SNES: fatos curiosos sobre o console da Nintendo
Por Lucas Arraz • Editado por Bruna Penilhas |

O Super Nintendo Entertainment System, ou SNES para os mais íntimos, é um dos videogames mais populares de todos os tempos.
Por muito tempo, o protótipo do Nintendo PlayStation desapareceu para o grande público. Uma unidade foi encontrada em um sótão e posta à venda em leilão em 2020 por mais de US$ 360 mil, cerca de R$ 2 milhões na cotação atual.
2. Sem sangue, mas com suor
Na década de 90, a Nintendo acreditava que videogame era coisa de criança. Por essa razão, jogos violentos e destinados para adultos, como Mortal Kombat, precisaram trocar sangue por uma geleca verde e suor para desembarcarem no SNES.
O suor não saia apenas do Sub-Zero ou do Scorpion na tela das televisões, mas também dos jogadores. O SNES até hoje é lembrado como um dos videogames com uma biblioteca extensa de jogos com dificuldade elevada.
Mesmo destinado para as crianças, o aparelho tinha jogos difíceis que faziam qualquer um suar ou chorar até sair geleca verde do nariz.
São exemplos o Super Ghouls ‘N Ghosts (1991) e Prince of Persia (1992), com seus obstáculos e plataformas praticamente impossíveis de serem superadas.
1. Nintendo vs. Yakuza
Um documento do processo entre Epic Games e Apple revelou que a Nintendo veta qualquer tipo de adesão das suas plataformas com negócios e jogos que tenham proximidade com a Yakuza.
No entanto, as coisas nem sempre foram assim. A relação entre a empresa e a máfia japonesa não é recente e ganhou um curioso capítulo durante o lançamento do SNES.
A história começa há dois séculos, quando a dona do Mario nem ao menos sonhava em se tornar uma potência nos jogos. Fundada em 1889 com um nome que pode ser pobremente traduzido para a expressão “Deixe a sorte para o céu”, a Nintendo nasceu como uma produtora de cartas para jogar.
Nesse ramo, a companhia deu seus primeiros passos rumo aos lucros quando a Yakuza se tornou uma forte consumidora das cartas para salas de jogos ilegais. Esse interesse ajudou a empresa expandir para o ramo de cartas de baralho de estilo americano em 1907, e construir uma ampla rede de distribuição de varejistas japoneses em 1927.
Em 1990, quando o Super Famicom chegou ao Japão, a Yakuza se interessou também pelos consoles. Com a alta procura no lançamento, a máfia japonesa passou a roubar carregamentos do videogame para vender no mercado ilegal.
Com medo de perder mais unidades do videogame, a Nintendo declarou guerra a Yakuza, criando um sistema de logística secreto para distribuição do SNES. As unidades eram distribuídas a noite e sempre em segredo.
E então? Você já sabia sobre todos estes fatos? Conhece alguma outra curiosidade sobre o SNES? Compartilhe conosco abaixo!
Fonte: Memoriabit, Mentalfloss, Catalog Images, Vintage Computing, The Enemy