Publicidade

Análise | Tell me Why traz investigações para primeiro plano no Capítulo 2

Por| 03 de Setembro de 2020 às 13h00

Link copiado!

Dontnod
Dontnod

*Atenção, esta análise pode conter leves spoilers

A sequência do game narrativo Tell me Why surpreende pelo tom mais sério e investigativo do segundo capítulo, lançado nesta quinta-feira (03) para Xbox One e PC. Depois da volta de Tyler Ronan para sua antiga cidade, agora os gêmeos precisam entender melhor o que aconteceu para que sua mãe, sabidamente problemática e cheia de conflitos internos, "optou" por morrer e fugir de uma vida recheada de conflitos e percalços.

Leia também:Análise | Tell Me Why traz gatilhos e conflitos viscerais em primeiro capítulo

Não apenas isso. Tyler e Alyson, depois de identificarem que sua mãe, Mary-Ann, não tinha tantas restrições quanto à mudança de sexo de Tyler, passaram a ficar ainda mais intrigados sobre os mistérios que cercam não apenas o caso em si, mas também como as pessoas que cercavam Mary contribuíram para a sua morte.

Continua após a publicidade

Curioso, no entanto, é que durante todo o primeiro capítulo, os gêmeos pouco se importavam em saber quem era seu verdadeiro pai, algo que, propositalmente, talvez, mal fora citado antes de chegarmos neste ponto da estória. Ao cavucar nessa seara, tanto Tyler quando Alyson começam a descobrir mais "podres", por assim dizer, de sua mãe, mas também, passam a entendê-la melhor.

Menos fantasia

Por mais que o Livro dos Goblins seja um material de suma importância para a nossa progressão na história de Tell Me Why, Tyler e Alyson (também baseados em nossas escolhas no jogo), começam a optar por descobrirem as coisas por si, e não apenas com pistas "jogadas ao vento" pelas fantasias antigas de sua mãe.

Continua após a publicidade

Ainda não está muito claro, porém, porque Mary-Ann se enxergava com uma princesa, isolada no meio do mato com dois duendes, no caso, suas filhas pequenas. Isso, talvez, possa ser explicado um pouco mais para frente, mas, na opinião deste redator, essa é uma falha de roteiro que pode complicar um pouco o entendimento do game. Cheio de gatilhos e analogias, Tell Me Why não pode ter pontas soltas quando falamos de enigmas e pensamentos de seus personagens.

Mais interação, mais jogo

Algo que também pode ser visto no capítulo 2 de Tell Me Why foi a preocupação da Dontnod de tornar o jogo "mais jogo". Pelo tom mais investigativo, tivemos que "trabalhar" muito mais para chegar aos pontos desejados por Alyson e Tyler na trama, com mais puzzles, códigos e pistas.

Continua após a publicidade

E, ao contrário da antiga casa da família Ronan, o centro das ações se deu na delegacia de Delos Crossing, local de trabalho de Eddy Brown, antigo parceiro de Mary-Ann e figura paterna principal de Alyson — mas não tanto de Tyler. Eddy, aliás, pode determinar muitas coisas e como o andamento da estória se dará, portanto, muita atenção em como você irá lidar com o relacionamento entre os três.

Resoluções a caminho?

Continua após a publicidade

Para o terceiro capítulo, a menos que a Dontnod tenha planos para uma sequência, podemos ver as resoluções que Tyler deseja sobre os reais motivos que culminaram na morte de sua mãe. Alyson, a esta altura, já não se mostra tão interessada, o que deve tornar as coisas ainda mais interessantes.

Tell Me Why está disponível para Xbox One e PC. Assinantes do Xbox Game Pass têm o jogo incluso no serviço. O Capítulo 3 sairá na próxima semana.

A análise de Tell Me Why foi feita graças a uma cópia de acesso antecipado gentilmente cedida ao Canaltech pela Microsoft Brasil.