Publicidade

O que fazer antes de trocar o PlayStation 4 pelo PlayStation 5?

Por| 24 de Outubro de 2020 às 20h30

Link copiado!

Ellen Monike/Canaltech
Ellen Monike/Canaltech

A nova geração está chegando e a ideia na cabeça de muita gente é: devo vender meu console usado? Seja como forma de recuperar parte do valor e o investir em uma nova plataforma, se desfazer de um aparelho que não será mais usado ou apenas liberar espaço na prateleira, algumas medidas importantes podem ser seguidas na hora de trocar o seu bom e velho PlayStation 4 por um PlayStation 5 novinho.

Mais do que apenas uma opção financeiramente interessante, realizar certos passos antes de passar o vídeo game adiante pode ser uma medida de segurança. Afinal de contas, ainda que o console seja voltado para a diversão, ele também pode carregar dados pessoais, perfis de usuário, informações bancárias e demais elementos que você pode não querer que passeiem livremente por aí.

Continua após a publicidade

Os passos são poucos e relativamente simples, mas importante para uma troca tranquila. Confira, então, o que você precisa fazer antes de vender o PS4 para comprar um PlayStation 5.

Faça backups de jogos e dados salvos

De acordo com informações da Sony, 99% dos títulos lançados no PlayStation 4 rodarão normalmente no PS5. Isso vale tanto para os games digitais, comprados pela loja do console, quanto para aqueles em disco — desde que, claro, você opte pelo console de nova geração com drive de Blu-Ray. Continuar a jogatina na plataforma que chega em novembro é praticamente garantido, mas você não quer perder seus saves nessa mudança.

Sendo assim, é importante realizar o backup dos dados salvos no HD de seu console atual, de forma que eles possam ser transferidos para o PS5. No lançamento, o novo console terá uma opção de migração de saves pelo Wi-Fi, mas caso você queira realizar esse processo antes, pode usar um pen-drive ou HD externo, conectado a uma das portas USB frontais do vídeo game.

Continua após a publicidade

No menu de configurações, acesse a opção “Gerenciamento de dados salvos do aplicativo” e, na sequência, “dados salvos no armazenamento do sistema”. Depois, selecione “Copiar para armazenamento USB”.

Após algum tempo de carregamento, você terá acesso à lista com todos os saves disponíveis, basta selecionar os que deseja copiar (ou todos, apertando o botão Options, no controle, “Selecionar vários aplicativos” e, depois, “Selecionar tudo”. O processo é finalizado com o botão “Copiar” e o tempo varia de acordo com a quantidade de informações salvas.

Continua após a publicidade

Um processo semelhante também vale para jogos salvos no disco rígido, apesar de ainda não sabermos se esse tipo de transferência vai funcionar de PS4 para PlayStation 5, como funciona hoje entre dois consoles da mesma geração. Na dúvida, e se quiser tentar economizar algum tempo de download, acesse a opção “Sistema” do menu de configurações, e em seguida, escolha “Fazer backup e restaurar”.

Na opção “Fazer backup do PS4”, você terá acesso a todos os dados disponíveis, incluindo os saves descritos na opção anterior. Escolha o que deseja copiar (os jogos são categorizados como “Aplicativos”) e complete o processo, que também leva mais ou menos tempo de acordo com a quantidade de informações.

Apague perfis de usuário

Continua após a publicidade

Todo jogador de PS4 tem um perfil, que serve tanto para acompanhar o progresso nos jogos com troféus e dados salvos, no próprio console, como também comprar jogos online. É possível, por exemplo, registrar cartões de crédito para uso automático por meio da PlayStation Store, enquanto todos os jogos adquiridos ou obtidos de graça ficam em uma opção específica no menu do console.

Caso você não deseje que tudo isso seja entregue ao comprador do seu vídeo game usado, é preciso apagar os perfis acessando o menu de configurações. Na opção “Configurações de login”, selecionar “Gerenciamento de usuários” e, depois, “Excluir usuário” faz exatamente o que indica, permitindo gerenciar todos os perfis disponíveis.

Entretanto, a presença de games instalados no HD pode valorizar o vídeo game nesse mercado de segunda mão. Caso esse seja seu caso, certifique-se de acessar as opções da PlayStation Store, pelo menu de configurações e, depois, na opção “Gerenciamento da conta”. Em “Informações da conta” é possível alterar nomes, e-mails e demais dados que estejam cadastrados, além de métodos de pagamento e assinaturas.

Continua após a publicidade

Limpeza completa

Caso a ideia seja apenas vender o console em sua forma “pura”, os processos anteriores não são necessários. Todas as etapas de apagar contas, limpar o disco rígido e garantir que informações pessoais não acompanhem o console podem ser feitas de uma só vez com uma reinicialização do console, que o deixará em estado de novo, como se nunca tivesse sido utilizado antes.

Para fazer isso, primeiro, acesse a opção “Gerenciamento da conta” e, na sequência, “Ativar como seu PS4 principal”. Escolha a opção “Desativar” para facilitar o processo de registro de sua conta na nova plataforma e evitar problemas que possam te deixar trancado para fora dela.

Continua após a publicidade

Na sequência, volte às Configurações e role o menu até o final, escolhendo “Inicialização”, e depois, “Inicializar PS4”. Escolha a opção desejada, de acordo com as orientações e o tipo de limpeza a ser realizada, e conclua o processo. Lembre-se, uma vez iniciado, ele não poderá ser revertido e seu console terá todas as informações apagadas da memória, assim como perfis, dados salvos e demais informações.

Vale a pena lembrar, entretanto, que o processo não altera listas de troféus ou amigos registrados na conta da PSN. Limpar a memória do seu console também não vai zerar o seu progresso em games online como Fortnite ou Overwatch, cujo progresso fica armazenado nos servidores das produtoras, em vez de localmente, no aparelho.

Continua após a publicidade

Compre o PS5 e o Xbox Series X | S no Brasil

E aí, você já decidiu se vai de PS5 ou de Xbox Series? Independentemente da sua escolha, ambos os consoles já estão disponíveis no Brasil em pré-venda. Ao comprá-los antecipadamente, você garante que terá algum dos novíssimos dispositivos antes de 2020 acabar. Que tal aproveitar agora? Basta seguir as nossas dicas pelos links abaixo e esperar a entrega chegar:

Black Friday é no Canaltech Ofertas

Continua após a publicidade

Está chegando a época com as melhores promoções do ano! A Black Friday 2020 vai acontecer no dia 27 de novembro e promete grandes descontos em várias categorias cobiçadas pelos brasileiros, como smartphones, smart TVs, notebooks, smartwatches, pulseiras inteligentes, monitores e muitos outros eletrônicos.

Para ajudá-lo a encontrar os menores preços da internet, o Canaltech Ofertas fará a cobertura em tempo real da Black Friday, e você pode receber os descontos diretamente no seu celular ao entrar em nossos grupos de WhatsApp e Telegram. Não deixe para se preparar em cima da hora, clique no link abaixo e comece a economizar imediatamente!