Prévia | Devil May Cry 5 está no ponto certo e já pode ser servido
Por Jessica Pinheiro | 28 de Agosto de 2018 às 15h50
A convite da Capcom, o Canaltech testou o novo game da série de ação estrelando Nero, Dante e companhia. A demonstração foi disponibilizada para a mídia especializada enquanto estava acontecendo a Gamescom 2018, na Alemanha, marcando a primeira vez que os veículos brasileiros puderam testar o game em território nacional.
A build mostrava Nero com sua parceira Nico dirigindo até um local da cidade onde o garoto deveria começar sua missão. A cidade está escura e deserta, e ao fundo, no horizonte, é possível ver uma espécie de árvore macabra gigante, que certamente não parece estar dando bons frutos.
Nero tenta prosseguir e se aproximar da árvore e, enquanto caminha, encontra diversos inimigos pelo caminho. E é aqui que a ação verdadeiramente começa. A demonstração tem cerca de 15 minutos de duração e apresenta cutscenes, tutoriais, batalhas normais, puzzles, exploração e batalha contra um chefe. Um prato cheio para os fãs!
Jogabilidade velha com novidades
Um dos aspectos que mais chamam a atenção em DMC5 é o gameplay. Ele está extremamente parecido com Devil May Cry 4, mas ainda mais ágil e suave na movimentação e com comandos bem precisos como os da Special Edition do quarto game, onde as mecânicas foram arrumadas e calibradas. E para os jogadores de primeira viagem que ainda não sabem muito bem como executar os combos insanos, o game oferece uma opção de jogabilidade que permite a execução de combos de uma maneira mais fácil.
Na demonstração, optamos pela jogabilidade clássica, usando várias combinações de botões e direções para variar nos golpes, tanto no chão quanto no ar. Os botões principais do joystick, (A, B, X e Y, já que o game foi testado em um Xbox One), ainda fornecem os mesmos comandos de sempre: o A pula, o X atira, o Y executa golpes com a espada e o B ativa o Devil Breaker – já falaremos mais sobre isso.
O RB trava a mira em um inimigo e os direcionais esquerdo e direito movem o personagem pelo cenário e movimentam a câmera, respectivamente. Poucos botões e muita variedade de golpes, em especial quando combinados com o Devil Breaker, os braços mecânicos que Nero usa no lugar de seu braço demoníaco que foi roubado (isso foi mostrado no primeiro trailer, durante o anúncio da E3 2018).
Quem providencia esses braços mecânicos é a Nico, e na demonstração que testamos, havia dois braços diferentes: o Gerbera e o Overture. O primeiro permite que Nero solte impulsos no ar, o que é muito útil para executar combos aéreos, e o segundo eletrocuta os inimigos de várias maneiras. Há ainda três golpes que os dois braços fazem por padrão: uma espécie de gancho que puxa o oponente para perto do personagem, autodestruição e onda de energia.
A autodestruição, quando é executada, automaticamente destrói o braço. E a onda de energia é ativada quando o jogador segura o botão B e o carrega. Ela é liberdade de duas maneiras distintas: no caso de Gerbera vemos um raio de energia poderoso saindo o braço, e no caso do Overture, é uma potente explosão elétrica.
É importante ressaltar que Nero, pelo menos princípio, só pode carregar 4 braços no total, alocados no inventário do personagem. Não é possível gerenciar os braços ou alocá-los na ordem que se quer usar, então toda vez que eles são coletados eles entram em uma espécie de fila de espera. Ao serem destruídos, o Devil Breaker vai substituindo pelo próximo braço na fila e assim sucessivamente. Esse recurso deverá, portanto, exigir alguma tática por parte do jogador na hora de enfrentar inimigos específicos ou explorar determinadas áreas.
Promissor além da conta
Pode ser cedo para dizer isso, mas DMC5 tem tudo para ser o melhor jogo da série. Os gráficos estão lindos e a Capcom está usando a RE Engine para desenvolver o game, o que traz um aspecto ultrarrealista para os personagens – os detalhes no rosto de Nico, apenas para citar um exemplo, tornam tudo extremamente belo e crível.
A câmera, inclusive, recebeu todo um retrabalho muito dinâmico, movendo-se em enfoque ou distanciando-se em cenas específicas da jogatina. Quando uma batalha contra uma horda de monstros acaba, por exemplo, é mostrado Nero finalizando o inimigo com efeitos em slow motion que tornam tudo ainda mais bonito e cheio de estilo.
A trilha sonora está de acordo com o que a franquia apresentou até aqui: músicas agitadas, sejam eletrônicas ou de rock para quando o momento pede mais ação, e trilhas orquestradas e épicas para quando algo incrível e que merece mais atenção está acontecendo.
Nero, inclusive, deve agradar uma grande parcela de fãs desta vez. Se antes ele era mais sério e cínico, com leves momentos de deboche e sarcasmo, agora ele parece muito mais solto e alegre, fazendo piadinhas ao melhor estilo Dante.
Quando o garoto apareceu pela primeira vez em DMC4, muitos fãs reclamaram de Nero e o principal argumento contra o personagem era a sua personalidade – algo que, curiosamente, remete a uma mistura de Dante e Vergil, só que com toques de adolescência e uma história de amor girando em torno de tudo. Esse não parece ser o caso agora, e o garoto parece estar em sua melhor forma.
Sobre a história, não foi revelado muito, e a demonstração era inteiramente jogável apenas com Nero. No final da jogatina, por sinal, descobrimos que existem cabines telefônicas agora, e se o jogador atender as chamadas quando passar por uma, Nico virá em seu auxílio — porém não conseguimos explorar muito bem a sua função nesta parte da build.
Por fim, a jogatina encerrou-se após uma batalha contra um chefe gigante, bem típica de Devil May Cry. O quinto jogo da franquia principal chegará com legendas e menus em português e será lançado em 8 de março de 2019 para PC, Xbox One e PlayStation 4. O jogo rodará a 60 quadros por segundo.