Publicidade

PS6 pode ter GPU mais forte que uma GeForce RTX 4090

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Sony
Divulgação/Sony
Tudo sobre Sony

O PS5 Pro é o atual console mais forte desta geração, entregando desempenho de uma placa de vídeo intermediária da geração passada. Porém o PS6 pode ir muito além por conta da nova arquitetura gráfica da AMD. Segundo o canal Moore's Law is Dead (MLID), o próximo console da Sony pode até superar a performance de uma poderosa GeForce RTX 4090.

Ao responder inscrito supondo que o PlayStation 6 teria o desempenho da GPU NVIDIA Ada Lovelace topo de linha, Tom, do canal MLID, diz que o console terá o dobro do desempenho de um PS5 Pro. Somente dobrando a capacidade teórica medida em teraflops, a conta não bate, já que 18 x 2 não chega nem perto de 83 TFLOPS, que é a capacidade da RTX 4090.

PS6 pode ter versão de entrada com desempenho de PS5 Pro

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Porém, o leaker é enfático em dizer que o novo console pode até superar a GPU da NVIDIA, algo que implicaria em um salto de desempenho entre gerações de consoles sem precedentes. Isso pode ser possível graças a nova arquitetura UDNA da AMD. O nome ainda não foi cravado em pedra, alguns ainda especulam que pode ser RDNA 5, mas o Time Vermelho já mencionou a nomenclatura antes.

O leaker menciona ainda uma espécie de "PS6 S", que seria o novo console, com nova arquitetura, maior capacidade em IA, mas com desempenho próximo do PS5 Pro, servindo como a versão de entrada de nova geração. Isso seria até compreensível, já que o próximo console da Sony tem muita chance de chegar com preços mais elevados do que o convencional por conta da adoção de novas tecnologias.

Outro fator que pode contribuir para o ganho significativo de performance do PlayStation 6 seria a adoção de uma CPU baseada em Zen 5, atual arquitetura da AMD, presente nos Ryzen 9000, e muito mais poderosa do que a Zen 2 usado pelas duas versões do PS5. O fato é que a Sony e a AMD já estão trabalhando juntas no desenvolvimento da nova geração do console japonês.

Veja mais do CTUP: