Shadow drop? The Elder Scrolls 6 pode chegar de surpresa, indica Todd Howard
Por Gabriel Cavalheiro |

Em abril, foi anunciada uma remasterização de The Elder Scrolls IV: Oblivion no modelo "shadow drop" (anúncio e lançamento no mesmo dia) e, aparentemente, fez sucesso. A Bethesda pode fazer o mesmo com The Elder Scrolls VI. É o que indicou o diretor e produtor executivo da Bethesda, Todd Howard em entrevista concedida ao portal GQ Magazine, publicada nesta segunda-feira (10).
Quando perguntado sobre fazer um lançamento surpresa de The Elder Scrolls VI, aos moldes de Oblivion: Remastered, o chefão da Bethesda afirmou que “você poderia dizer que foi um teste” e que teria funcionado bem.
De fato, a remasterização do clássico RPG de The Elder Scrolls foi um sucesso. Segundo dados da Ampere Analysis, Oblivion: Remastered foi o maior relançamento em termos de receita entre 42 remakes e remasterizações analisados entre 2024 e 2025.
Apesar da notícia de que poderíamos ver um shadow drop de The Elder Scrolls VI ser animadora, é possível que não vejamos o RPG medieval tão cedo. O jogo entrou em pré-produção em 2018, mesmo ano em que foi anunciado com um tímido teaser durante a E3 daquele ano.
Desde então, isso é tudo o que temos nesses últimos 7 anos: um vídeo de 36 segundos com paisagens montanhosas e o logo oficial do jogo, teaser esse que já conta com 20 milhões de visualizações no YouTube.
Howard afirmou que gosta de ter um projeto entre dois jogos da franquia de The Elder Scrolls e acredita que essa pausa da série é boa para o público também. Esse projeto que separou Skyrim de TES VI foi Starfield, lançado quando a Bethesda já estava sob o guarda-chuva do Xbox.
“The Elder Scrolls demorou demais, sejamos claros. Mas queríamos fazer algo novo com Starfield. Precisávamos de uma reinicialização criativa", contou o chefão da Bethesda. O executivo também afirma que sua visão perfeita para o projeto é que irá demorar um pouco, mas um dia simplesmente aparecerá.
“Minha versão perfeita – e não estou dizendo que isso vai acontecer – é que vai demorar um pouco e, então, um dia, o jogo simplesmente aparecerá”, diz Todd Howard.
The Elder Scrolls VI ou Fallout 5, quem chega primeiro?
Durante entrevista à GQ Magazine, Howard contou sobre sua experiência com Fallout. O executivo revelou trabalhar com centenas de pessoas na franquia Fallout, incluindo esforços em Fallout 76 e “algumas outras coisas que estamos fazendo”. Nada foi citado sobre a quinta campanha da franquia, o que deu a entender que podemos vê-la depois de The Elder Scrolls VI, que já parece longe.
Rumores apontam que o temporariamente apelidado como ‘Fallout 5’ teria recebido sinal verde da Microsoft, após a companhia norte-americana sediada em Redmond cancelar o projeto ‘Blackbird’ da ZeniMax Online em meio à demissão em massa que afetou 9 mil colaboradores da Microsoft.
Enquanto isso, a Bethesda investe em seus títulos existentes. Nesta semana, a desenvolvedora lançou o primeiro jogo da linha principal de Fallout em um console da Nintendo, com a edição de Switch 2 de Fallout 4.
Leia também no Canaltech:
- "É uma armadilha": ex-líder da Bethesda detona modelo do Game Pass e PS Plus
- Fallout 1 e 2 nunca terão remakes, segundo chefe da Bethesda
- Trailer de The Elder Scrolls VI pode estar circulando na Microsoft, aponta rumor
Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?