Publicidade

Quase 90 milhões usuários do Steam tiveram seus dados vazados

Por  • Editado por Jones Oliveira |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Valve
Divulgação/Valve
Tudo sobre Valve

Se você é PC gamer, muito provavelmente usa o Steam. Por isso, cuidado: aparentemente houve um vazamento de quase 90 milhões de contas da plataforma da Valve nesta semana. Segundo uma publicação no LinkedIn, feita pelo usuário Underdark.ai, uma empresa de segurança cibernética, essas informações estão sendo vendidas por cerca de US$ 5.000 da dark web.

A Valve se pronunciou no fim desta quarta-feira (14) e garantiu que o vazamento não saiu diretamente do Steam, reforçando a teoria dos especialistas da Underdark.ai de que algum serviço externo, aliado à plataforma de games, teria sido o responsável pelo ocorrido.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Hackers podem burlar autenticação de dois fatores

Essa empresa teria vazado até mesmo informações relacionadas a autenticação de dois fatores através de SMS, por exemplo. Isso nos indica que não adianta nem mudar a senha, já que os hackers teriam acesso à segurança extra para realizar o login. Além disso, os criminosos podem usar as informações obtidas para phishing.

Um usuário do X chamado MellowOnline1, que alertou as pessoas na rede social, disse que a Valve entrou em contato para dizer que não usa o serviço da suposta empresa que teria vazado os dados, depois que seu tuite foi replicado por diferentes sites internacionais e acabou chamando a atenção. O assunto segue bastante nebuloso até o momento, então não dá para termos certeza da gravidade do caso ainda.

De qualquer forma, as supostas quase 90 milhões de contas vazadas da Steam estão à venda em fóruns russos. Entre elas, possivelmente, devem existir aquelas com poucos jogos, mas também outras com milhares de títulos na biblioteca — que valem uma fortuna no mercado ilegal de contas da plataforma. Caso tudo isso venha a ser real, resta saber como a Valve se posicionará.

Veja mais do CTUP:

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*