai mais pagar os streamers russos. Muito obrigada por cortar minha única fonte de renda. Tenho certeza que isso resolverá todos os problemas do mundo."

Por fim, a Twitch ressalta no comunicado que a situação continua “instável e complexa”, e que novas informações serão divulgadas assim que a empresa as receber. Vale lembrar que a plataforma pertence à Amazon, uma gigante varejista estadunidense.

Continua após a publicidade

Fonte: GE, The Washington Post