10 monstros mais perturbadores de Silent Hill
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

A atmosfera e o terror psicológico são marcas registradas de Silent Hill, porém tem algo ainda mais aterrorizador e que tira o sono dos jogadores: os monstros.
- O que significa o f de Silent Hill f?
- 8 melhores jogos feitos por Keiichiro Toyama, criador de Silent Hill
Responsáveis por te caçar e seguir pelos cenários, alguns deles são tão perturbadores que se tornam memoráveis. E são justamente estes que nós do Canaltech te trazemos.
Relembre quais são os monstros que mais assustam e que nos tiram a paz em Silent Hill. Se o seu favorito (ou devia dizer pior pesadelo?) está por aqui ou não, vale conferir.
10. Nurses
A enfermagem é uma bela profissão, cujo objetivo é cuidar das pessoas e mantê-las com boa saúde. Para a surpresa de muitos, desde o primeiro Silent Hill (1999), elas aparecem de forma monstruosa e com a missão de te levar diretamente para o inferno.
Entre todas, vale mencionar a presença das Nurses em Silent Hill 3, que surgem com um revólver nas mãos. Ou seja, não basta usar uniformes tão acolhedores para enganar os jogadores, como caçar e até usar armas para matar os personagens. Um absurdo.
9. Amnion
O vilão Amnion, de Silent Hill: Homecoming (2008), é a personificação de monstros perturbadores dentro da franquia. Ele se alimenta do trauma de Alex Shepherd para trazer os principais fatores atrelados ao seu irmão, Joshua: seja a paixão por insetos ou a sua morte por afogamento.
Suas longas pernas e o que se esconde na sua barriga é a causa de muitos sustos e traumas para os jogadores da franquia. E ver Alex confrontar seu maior temor e culpa se torna emblemático, para dizer o mínimo sobre o grand finale da experiência.
8. Closers
Apresentados em Silent Hill 3 (2003), os Closers são figuras humanoides grandiosas que entram no caminho de Heather. Seus braços extensos limitam a movimentação, o que pode provocar um certo temor de avançar ou até de confrontar diretamente os monstros.
O inimigo se destaca pela sua imponência física, capaz de fazer até mesmo o mais audacioso dos jogadores dar um passo para trás antes de encarar essa ameaça. Seu rosto ser formado de uma boca também assusta, já que o menor descuido significa uma mordida nada amigável.
7. Scarlet
Quando se mistura elementos infantis com monstros colossais, qualquer coisa que resulte disso pode provocar temores. E é o caso de Scarlet, vista em Silent Hill: Homecoming (2008) como um chefão que é feito de uma boneca que carrega as memórias de uma criança.
O seu problema vai começar quando achar que venceu a ameaça, mas é aí que mora o grande perigo: ela é um daqueles inimigos que tem uma segunda fase, que mostra longas pernas como uma aranha e avançará contra você com todas as suas forças.
6. Ghost
Se até aqui vimos monstros que resultam de traumas e temores, a coisa fica pior quando mexe com o sobrenatural. Em Silent Hill 4: The Room (2004) os fantasmas são uma força a ser reconhecida. Eles são invencíveis e exigem o uso da Sword of Obedience para afastá-los.
Ou seja, sem isso, é bom você correr e muito. Só de estarem próximos a Henry causam dano contínuo, o que pode se transformar em um grande problema. Enquanto alguns deles representam vítimas de Walter Sullivan, outros são personagens que conhece durante a história e voltam para assombrar o protagonista.
5. Abstract Daddy
Os Abstract Daddy são uma forma distorcida de como Angela enxerga James em Silent Hill 2 (2001), o que se mostra bem perturbador conforme avança dentro da história. Enquanto aparece como chefão em seu primeiro encontro, ele retorna de forma posterior na trama para se desenvolver ainda mais.
A criatura volta a aparecer dentro do Lakeview Hotel, onde pode surgir em vários cômodos e te assustar apenas com sua presença. Dentro do conceito original, esta foi uma das maiores representações do início da franquia de como traumas e temores podem criar formas terríveis e monstruosas.
4. Rompers
Enquanto avança com Harry em Silent Hill (1999), você pode encarar a presença dos impiedosos Rompers. A figura age como um “cão”, pronto para correr atrás de você e garantir uns pedaços seus por mordidas nada carinhosas. Eles se garantem não no susto, mas no próprio terror da perseguição.
Sua presença pode vir como uma manifestação do temor de Alessa sobre os adultos, o que traz uma sensação ainda pior de como a criança enxerga as pessoas mais velhas — por conta dos abusos sofridos. Seja pelo perigo ou por sua representação, ele é de fato um dos monstros mais perturbadores da franquia.
3. Twin Victims
Conforme lida com as vítimas de Walter Sullivan em Silent Hill 4: The Room (2004), uma figura se destaca entre as piores coisas que verá na sua vida. Os gêmeos Billy e Miriam Locane encarnam como um monstro siamês, como uma criatura com duas cabeças, braços enormes e comportamento infantil.
Localizado na Water Prison, muitos jogadores encaram sua presença apenas quando é tarde demais: já que ele fica esperando de olhos fechados e apontando para Henry em corredores. Se você estiver próximo demais, é bom se manter distante do alcance dos seus braços antes que seja seu fim.
2. Pyramid Head
Um dos maiores mascotes da franquia, Pyramid Head surgiu em Silent Hill 2 (2001) na forma de um inimigo criado para perseguir e aniquilar James. Ele tem tudo o que um monstro perturbador precisa: presença imponente, uma arma ameaçadora e um design que marcou a história de todos.
O que mais assusta na figura não é ele parecer um monstro, é justamente o contrário: ele parece não ser. Exceto pelo seu icônico capacete, ele possui um formato humanóide e torna a perseguição em algo que gera ainda mais temor. Assim como Nemesis para Resident Evil, ele se tornou um ícone na própria história dos jogos e alimenta os temores de milhões mundo afora.
1. Lisa
Bastou uma demonstração para que Lisa se tornasse uma criatura globalmente temida em Silent Hills (conhecido também como P.T., disponibilizado em 2014). Ela é uma existência fantasmagórica, uma mulher que foi assassinada com o seu filho na barriga pelo próprio marido no passado.
Ela assusta o jogador conforme ele avança na resolução do mistério dentro da casa assombrada, assim como o seu bebê — que surge como um feto sombrio. Com a busca por vingança, cabe a você sobreviver às suas investidas e resolver a questão antes que ela encerre a sua vida.
Os monstros de Silent Hill
Claro que existem outros monstros que marcaram os fãs em Silent Hill, como os Slurpers, Schisms e diversos outros que apareceram ao longo dos anos. Porém, com a chegada de Silent Hill f, é possível que este número cresça e traga ainda mais presenças aterrorizantes.
Porém, enquanto o jogo da Konami não lança, os monstros que mais perturbam nos títulos anteriores foram:
- Lisa
- Pyramid Head
- Twin Victims
- Rompers
- Abstract Daddy
- Ghost
- Scarlet
- Closers
- Amnion
- Nurses
Leia também no Canaltech: