Rockstar vai doar 5% de sua receita online para combater a COVID-19
Por Rafael Arbulu |
Mais uma empresa se junta ao combate ao avanço do SARS-CoV-2, o novo coronavírus, e da Covid-19. Segundo anúncio publicado em sua conta oficial no Twitter, a Rockstar Games vai doar 5% de toda a sua receita online para os esforços de contenção da pandemia que colocou quase todo o mundo em isolamento completo.
Por “receita online” o leitor deve entender que a Rockstar refere-se a todo o dinheiro obtido pelas microtransações feitas pelo jogador nos jogos Grand Theft Auto Online e Red Dead Online, ambos com alto volume de audiência junto ao público e que veiculam diversos eventos exclusivos.
"Esses valores serão usados no auxílio a comunidades locais e negócios que tenham sofrido impacto com a COVID-19, tanto de forma direta como por meio do suporte às incríveis organizações que estão a campo”, diz o comunicado.
Ainda segundo o comunicado, a decisão foi tomada após a empresa perceber que algumas comunidades ao redor de vários de seus escritórios — nos EUA, Reino Unido, Índia, entre outros países — começaram a mudar para pior após a pandemia: negócios regionais fechando as portas e pessoas com necessidades sem poder acessar métodos de auxílio governamental, por exemplo.
- Leia mais: GTA Online agora tem corridas de Fórmula 1
A campanha da Rockstar começou a valer nesta quarta-feira, 1º de abril, e deve perdurar até o final do mês de maio de 2020. Os dois jogos online da empresa ainda seguem tendo imensa atração popular: segundo a firma de análise Super Data, afiliada ao grupo Nielsen, GTA Online sozinho gerou quase US$ 600 milhões (pouco mais de R$ 3,12 bilhões) em receita para a Rockstar apenas em 2019, tendo ultrapassado a marca de US$ 1 bilhão (R$ 5,21 bilhões) pelos últimos quatro anos — isso, considerando que o jogo saiu em outubro de 2013, junto de Grand Theft Auto V.
A Rockstar é mais uma empresa do mercado mundial de jogos a empenhar seus esforços ao combate à COVID-19: nas últimas semanas, vimos a polonesa CD Projekt Red (empresa por trás da trilogia The Witcher e Cyberpunk 2077) doar US$ 1 milhão a organizações de saúde baseadas na Polônia, enquanto a Nintendo doou 10 milhões de máscaras para profissionais da saúde em Washington, nos EUA.
Fonte: Rockstar (Twitter); Super Data