Publicidade

Sony fecha Bluepoint Games, estúdio de Demon's Souls e Shadow of the Colossus

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Sony
Divulgação/Sony

Conforme reportagem do jornalista da Bloomberg, Jason Schreier, desta quinta-feira (19), a Sony deve encerrar as operações da Bluepoint Games em breve. O estúdio foi adquirido pela dona do PlayStation em 2021 e era mais conhecido pelos remakes de Demon's Souls e Shadow of the Colossus. Schreier afirma que 70 pessoas serão afetadas pelo fechamento.

Ao jornalista, um porta-voz da Sony esclareceu que a decisão foi tomada “após uma recente revisão de negócios”. Em comunicado, a companhia japonesa agradeceu ao estúdio por sua paixão, criatividade e excelência técnica: “A Bluepoint Games é uma equipe incrivelmente talentosa e sua expertise técnica entregou experiências excepcionais para a comunidade PlayStation”.

A Bluepoint Games deve encerrar suas atividades oficialmente em março, após 20 anos de atividade em Austin, nos Estados Unidos. A desenvolvedora ficou mais conhecida por trazer clássicos para plataformas modernas, como Shadow of the Colossus, Demon's Souls e Uncharted. O estúdio ainda atuou como suporte em God of War: Ragnarok.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O fechamento da Bluepoint acontece após o cancelamento de um jogo live service de God of War em janeiro de 2025. De acordo com Schreier, na ocasião a PlayStation estava trabalhando com a desenvolvedora para determinar o próximo projeto da equipe.

Um suposto e-mail interno do CEO da Sony Interactive Entertainment, Hermen Hulst, sobre o fechamento da desenvolvedora surgiu no fórum ResetEra e está circulando nas redes sociais. Na mensagem, o executivo destacou o sucesso crítico e comercial de Ghost of Yōtei, Death Stranding 2, Helldivers 2 e MLB The Show, porém indicou que "estamos operando em um ambiente de indústria cada vez mais desafiador".

Hulst pontuou obstáculos: "custos crescentes de desenvolvimento, o crescimento desacelerado do setor, mudanças no comportamento dos jogadores e ventos econômicos contrários mais amplos estão tornando mais difícil criar jogos de forma sustentável."

A Sony teria feito uma análise detalhada do negócio "para garantir que estamos entregando resultados hoje, ao mesmo tempo em que permanecemos bem posicionados para o futuro". Como resultado, o CEO anunciou o fechamento da Bluepoint Games em março.

"Embora eu saiba que esta é uma notícia difícil de ouvir, estou confiante na direção que estamos seguindo. Criatividade, inovação e a construção de experiências inesquecíveis para os jogadores permanecem no coração do PlayStation Studios. Temos um cronograma robusto para o ano fiscal de 2026, com muito o que esperar nos próximos meses," disse o CEO da Sony, Hermen Hulst.

Fechamento acontece pouco tempo depois do State of Play

O encerramento das atividades da BluePoint Games acontece após um animador State of Play na última quinta-feira (12) para a marca PlayStation. Vale notar que o fechamento será realizado a tempo do fim do ano fiscal da Sony, que se encerra em 31 de março.

Continua após a publicidade

Leia também no Canaltech:

Fonte: Bloomberg