Publicidade

Super Mario Bros. Wonder traz novos poderes e mecânicas para o mascote

Por| Editado por Jones Oliveira | 31 de Agosto de 2023 às 14h11

Link copiado!

Nintendo
Nintendo

O novo Super Mario Bros. Wonder vai trazer um punhado de mecânicas inéditas. Os recursos foram o principal destaque do Nintendo Direct desta quinta-feira (31), que apresentou várias das novidades de jogabilidade que o game de Switch trará. Além disso, a Big N ainda mostrou como o multiplayer vai funcionar e revelou alguns dos power-ups que Mario e companhia terão a seu dispor para explorar a Flower Kingdom.

A principal adição é mesmo a transformação do herói bigodudo em elefante. O power-up tinha aparecido no trailer de anúncio do jogo, mas finalmente foi detalhado por aqui. Ao assumir a forma do paquiderme, Mario se torna muito maior e mais resistente, o que permite ultrapassar barreiras e até mesmo buracos com mais facilidade, além de contar com um golpe de tromba que facilita derrotar os capangas do vilão Bowser.

Continua após a publicidade

Além disso, também é possível usar sua tromba para acumular água e, assim, resolver alguns puzzles. E, como era de se imaginar, todos os demais personagens terão uma forma elefante.

Já os demais power-ups apresentados são um pouco mais convencionais. A roupa de Broca, por exemplo, pode ser usada para que os jogadores quebram pedras e blocos tanto acima quanto abaixo, além de permitir ataques contra inimigos mais durões. A grande vantagem, porém, está na possibilidade de se esconder embaixo da terra, desviando de alguns obstáculos e até de certos monstros.

A Bolha, em compensação, serve tanto como armadilha para capturar Koopas e Goombas como também para criar plataformas para os heróis. Assim, Mario pode usar seu novo poder para conseguir alcançar plataformas mais altas e inacessíveis em pulos comuns.

Continua após a publicidade

Só que o grande atrativo são as Wonder Flowers, flores que mexem com toda a estrutura do mundo e que devem ser parte central de toda a experiência do game. Elas adicionam esse aspecto de sonho às fases, seja dando vida a tubos, trazendo uma manada de búfalos para atropelar inimigos ou mexendo na perspectiva do jogo em si. A ideia é que, sempre que você encontrar esse item, ele transformar o game por completo.

Insígnias e novos modos de jogar

Outra grande novidade que Super Mario Bros. Wonder introduz à franquia são as chamadas Insígnias — ou Badges, no original, em inglês. São modificadores que mexem de forma bastante significativa na jogabilidade, adicionando novas habilidades aos personagens e oferecendo vantagens que tendem a tornar sua exploração um pouco mais fácil.

Elas são desbloqueáveis ao longo do jogo e oferecem vantagens que são bem úteis, como o imã de moedas, que atrai o dinheiro para o jogador sem que ele precisa se esforçar muito para isso, ou o salto recuperador. Este último é interessante principalmente para iniciantes, já que oferece uma segunda chance caso o personagem caia na lava, por exemplo.

Continua após a publicidade

Como vai ser o multiplayer em Super Mario Bros. Wonder

A Nintendo aproveitou a apresentação para explicar como vai funcionar o multiplayer de Super Mario Bros. Wonder. Como era de se esperar, até quatro jogadores vão poder participar de partidas co-op localmente e ao mesmo tempo, algo que já virou padrão da franquia desde o Wii. Nesse caso, será possível controlar tanto Mario e Luigi quanto as princesas Peach e Daisy, assim como duas variações do Toad, a simpática Toadette.

O que chamou a atenção foi a confirmação de que todos esses personagens serão exatamente iguais em termos de jogabilidade. Isso significa que Luigi não vai ter um pulo mais alto e Peach deixa de flutuar, o que deve evitar as brigas entre irmãos na hora de escolher quem é quem.

Continua após a publicidade

Além disso, o game ainda terá Yoshi e o coelho ladrão Nabbit como personagens jogáveis. Nesses casos, porém, eles servem como um modo fácil de Super Mario Bros. Wonder, já que eles não recebem dano.

No co-op local, todos os jogadores compartilham a mesma tela e podem se ajudar (ou atrapalhar) ao longo das fases. Isso inclui desde compartilhar itens até ressuscitar um aliado caso ele morra no meio do caminho.

Já o online é um pouco menos óbvio. Ao invés de criar sessões com amigos, a mecânica escolhida foi a dos “fantasmas”, ou seja, você vê a movimentação de outros jogadores pelos percursos, mas sem interagir diretamente com eles. É mais ou meno como os espectros que a From Software costuma colocar em seus jogos.

Continua após a publicidade

Esses espíritos de outros mundos servem tanto para dar dicas de como passar de determinada parte como também para dar uma ajudinha específica, seja enviando um item ou impedindo que você perca uma vida caso seja atingido por algum inimigo.

Novo Switch temático

Fechando os anúncios do Nintendo Direct da Super Mario Bros. Wonder, a Big N revelou uma edição temática do Switch OLED baseada no jogo. O console chega às lojas no próximo dia 6 de outubro e será todo em vermelho, além de trazer o ícone do encanador em destaque, assim como algumas moedas para deixar o videogame mais charmoso. Não foi informado se o sistema será disponibilizado no Brasil.

Continua após a publicidade

Super Mario Bros. Wonder chega no dia 20 de outubro e será localizado em português.