Publicidade

Por que o protagonista de GTA 3 não fala?

Por  | 

Compartilhe:
Rockstar
Rockstar
Tudo sobre Rockstar Games

Famosa por seus protagonistas icônicos, a era moderna da série GTA começa justamente com um ppersonagem mudo — algo que sempre intrigou os fãs. Claude, de GTA 3, é o único personagem da saga a não falar nada, já que a dublagem só passou a fazer parte da franquia a partir de GTA: Vice City. E agora a gente finalmente sabe o porquê.

Em seu perfil no X (antigo Twitter), o ex-desenvolvedor da Rockstar Games, Obbe Verneij, passou a tirar dúvidas dos fãs e a contar algumas curiosidades sobre a produção dos jogos em que trabalhou. Veterano da empresa desde o início dos anos 2000, ele deixou a companhia em 2008, logo após o lançamento de GTA 4  o que faz dele uma fonte bastante rica sobre esse passado da série. E uma das perguntas feitas por seguidores foi justamente sobre os motivos para Claude ser o único protagonista mudo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo Verneij, a decisão de calar Claude veio justamente de limitações técnicas e orçamentárias da época. Ele explica que parte do silêncio do personagem é fruto da necessidade da Rockstar de economizar, já que dublagem exigiria mais gastos com roteiro e a contratação de um dublador — isso sem falar de todos os custos para colocar isso dentro do game. “Além disso, a equipe de áudio já estava bem ocupada”, revela.

GTA 3 foi lançado em 2001 para PlayStation 2, em uma época em que as grandes franquias estavam começando a inserir dublagem em seus projetos, o que fazia com que os personagens mudos ainda fossem bastante comuns. Tanto que, em 2002, a Rockstar já trouxe GTA: Vice City dublado e com o ator Ray Liotta (Os Bons Companheiros) interpretando o protagonista Tommy Vercetti.

E o silêncio de Claude nunca foi um grande problema — tanto que não impediu GTA 3 de ser um marco para a história dos games, apresentando uma nova forma de mundo aberto e criar um novo padrão de jogos para a Rockstar e que serviu de exemplo para outros estúdios. Ele se tornou o game mais vendido no ano de seu lançamento e, ao todo, superou a marca de 14,5 milhões de unidades.