Forza Motorsport pisa no freio: franquia é colocada "na garagem" pela Microsoft
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

O chefão da Microsoft Gaming, Phil Spencer, contou um pouco sobre o futuro de Forza Motorsport após cortes na desenvolvedora Turn10 Studios. Em entrevista à revista japonesa Famitsu durante a Tokyo Game Show 2025, publicada na última sexta (24), Spencer afirmou que a IP de simulação de corrida está "descansando" por enquanto.
- Vale a pena comprar um Xbox Series em 2025 ou é cilada?
- Ainda vale a pena assinar o Xbox Game Pass no Brasil?
A divisão de games Xbox sofreu bastante após a demissão em massa promovida pela Microsoft em julho deste ano, que afetou 9 mil colaboradores em todos os setores da empresa. A Turn10 Studios perdeu 50% de sua força de trabalho e agora atua como suporte de desenvolvimento para a Playground Games, de Forza Horizon.
Forza Motorsport foi lançado em 2023 e acabou não agradando a muitos fãs, apesar da recepção crítica positiva. Outro fato que pode ter sido determinante para a "hibernação forçada" da IP foi que o jogo levou seis anos de desenvolvimento, e que o próximo título da Turn10 Studios não estaria tão próximo quanto a divisão gostaria. "Em relação ao Forza Motorsport, às vezes precisamos mudar nosso foco para jogos que são lançados mais cedo", contou Spencer.
O CEO da divisão de games da Microsoft afirmou que entende as frustrações dos fãs com relação ao corte expressivo de funcionários sofrido pela desenvolvedora, mas ressaltou: "Temos um grande número de jogos que queremos apoiar cuidadosamente e, às vezes, damos às equipes de desenvolvimento um pouco mais de tempo para evitar colocá-las sob pressão. Nossa estrutura atual nos permite essa flexibilidade".
Spencer ainda pontua que o Xbox Game Studios está desenvolvendo muitos títulos, além de abarcar mais de 20 estúdios com diferentes necessidades de suporte. "Queremos que nossos jogos sejam bem-sucedidos", afirmou o executivo.
É possível que a mensagem passada por Phil Spencer indique que a redução da Turn10 Studios e a decisão de colocar Forza Motorsport na "geladeira" ocorreram justamente porque levaria muito tempo para que a desenvolvedora entregasse um novo título, ao ressaltar que "às vezes precisamos mudar nosso foco para jogos que são lançados mais cedo".
Tango Gameworks pode ter sido fechada pelo mesmo motivo
No ano passado, uma das maiores polêmicas em torno do Xbox foi o fechamento de quatro estúdios da divisão ZeniMax Media/Bethesda, incluindo a Tango Gameworks, que entregou o sucesso comercial e crítico Hi-Fi RUS, como afirmou na época o vice-presidente de marketing da divisão de games da Microsoft, Aaron Greenberg..
Todos os estúdios fechados na época tinham lançado jogos há cerca de um ano: Mighty DOOM (Alpha Dog), Redfall (Arkane Austin) e o próprio Hi-Fi RUSH (Tango Gameworks), os três de 2023. O último estúdio, a Roundhouse Studios, não foi exatamente extinguida, mas absorvida pela ZeniMax Online.
Informações da Bloomberg na época indicavam que a decisão pelo fechamento dos estúdios ocorreu justamente porque essas desenvolvedoras iriam iniciar o desenvolvimento de seus próximos projetos, o que resultaria em jogos lançados a longo prazo. Com as novas falas de Phil Spencer, aparentemente, a Microsoft Gaming prioriza projetos que já estejam em desenvolvimento, com resultados a curto prazo.
Nova margem de lucro pode estar pressionando o Xbox
Em uma nova reportagem, a Bloomberg revelou que a Microsoft estaria impondo uma nova meta de crescimento de margem de lucro de 30% ao ano à divisão Xbox, um crescimento maior do que a média da própria indústria dos games.
A meta explicaria as mudanças constantes de estratégia do Xbox, como a decisão de se tornar uma desenvolvedora multiplataforma enquanto ainda desenvolve hardware e serviços. Outra possível consequência seriam as demissões em massa, que vêm acontecendo com mais frequência desde a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft em outubro de 2023.
Os aumentos dos preços do Xbox Game Pass também estariam em meio às consequências da nova meta de margem de lucros do Xbox. Da última vez, o plano Ultimate da assinatura viu um aumento de quase 100% no Brasil, chegando a custar R$ 120/mês.
Por isso, a decisão de deixar IPs como Forza Motorsport na geladeira não é necessariamente uma surpresa, vista a tentativa de maximizar lucros e cortar quaisquer gastos para cumprir as demandas impostas pela Microsoft.
Halo faz retorno triunfal
Phil Spencer também comentou sobre a situação do Halo Studios, ao ser questionado pela Famitsu se a franquia FPS também seria abandonada. Vale notar que a entrevista foi realizada antes da revelação de Halo: Campaign Evolved na última sexta-feira (24), remake do primeiro jogo da série com data de lançamento prevista para 2026.
Segundo o executivo, o Halo Studios está planejando o futuro da franquia e assumindo novos desafios, além do novo foco na Unreal Engine 5 e outras tecnologias. "Estamos comprometidos em dar a eles o tempo necessário para investir na franquia Halo e criar o próximo grande jogo da série Halo", pontuou Spencer à revista japonesa.
Leia também no Canaltech:
- Phil Spencer revela que Xbox usa IA, mas não como você imagina
- Teste mostra ganho de 15 FPS no ROG Xbox Ally X ao usar Bazzite OS
- Microsoft bota culpa por preço salgado do ROG Xbox Ally na conta da ASUS
Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?
Fonte: Famitsu