Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que usamos as teclas WASD nos games?

Por| Editado por Bruna Penilhas | 03 de Abril de 2022 às 19h00

Link copiado!

Reprodução/Wikimedia Commons
Reprodução/Wikimedia Commons

Hoje em dia pode parecer natural posicionar os dedos sobre as teclas WASD ao abrir qualquer jogo no computador. Ao longo dos anos, os botões de texto dos teclados se tornaram sinônimos de comandos para movimentação de personagens nos mais diversos jogos em PCs.

O que parece ser natural, nem sempre foi o padrão para a indústria dos videogames. A maior parte dos teclados possui comandos direcionais em setas e outros tipos de mapeamento. Antes do conjunto WASD, muitos estúdios insistiram em outras combinações alternativas para a movimentação de personagens. Sequências como ESDF e IJKL foram usadas em Crossfire durante a década de 1980. Na virada do último milênio, o FPS System Shock apostou em ASDX. Em entrevista ao PC Gamer, o fundador da Valve, Gabe Newell, confessou que até hoje configura jogos para usar ESDF.

Continua após a publicidade

Se WASD não foi um padrão imposto pela indústria, como exatamente essas teclas tornaram-se comandos naturais para os jogos no PC? Existem algumas teorias sobre esse assunto, com a mais replicada envolvendo jogos da Valve, um competidor de Quake e a evolução dos jogos para o 3D.

Com mapas e cenários em três dimensões, os jogos no computador passaram a demandar mais comandos, incluindo controle de câmera com o auxílio do mouse. Com muitos usuários acostumados a utilizar o mouse com a mão direita, a movimentação do personagem precisou ir para os teclados e ocupar a mão esquerda, para acompanhar o vai e vem da câmera.

Nesse contexto, as teclas WASD são mais confortáveis ​​e oferecem acesso fácil a outros botões, como Shift e Space. No entanto, a mesma coisa pode ser dita sobre a combinação ESDF, favorita de Gabe Newell. Um fato que pode ter sido decisivo nessa disputa de dedos, foi a configuração do jogador de Quake, Dennis “Thresh ” Fong. É a ele creditada a popularização do WASD entre jogadores dos computadores.

Continua após a publicidade

Fong fez história ao vencer o primeiro torneio nacional de Quake, em 1997. O jogador derrotou Tom "Entropy" Kimzey usando a mão direita no mouse e a mão esquerda nas quatro teclas que tornaram-se sinônimo de jogos para PC. Anos após, Quake 2 não adotou WASD como padrão para movimentação, mas apresentava a configuração “Thresh”, em referência ao jogador, com a sequência de teclas.

Fong ficou famoso entre os desenvolvedores de Quake, que na época ainda trabalhavam na imponente id Software. Mais tarde, funcionários da id Software, ao lado de modders, fundaram outra empresa que iria dividir águas na indústria: a Valve.

Continua após a publicidade

A empresa chefiada por Gabe Newell, o mesmo das teclas ESDF, foi a primeira desenvolvedora a tornar WASD padrão em um jogo de tiro. O sucesso estrondoso de Half-Life, e mais tarde de Counter-Strike, pavimentaram para sempre a combinação WASD nos games.

Com informações de: PC Gamer.