Publicidade

Sony remove mais de 1.000 jogos shovelware da PlayStation Store

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/ThiGamesDE
Divulgação/ThiGamesDE

A Sony removeu recentemente todo o catálogo de jogos da produtora ThiGamesDE, responsável por publicar milhares de títulos shovelware na PlayStation Store. No total, desapareceram 1.194 games que estavam disponíveis para o PS4 e PS5.

O seu catálogo passa longe de ser conhecido e contava com experiências como Quiz Thiz e The Jumping Burger, títulos comumente adquiridos por jogadores em busca de troféus de Platina rápidos e fáceis.

A Sony não se pronunciou sobre a remoção da produtora e de seus mais de 1.000 jogos da PlayStation Store, mas estima-se que o movimento integre uma ação conjunta entre ela, a Nintendo e a Microsoft para manter a segurança e transparência com os jogadores em suas lojas digitais em 2026

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

De acordo com usuários, nenhum jogo da ThiGamesDE está acessível e todas as páginas foram substituídas por uma mensagem de erro. O estúdio alemão era o 4º com o maior número de jogos publicados, atrás da eastasiasoft, Ratalaika Games e da Webnetic Players. 

O fim dos jogos shovelware?

A ação da Sony pode ser seguida pelas demais, que também contam com alguns títulos similares que preenchem todo o seu catálogo. A Nintendo, por exemplo, recebe diversas reclamações pela poluição visual existente na loja eShop — que muito se deve a este tipo de experiência.

Vale lembrar que não é a primeira vez que uma ação do gênero foi movida na PlayStation Store. Em fevereiro de 2025 também foram removidos diversos jogos similares, mas na ocasião o alvo foi a produtora RandomSpin Games.

Mais informações devem ser fornecidas pela própria Sony em futuros anúncios, que podem reforçar suas ações para manter a plataforma segura e sem a presença destes títulos.

Leia também no Canaltech:

Continua após a publicidade

Vídeo: Afinal, hardware importa tanto assim em um console? No YouTube trazemos uma visão sobre os portáteis e como os componentes influenciam: