Seu controle está com drift? Veja como identificar problema e resolvê-lo
Por Diego Corumba |

É terrível quando o controle apresenta drift, aqueles movimentos involuntários que demonstram o desgaste do tempo e atrapalham bastante a jogatina. Visto em direcionais e gatilhos, o problema dá muita dor de cabeça e pode estragar toda a experiência de diversão.
Porém, se aquele seu velho companheiro de guerra dá sinais que o defeito está próximo, nem sempre é o “fim do mundo”. Existem formas de detectar com precisão e até reparar antes de aposentá-lo de vez ou ter seu dia arruinado.
Nós do Canaltech te mostramos como identificar o drift no seu controle e de que formas é possível resolvê-lo. Há luz no final do túnel e você pode conferir abaixo o que fazer nestes casos:
Como detectar o drift no controle?
O drift sempre começa com sinais sutis, mas que podem já estar relacionados com a falha no controle. Se, em meio ao jogo, viu que seu personagem andou para alguma direção sozinho (sem comando físico do dedo no direcional) ou a mira desviou do mesmo modo, isso pode representar problemas.
Porém, se acalme. Caso haja suspeitas e o periférico apresentou o defeito de forma branda em algumas circunstâncias, tire isso a limpo através de alguns testes simples — que podem ser realizados nos consoles e PCs, no próprio sistema ou em softwares separados.
Videogames como o PlayStation 5 e o Nintendo Switch 2 trazem ferramentas para calibração dos controles, onde é possível identificar se eles executam comandos sozinhos ou se há algum botão defeituoso. No geral, isso se encontra dentro das próprias configurações de cada plataforma.
Também existem softwares que permitem a detecção do drift, como é o caso do PlayStation Accessories — feito para os PCs e permite testar, atualizar e alterar as configurações do DualSense, PSVR 2 e outros. Neste caso, ele é gratuito. Há modelos pagos como o DSX, presente no Steam por exemplo.
Se não tem como usar os apps ou o próprio sistema do videogame para testagem, pode contar com páginas como o GamepadTester. Seja no computador ou via smartphones, é só conectar o periférico para checar como estão as suas condições.
Assim que abrir o teste ou calibragem, basta mover os direcionais e soltá-los. Eles têm de voltar para o centro automaticamente (o ponto 0). Caso veja que ele treme fora de onde deveria ou puxa para os lados, pode confirmar o drift no controle.
O reparo do drift
Se o defeito existe, não precisa se desesperar. Ao menos não completamente, lógico. Antes de enviá-lo para uma assistência técnica, há algumas coisas que pode fazer para ver se não é um problema de firmware ou até mesmo ganhar tempo (já que reparos não são baratos).
A principal é atualizar o controle. Cada um tem um método diferente (apps próprios, sites, através dos próprios consoles etc.) e a informação de como realizar o procedimento do seu modelo está no manual. Depois de executar, teste novamente e, caso o update não tenha resolvido, siga os passos a seguir:
Ajuste da zona morta
Em jogos modernos como Call of Duty, Fortnite, APEX Legends e outras experiências, é possível configurar a zona morta do seu direcional. Isso significa que você poderá aumentar o ponto 0 dele — o que serve como uma medida paliativa eficaz, mas que não resolve o seu problema em definitivo.
Você pode aumentá-lo até que o drift não seja reconhecido, o que ajuda bastante e permite ao menos terminar partidas ou sessões antes de verificar adequadamente. Com a medida, o jogo em questão vai ignorar os pequenos movimentos involuntários e poderá continuar sem entraves.
Se por um lado você mantém o controle da situação, por outro é bom se preparar para tratar a avaria de forma definitiva. Este método temporário ajuda a ganhar tempo, mas não conte que ele vai resolver tudo — porque a situação piora, conforme o desgaste e defeitos serão mais perceptíveis.
Limpeza leve
Seu controle está com drift e nenhuma solução resolveu o problema. Para completar, o dinheiro está curto e enviar para a assistência técnica não é uma realidade que conseguirá bancar neste momento. Caso seja um curioso ou entusiasta, dá para tentar corrigir a irregularidade em casa.
A avaria é causada pelo tempo de uso, mas seremos mais específicos aqui e apontamos que isso pode ser provocado por poeira ou sujeira que se acumula dentro do sensor. Pois é, basta limpar que isso pode resolver a sua dor de cabeça.
Para isso, é possível usar alguns recursos ao seu favor. O primeiro é o ar comprimido, que pode ser aplicado para desalojar a sujeira presente na parte de dentro dos analógicos. Mova os sticks para o lado oposto e aplique jatos curtos de ar comprimido na base da esfera. Faça movimentos giratórios e repita.
Também é possível usar o álcool isopropílico 99%. Molhe um cotonete com o composto e passe-o na base da esfera do analógico. Deixe o líquido escorrer um pouco para dentro do mecanismo e gire o analógico em círculos por 30 segundos para limpar os contatos internos.
É importante que não ligue o controle imediatamente após o procedimento com o álcool isopropílico 99%. Deixe ele secar durante um período entre 5 e 10 minutos e, a partir disso, ligar o periférico e conferir se o drift ainda segue presente ou não.
Caso vá limpar deste modo, nunca use óleo comum, água ou o WD-40 padrão. Estes compostos vão destruir os circuitos e causar mais defeitos do que você tinha antes — isso se ele funcionar, diga-se de passagem.
Não funcionou, e agora?
Nesta parte, entramos em uma questão delicada. Caso tenha conhecimento técnico e já faça reparo em eletrônicos, é possível reparar em casa sem muitos problemas. E, se não, é recomendável decretar o envio do controle com drift para a assistência técnica, já que não há outras opções.
Se é uma pessoa habilidosa com solda e sabe como montar e desmontar o periférico, é possível trocar o potenciômetro e resolver a questão em definitivo. Com a substituição do sensor desgastado, ele voltará a funcionar adequadamente.
Se você levar em uma assistência, também é possível perguntar a possibilidade de instalar analógicos com a tecnologia Hall Effect. Ao invés de contato físico, ele utiliza imãs e não terá drift com o desgaste futuramente.
Caso não, considere trocar por modelos de marcas que costumam utilizar o recurso em seus controles — como é o caso da GameSir, 8BitDo e outras já bem estabelecidas no mercado.
Leia também no Canaltech: