Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como limitar as horas de jogo no PS4 | Controle Parental

Por| Editado por Bruna Penilhas | 07 de Julho de 2022 às 15h00

Link copiado!

Taylor R/Unsplash
Taylor R/Unsplash
PlayStation 4

O Controle Parental, também chamado de controle dos pais, é o conjunto de configurações e recursos que promovem restrição de acesso a sistemas operacionais. Esse tipo de ajuste é destinado para que pais controlem o tipo de conteúdo e a duração de uso de um dispositivo para menores de idade ou assistidos. No PlayStation 4, é possível limitar o horário e a duração de sessões de jogos, além de ver por quanto tempo a criança jogou.

Vale salientar que o tempo de jogo mostrado pelo sistema revela quanto tempo a criança esteve conectada ao PS4, mesmo que jogos ou aplicativos não estivessem em execução. Antes de aplicar as restrições, é necessário que o adulto responsável pelo PS4 configure os usuários do videogame como membros da família. Ao configurar uma família, é possível adicionar crianças e outros jogadores com diferentes hierarquias. É possível ainda personalizar os controles parentais para cada criança.

Continua após a publicidade

Os membros da família que podem ser configurados são:

  • Gerente da família: ao criar uma família, você se torna o gerente dela. Como gerente, você pode adicionar e gerenciar os membros da família, além de definir os controles parentais. Você precisa ser um adulto para criar uma família.

  • Pais/Responsável: como pai ou responsável, você pode definir controles parentais. O gerente pode designar outro membro da família adulto como pai ou responsável.

  • Membros da família: qualquer usuário adicionado a uma família é um membro da família. Você pode configurar uma nova família ou entrar em uma já existente em “Configurações”, “Controles parentais”, “Gerenciamento de família” e seguindo as instruções da tela.

Configurar limite de horas de jogo de uma criança no PS4:

Para verificar ou restringir o tempo de jogo, é preciso antes definir um fuso horário para cada criança. O tempo de jogo é reiniciado à meia-noite no fuso horário definido. Confira um tutorial de configuração:

Continua após a publicidade
  1. Selecione “Configurações” (o menu representado por uma maleta no PS4).

  2. Vá para “Controles parentais/Gerenciamento da família”.

  3. Selecione a opção “Gerenciamento da família”.

  4. Insira login e senha para iniciar a sessão.

  5. Selecione um usuário na tela que for exibida e então selecione “Fuso horário”.

  6. Defina o fuso horário.

  7. Confirme e volte para o menu “Controles parentais/Gerenciamento da família”.

  8. Em seguida, escolha as restrições que você quer aplicar ao usuário.

  9. Selecione "Restringir" para definir a duração de tempo de jogo permitida para a criança.

É possível definir os mesmos tempos de jogo para todos os dias ou definir restrições específicas para cada dia da semana. Quando o tempo de jogo definido terminar, uma notificação pop-up será exibida repetidamente na tela para que a criança saiba que o tempo de jogo acabou. O sistema PS4 também pode fazer o logout automático quando o tempo de jogo termina.

Continua após a publicidade

Para checar a quantidade total de tempo de jogo da criança no dia, basta acessar o menu “Tempo de jogo de Hoje”, no menu “Controles Parentais/Gerenciamento de família” das configurações.

Fonte: Manuais PlayStation