Publicidade

Telltale demite mais de 200 funcionários e avisa que fechará as portas

Por  |  • 

Compartilhe:
Telltale demite mais de 200 funcionários e avisa que fechará as portas
Telltale demite mais de 200 funcionários e avisa que fechará as portas

ATUALIZAÇÃO (21/09, 23h): Na noite desta sexta-feira, Matt Kim, editor do US Gamer, publicou em seu Twitter uma atualização do "causo", dizendo que, além da temporada final do jogo de The Walking Dead ter sido cancelada, a equipe remanescente da Telltale se dedicará à produção de Minecraft: Story Mode, série interativa de cinco episódios que está marcada para estrear na Netflix.

Também nesta noite, Kevin Bruner publicou um comunicado em seu blog Bruner House (ainda que a declaração não seja um comunicado oficial por parte da Telltale). Ali, Bruner disse que, enquanto co-fundador da empresa, ele sente muito orgulho do que construíram, especialmente por terem dado valor para projetos que ninguém mais queria considerar, destacando alguns jogos como "do coração" (incluindo The Walking Dead, Batman e Minecraft). Em tom de tristeza, o co-fundador da Telltale expressou seu lamento pelas pessoas que estão perdendo seus empregos no estúdio, e encerra sua declaração dizendo: "Eu sei que a Telltale será lembrada com carinho por tudo o que fez de melhor".

Ao US Gamer, Pete Hawley, CEO da Telltale, disse o seguinte:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
"Este tem sido um ano incrivelmente difícil para a Telltale conforme trabalhamos para colocar a empresa em um novo curso. Infelizmente, nosso tempo para chegar lá se esgotou. Nós lançamos alguns dos melhores conteúdos neste ano e recebemos uma tremenda quantidade de feedbacks positivos, mas no fim das contas tudo isso não se traduziu em vendas. Com peso no coração, nós assistimos aos nossos amigos nos deixando hoje para espalhar nossa marca e nossas histórias pela indústria dos games".

A empresa prometeu emitir novas declarações quanto a seu portfolio de games nas próximas semanas.

Abaixo, você confere a notícia original na íntegra:

Surpreendendo a todos a Telltale Games, sem nenhum tipo de aviso prévio, anunciou hoje (21) que mandou embora praticamente todos os funcionários da empresa, mantendo um time de apenas 25 pessoas — e fechará as portas, encerrando suas atividades aparentemente de maneira permanente.

De acordo com o jornalista Joe Parlock (que escreve para a Forbes e o Polygon, dentre outras publicações), o motivo das demissões é mesmo o fechamento da empresa, que entrará com processo de falência. Minutos depois, a informação foi confirmada por Kevin Bruner, ex-CEO e fundador da Telltale, que em seu blog pessoal confirmou que a empresa está mesmo fechando as portas.

Segundo Parlock, as 25 pessoas que que não foram demitidas ainda serão responsáveis por terminar a temporada final do jogo The Walking Dead (que iria receber o segundo capítulo na semana que vem), e então fechar as portas de vez. Segundo o jornalista, todos os outros títulos que a empresa trabalhava (a continuação de The Wolf Among Us e um jogo da série da Netflix, Stranger Things) estão cancelados.

De acordo com relatos de familiares dos funcionários que foram demitidos, ao chegarem ao trabalho no dia de hoje, representantes da empresa avisaram a todos que não eram mais necessários e que eles tinham meia hora para pegar suas coisas e abandonar o prédio. Ainda segundo esses depoimentos, a empresa não pagou indenização pela quebra do contrato de trabalho a nenhum dos funcionários.

Continua após a publicidade

Essa não é a primeira vez que a Telltale indica sinais de problemas. Em novembro do ano passado, a empresa já havia demitido 90 funcionários, o que equivalia a um quarto de todos os seus trabalhadores. Ainda que não tenha divulgado o número exato de funcionários demitidos agora, a partir da informação de que 90 funcionários correspondia a 25% da equipe, é possível calcular então que mais de 200 pessoas foram dispensadas.

Além disso, nos últimos meses o nome da Telltale vinha aparecendo constantemente de maneira negativa na imprensa, com diversas reportagens sobre uma filosofia de gerenciamento tóxica que submetia os trabalhadores a abuso moral e os obrigavam a trabalhar durante dias a fio sem poder voltar para casa. Já em junho, Bruner havia processado a empresa, exigindo a recuperação de investimentos feitos de seu próprio bolso. No momento que a história do processo chegou à imprensa, a Telltale se posicionou alegando que tudo não passava de uma vingança mesquinha de um ex-funcionário, mas as demissões de hoje mostram que talvez houvesse algo muito mais grave por detrás desse pedido.

Fonte: The Verge, US Gamer, Joe Parlock, Bruner House