Saiba como configurar um HD externo no seu Playstation 4

Por Leandro Souza
photo_camera Divulgação

A Sony lançou esta semana uma atualização em seu firmware que adicionou recursos importantes ao Playstation 4. Um dos mais comemorados pelos fãs foi a possibilidade de adicionar um HD externo ao aparelho para a transferência de arquivos e jogos, sem precisar usar a memória interna do aparelho ou ter que trocar o HD do videogame internamente.

Caso você já esteja interessado em usar esse recurso e vai comprar um HD externo para colocar todos os seus arquivos de instalação e games digitais, aqui damos as dicas de como você pode fazer isso.

1. Formatar

A primeira coisa que você vai precisar fazer é formatar seu HD externo. Caso seja um HD novo, é algo mais simples, e apenas consistirá em adequar o sistema do HD externo ao sistema de memória do PS4. Entretanto, se é um HD externo usado seu, saiba que isso apagará todos os dados existentes no dispositivo, então se certifique que ele não tenha nenhum arquivo que vá fazer falta depois.

Para formatar, é relativamente simples: conecte o HD externo em uma das entradas USB do PS4, usando um cabo USB 3.0 - ou seja, aquele cabo simples do dualshock NÃO SERVE.

2. Configurar

Para configurar o HD externo, também não tem muito mistério. Vá para configurações no menu do PS4, selecione a categoria dispositivo e em seguida aperte "X" no campo "dispositivos de armazenamento USB". Selecione "Formatar Armazenamento Estendido" e aperte X.

Em seguida o sistema listará os dispositivos externos conectados - basta escolher o HD externo usado e selecionar a opção "Formatar como Armazenamento Estendido".

O sistema do PS4 fará mais perguntas para você confirmar o processo de formatação - basta dizer sim para todos eles.

Terminado este passo, todos os novos jogos ou arquivos que forem baixados em seu PS4 serão colocados no HD externo. Devido à formatação, não será possível usar o HD externo em outros aparelhos, como seu PC, portanto é bom ter um HD dedicado para o seu PS4.

3. Mover dados do HD interno para o externo

Depois que o HD estiver formatado, também é possível mover os dados que estão "enchendo" o seu PS4 para o dispositivos de armazenamento externo. Novamente em Configurações, selecione a opção "Armazenamento". Vão aparecer dois campos - "Armazenamento do Sistema" e "Armazenamento Estendido", que é o seu HD externo.

Selecione a primeira opção e então todos os arquivos instalados no HD interno estarão listados. Selecione o arquivo desejado, aperte o botão Options em seu Dualshock 4 e aperte "X" na opção "Mover para Armazenamento Extendido". Dependendo do tamanho do arquivo, a transferência pode levar um tempo.

E aí, já atualizou o seu PS4 e está usando a novidade? Não sabia ainda e vai aproveitar? Conta pra gente nos comentários.