Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Análise | Tell Me Why traz gatilhos e conflitos viscerais em primeiro capítulo

Por| 27 de Agosto de 2020 às 13h00

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

Mostrado com um pouco mais de detalhes durante a Xbox Games Showcase, Tell me Why é o mais novo game da Dontnod, desenvolvedora da franquia Life is Strange que, agora, faz parte da gama de estúdios do Xbox Game Studios. Além das características únicas desse tipo de game, o novo título traria novos modos de interação e progressão, de modo a influenciar menos no ritmo e mais nas consequências.

Para fazer uma análise de um game como esse, é necessário, porém, que combinemos algumas coisas antes de prosseguir — no caso de Tell me Why, mais ainda. Por ser um jogo essencialmente narrativo, evitaremos dar maiores detalhes sobre a trama, a fim de, claro, evitar spoilers. Além disso, por ser um tema extremamente sensível em que nem todos se sentirão confortáveis em abordar, talvez o título possa não ser um produto para você.

Com isso em mente, sigamos no primeiro capítulo e o que ele pode nos trazer de importante, além, é claro, de mostrar como o jogo funciona.

Continua após a publicidade

Gatilhos

Em Tell Me Why, somos apresentados logo de início a Tyler e Alyson Ronan, gêmeos idênticos que foram criados em Delos Crossing, um pequeno vilarejo no Alasca. Sem rodeios, o game também nos traz o núcleo principal da história, o assassinato da mãe deles, Mary-Ann Ronan, que ocorreu 10 anos antes do momento em que entramos no jogo.

A "missão", por assim dizer, é levar os gêmeos a entender quais foram os motivos que levaram sua mãe, uma pessoa notadamente problemática, a encarar a natureza sexual de Tyler de modo tão agressivo e negacionista. Tyler, desde muito cedo, se enxergava muito mais como menino do que como menina e, mesmo nova, já havia optado pela readequação de gênero, algo que fez em um período de afastamento de sua irmã – os mesmos 10 anos desde a morte da mãe. Faças as contas e use a cabeça.

Continua após a publicidade

Tudo leva a crer, no início, que Mary-Ann era contra o que sua filha sentia ou queria, mas, no decorrer da trama e das lembranças de Tyler e Alyson, percebemos que, talvez, não era bem assim o sentimento de sua mãe. Repetindo: Mary-Ann era muito, muito problemática, tendo conflitos, inclusive, com outros personagens que viríamos a conhecer na sequência.

O interessante, no entanto, é que os irmãos, a todo momento, por mais que os traumas fossem presentes, se indagavam se, de fato, sua mãe era uma pessoa ruim a ponto de renegar uma das filhas.

Como citamos acima, não seria legal com vocês, leitores, que entrássemos muito a fundo no enredo, mas o que podemos dizer é que, independentemente do tema em questão, tudo em Tell Me Why é perfeitamente pensado de modo a atrair você para o jogo e para o decorrer da trama. Isso acontece porque, além do óbvio interesse em um desfecho, o game dá a possibilidade de colecionar objetos, interagir com o cenário e complementar ações que são importantes para a evolução dos personagens.

Continua após a publicidade

Ligações telepáticas

Algo muito legal que foi incluído em Tell Me Why e que dá outra cara para o jogo é o modo como Tyler e Alyson interagem. Além das conversas óbvias e tomadas de decisão que precisamos fazer para o andamento da história, os gêmeos possuem uma ligação telepática chamada de "Bond". Isso, durante a jogatina, nos permite dar um prosseguimento mais intimista à história, sem que os outros personagens interfiram em nossas escolhas de maneira muito direta. Isso pode ser visto, por exemplo, quando os gêmeos encontram Sam, um velho amigo da família.

E por falar em telepatia, outro recurso que torna Tell Me Why um jogo ainda mais atraente são as memórias e lembranças dos gêmeos, que podem ser acessadas em determinados momentos da trama. Elas ajudam a desvendar os mistérios e charadas da trama, além de influenciarem em suas escolhas e como você quer que Tyler ou Alyson prossigam na narrativa.

Continua após a publicidade

Há situações, inclusive, em que você vai precisar optar por seguir as memórias sob a ótica de um ou de outro gêmeo, o que, claro, vai impactar no restante do jogo. Evidentemente que jogamos apenas o primeiro capítulo e essas escolhas ainda não tiveram todo o impacto esperado, mas, diante dos acontecimentos que presenciamos e das memórias absorvidas, a coisa deve engrossar ainda mais nos capítulos subsequentes.

Apesar de gêmeos idênticos e com participações bem próximas em vários momentos da trama, Tyler e Alyson encaram os acontecimentos do passado de maneira bem diferente e peculiar. Talvez pelo fato de Tyler ter sido mais afetado por conta da temática de gênero, ele é um pouco mais arredio e ávido por respostas do que sua irmã que, por sua vez, tenta ser mais ponderada.

Tecnicamente muito bom

Continua após a publicidade

Por se tratar de um jogo narrativo, Tell Me Why não é dos mais exigentes em termos técnicos, mas podemos dizer que cumpre bem o seu papel nesse aspecto. Com gráficos bem trabalhados, diálogos construídos de maneira inteligente e movimentação (quando necessária) razoável, o jogo não vai te irritar nesse quesito.

Algo que impressiona, porém, é na semelhança entre Tyler e Alyson. Apesar de suas diferenças mesmo quando eram do mesmo gênero, os gêmeos são incrivelmente parecidos e Tyler, mesmo transicionado, tem um aspecto dos mais naturais, tanto na aparência quanto na voz.

A ambientação, por sua vez, é bem feita, e nos imerge em um Alasca, afastado, nevado e gélido, tal qual a história sugere que seja.

Continua após a publicidade

Narrativa atraente

Por mais que tenha um tema delicado e acontecimentos pesados, Tell Me Why é honesto e cumpre aquilo que promete: trazer uma narrativa atraente e modos de interação mais imersivos, porém, sem deturpar muito a ideia dos roteiristas.

Como falamos acima, tanto pela característica do jogo quanto pela temática, talvez Tell Me Why não seja o jogo para você. Mas, se estiver interessado em um drama de qualidade e que pode, nos posicionar sobre diversos assuntos contemporâneos, ele, talvez, possa te atender.

Continua após a publicidade

Para dois próximos capítulos, que serão lançados nas próximas semanas, além de ampliar mais o entendimento da história, será possível descrever com mais condições as reais motivações de Tyler e Alysson, além, é claro, de Mary-Ann.

O primeiro capítulo de Tell Me Why já está disponível para Xbox One e PC. O jogo também faz parte do Xbox Game Pass.

A análise do primeiro capítulo de Tell Me Why foi feita graças a uma cópia de acesso antecipado gentilmente cedida ao Canaltech pela Microsoft Brasil.