Steam bate recorde histórico de jogadores conectados simultaneamente

Por Rafael Rodrigues da Silva | 03 de Fevereiro de 2020 às 14h38
Tudo sobre

Valve

Saiba tudo sobre Valve

Ver mais

Neste último domingo (2) a Steam quebrou mais uma vez um recorde da plataforma, alcançando o número de 18.801.944 jogadores consecutivos online no cliente Steam, batendo a marca anterior, estabelecida em janeiro de 2018, de 18.537.490 usuários.

Um dos pontos mais interessantes é que, de acordo com a Steam Database, ainda que o número total de usuários simultâneos tenha batido o recorde anterior, o número de perfis que estavam logados dentro de um jogo é menor no novo recorde: enquanto em janeiro de 2018 havia cerca de 7 milhões de jogadores logados na Steam em atividade, no novo recorde o número de perfis logados e jogando é de cerca de 5,8 milhões de usuários.

Existem alguns motivos que podem explicar essa diferença: um deles é que muitos jogadores possuem o cliente Steam entre os seus programas de inicialização automática ao ligar o computador, então mesmo que estejam fazendo outras atividades que não seja jogar (como navegar na internet, trabalhando ou assistindo a um filme na Netflix) esses usuários estão online na Steam, e assim contam para o número total de jogadores conectados na plataforma.

Outra possibilidade levantada no Twitter é a de que muitas dessas contas sejam “bots”, ou seja, contas falsas criadas para parecerem que estão dentro de um jogo e aumentar artificialmente a quantidade de tempo dedicado a jogos de uma conta real. Esses bots não existem na contagem de perfis “in game” da Steam, mas aparecem na do número total de jogadores conectados, e podem ter servido também para inflar os números da plataforma.

Mas, independente da origem desses números, essa continua sendo uma marca impressionante para a Valve, e mostra que a empresa continua crescendo na preferência dos jogadores — mesmo com a existência de uma concorrência como a do Epic Games Store, que desde a criação promete bater de frente com a Steam.

Fonte: Steam Database

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.