Publicidade

Receita Federal apreende 200 Nintendo Switch no Aeroporto de Brasília

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/Sefaz-DF
Reprodução/Sefaz-DF

A Receita Federal e a Secretaria de Estado de Fazenda do Distrito Federal realizaram uma operação conjunta nesta segunda-feira (27) que apreendeu uma carga com 200 consoles Nintendo Switch e 100 Switch Pro Controller no Aeroporto Internacional de Brasília. Os produtos são avaliados em cerca de R$ 480 mil.

As autoridades não especificaram a origem dos videogames ou seu destino, mas declararam que as mercadorias não apresentavam documentação fiscal válida, o que significa que não havia comprovação legal de sua origem ou do pagamento dos impostos devidos.

De acordo com a Receita Federal, os Nintendo Switch e Switch Pro Controller foram encaminhados a um depósito próprio do órgão, em Brasília. A partir disso, eles podem ser leiloados ou doados a entidades filantrópicas, como prevê a legislação para casos de mercadorias irregulares.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além da questão fiscal, produtos importados irregularmente trazem outras preocupações. Se eles têm origem internacional, sequer passaram por certificação da Anatel e dos demais órgãos competentes. Isso pode garantir uma adequação dos produtos aos nossos padrões, assim como reforça questões de segurança para o consumidor e para todo o mercado.

Nintendo no Brasil

Outro detalhe importante é que a Nintendo está presente oficialmente no Brasil e segue todas as normas através da Solutions 2 Go — companhia responsável pela importação e distribuição oficial dos produtos no país.

Enquanto o primeiro Nintendo Switch continua à venda em todo o país, em junho eles também trouxeram de forma oficial o Nintendo Switch 2. O novo videogame chegou ao país acompanhado de acessórios como o Switch 2 Pro Controller, Switch 2 Camera e seus principais jogos.

A companhia realizou recentemente o lançamento de Pokémon Legends Z-A (com capa e guias em português), assim como planeja trazer nos próximos meses títulos como Hyrule Warriors: Age of Imprisonment, Kirby Air Riders e Metroid Prime 4: Beyond.

Leia também no Canaltech:

Continua após a publicidade

Vídeo: Os jogos estão cada vez mais caros, porém eles estão piores do que eram antes? No YouTube discutimos como fica o custo-benefício dos games no Brasil.