Publicidade

Pokémon Scarlet e Violet | Tudo sobre gameplay, trailers e mais

Por| Editado por Bruna Penilhas | 03 de Agosto de 2022 às 13h42

Link copiado!

Divulgação/The Pokémon Company
Divulgação/The Pokémon Company

Pokémon Scarlet & Violet, a nona geração da franquia exclusiva da Nintendo, levarão os jogadores para Paldea, um cenário de mundo aberto inspirado na Península Ibérica e com uma grande caçada ao tesouro em curso.

Indo além do caminho aberto por Legends: Arceus, Pokémon Scarlet & Violet oferecem uma experiência inédita para a série. O mundo dos jogos pode ser explorado livremente e não em uma ordem ditada pela história, como em gerações anteriores. Isso significa que o jogador poderá se aventurar pela região do jeito que quiser, embarcando em três diferentes jornadas.

Continua após a publicidade

A seguir, confira tudo o que sabemos sobre Pokémon Scarlet & Violet, incluindo detalhes de gameplay, data de lançamento, novidades inéditas e mais.

Quando Pokémon Scarlet & Violet serão lançados?

Os novos jogos chegarão em 18 de novembro de 2022 exclusivamente no Nintendo Switch, adicionando um modo multijogador para até quatro treinadores partirem juntos para a jornada. Infelizmente, a dupla de games não contará com localização em português do Brasil, embora este seja um pedido constante dos fãs.

Quanto custa Pokémon Scarlet & Violet?

Continua após a publicidade

A pré-venda de Scarlet & Violet está disponível na loja digital da Nintendo, com cada jogo valendo R$ 299. Um pacote com os dois jogos é vendido, sem desconto, por R$ 598. Quem reservar um jogo antecipadamente, durante a pré-venda, ganhará um Pikachu Tera do tipo voador que aprende Fly.  Se os jogadores fizerem download da versão digital de Pokémon Scarlet ou Pokémon Violet pela Nintendo eShop até terça-feira, 28 de fevereiro de 2023, receberão um código com 10 Potion, 3 Full Heal, 3 Revive, 3 Ether, 1 Rare Candy e 1 Nugget

Infelizmente, as aventuras não contarão com português do Brasil como idioma selecionável. Os jogadores brasileiros poderão optar entre Alemão, Chinês Simplificado, Chinês Tradicional, Coreano, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Japonês para jogar. Em abril de 2022, a The Pokémon Company confirmou que ainda estuda a possibilidade da inclusão de legendas e menus traduzidos para a nossa língua em jogos futuros.

Trailers e vídeos oficiais divulgados

Trailer de anúncio, de 27 de fevereiro de 2022

Continua após a publicidade

Segundo trailer, de 1° de junho de 2022

Terceiro trailer, de 3 de agosto de 2022.

Continua após a publicidade

Conheça Paldea

A nova região de Pokémon chama-se Paldea. Com inspiração na Península Ibérica, a nomenclatura é uma adaptação de “Vila Pokémon”, a partir da junção das palavras “Pokémon” (Pal) e “Aldea”, que pode ser traduzida como “vila” do espanhol.

O mapa da região mostra um relevo diverso, com a presença massiva de montanhas, planícies e planaltos. Chama atenção uma enorme fenda no centro de Paldea, uma montanha de gelo, uma cidade portuária e a presença de um deserto. A The Pokémon Company descreve o local como um terreno de exuberantes cidades dinâmicas e paisagens naturais.

Continua após a publicidade

Trio de iniciais

O trio de iniciais em Paldea é formado pelo gato de planta Sprigatito, o crocodilo de fogo Fuecoco e Quaxly, um pato de água. Quaxly é descrito como um inicial arrumado e que não gosta de sujar a cabeça, por isso sempre aparece acompanhado de uma boina. Inicial de fogo, Fuecoco é descontraído e faz as coisas no seu próprio ritmo. Já o inicial de planta, Sprigatito, é o rei dos memes que envolvem o jogo e ama chamar atenção.

Continua após a publicidade

Pokémon da 9ª geração

Como não poderia faltar, a próxima geração de Pokémon guarda muitas referências a Portugal e a Espanha, países que influenciam a região de Paldea. Um desses exemplos é Smoliv, um Pokémon azeitona. Já Lechonk é do time da rival Nemona. O porquinho do tipo Normal usa o olfato para encontrar e comer apenas as gramíneas selvagens mais perfumadas e as bagas mais ricas. Como resultado de seus hábitos gastronômicos, ele irradia um aroma semelhante a ervas que os Pokémon de insetos não gostam. Conheça os novos Pokémon anunciados. 

Três campanhas para explorar

Continua após a publicidade

O enredo de Pokémon Scarlet & Violet envolve três grandes jornadas que o jogador poderá fazer na ordem que desejar. Um dos trajetos é conhecido pelos fãs: tornar-se o campeão da região. Novamente, os treinadores serão desafiados a enfrentarem líderes de ginásio por Paldea, em busca de insígnias e o acesso a Victory Road do título.

Em Pokémon Scarlet & Violet não existe uma ordem certa para encarar os oito ginásios. Grusha, o snowboarder profissional e líder do Ginásio de Gelo, por exemplo, pode ser a primeira ou última empreitada do treinador. Ele tem Cetitan como seu parceiro.

Além da rota pelos Ginásios, existem duas outras grandes histórias em Paldea. Uma dessas aventuras envolve uma caçada ao tesouro, liderada por Clavell, o diretor das academias Uva e Naranja.

Continua após a publicidade

O protagonista da nona geração será um aluno novo em uma das escolas e ganhará uma missão de diretor Clavell de caçar um tesouro escondido na região. A terceira e última trama do jogo envolve os professores da região, Sada e Turo.

A Game Freak confirmou que os jogadores podem alternar livremente entre as três histórias, permitindo que a aventura se desenvolva da maneira que o treinador desejar. Alguns podem querer alcançar o posto de Campeão e correr pelos Ginásios, enquanto outros podem querer se aventurar à vontade. Ser capaz de criar sua própria história é uma das características de Pokémon Scarlet & Violet.

Uma nova rival

Continua após a publicidade

Nemona tem uma disposição ensolarada e é enérgica. Ela adora batalhas Pokémon e, diferente de outros jogos, é uma treinadora experiente. Os trailers deixam a entender que a rival participará da jornada do protagonista pelos ginásios.

Formas de Koraidon e Miraidon

Koraidon e Miraidon são os lendários que estampam as capas de Pokémon Scarlet e Pokémon Violet, respectivamente. Fazendo alusão à tradição e ao futuro, os dois monstrinhos serão companheiros de exploração na jornada.

Continua após a publicidade

Os Pokémon possuem três diferentes formas cada um, inspiradas em tipos de deslocamento que ajudam o jogador a explorar terrenos distintos. É possível montar nos lendários para ir aos céus, como em Latios nos jogos Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire.

A novidade fica para as formas de moto e de barcos para outros terrenos. Representando a tradição, Koraidon ganha patas e asas para o deslocamento, enquanto o moderno Miraidon é revestido de motores e metal.

Corra por planícies e desertos, atravesse a água, escale penhascos, atravesse colinas e deslize por picos com a ajuda lendária. Conheça as formas de Koraidon e Miraidon:

  • Sprinting Build ou Drive Mode: Viajar por Paldea a pé pode ser bastante trabalhoso. Se você aprender a montar o Sprinting Build Koraidon ou o Drive Mode Miraidon, poderá atravessar a extensa região de Paldea com mais liberdade e velocidade.

  • Swimming Build / Aquatic Mode: Nessa forma, o treinador pode pular em rios, lagos e oceanos para se aproximar dos Pokémon que vivem lá ou atravessar águas perigosas em um piscar de olhos montando Swimming Build Koraidon ou Aquatic Mode Miraidon.

  • Gliding Build / Glide Mode: Você pode pular de montanhas, penhascos ou prédios altos e deslizar em direção ao destino. Isso não apenas oferece mais opções ao escolher o que fazer, mas você também pode deslizar livremente e desfrutar de uma vista que você pode ver apenas dos céus de Paldean.

Nova mecânica: Terastal Pokémon

Terastal é a mecânica de alteração de forma Pokémon na nona geração. Ocupando o lugar das Mega Evoluções e do Dynamax, o Terastal faz os Pokémon brilharem como pedras preciosas. Quando um Pokémon “terastaliza”, uma joia Tera aparece na cabeça, como uma coroa, e o corpo do Pokémon brilha como uma pedra lapidada. O fenômeno é objeto de estudo da professora Sada e do professor Turo.

Todos os Pokémon da região de Paldea possuem uma forma Terastal e alguns mudam levemente de forma e de tipo. Cada Pokémon ganha um Tipo Tera ao cristalizar. O Tipo Tera de um Pokémon fica inativo até que o Pokémon passe pela transformação, momento em que o tipo do Pokémon mudará para seu Tipo Tera.

Certas espécies de Pikachu Tera ganha a forma voadora e pode usar o movimento Fly, uma vez que a joia Tera do monstrinho é um conjunto de balões. Evee possui formas Tera diferentes, podendo virar um monstrinho do tipo Grama, por exemplo. Existem 18 tipos, o que significa que existem inúmeras combinações de Pokémon e Tipos Tera.

Terastalizar um Pokémon permite que você aprimore suas estratégias de batalha, aumentando o poder de quaisquer movimentos que tenham o mesmo tipo do tipo Tera do seu Pokémon ou alterando as fraquezas e resistências.

Tera Orb

Uma vez que você cristalizar um Pokémon, o Tera Orb, item utilizado para o fenômeno, perderá toda a energia Terastal. Sem energia, o jogador não poderá usá-lo novamente até que seja recarregado.

Você pode carregar o Tera Orb se tocar em cristais transbordando de energia Tera ou for a um Centro Pokémon. Apenas treinadores selecionados na região de Paldea podem carregar um Tera Orb. É possível encontrar cristais brilhantes espalhados por muitos locais da região.

Retorno do Rotom Phone

Rotom está de volta como companheiro de viagem e Pokédex em Pokémon Scarlet & Violet. Após ser substituído por um fichário em Pokémon Legends: Arceus, a nona geração recupera o celular-dex, introduzido em Pokémon Sword & Shield.

Nos jogos inéditos, o Rotom Phone possui vários aplicativos e recursos úteis para a aventura. A Pokédex e o mapa do jogo são exemplos de aplicações do aparelho móvel habitado por Rotom. Além de locais, o mapa do dispositivo exibe informações, como cidades próximas, Centros Pokémon e monstrinhos selvagens encontrados nas redondezas.

Centro Pokémon ao ar livre

Com o mundo aberto dos jogos, os Centros Pokémon e os Poké Marts mudaram de cara. Assumindo a forma de um pitstop de beira de estrada, os centros integrados serão espalhados pela região, oferecendo venda de itens e a possibilidade de curar os monstrinhos.

Existem muitos Centros Pokémon ao ar livre espalhados por Paldea. Os treinadores podem encontrar facilmente os Pokémon Centers mesmo de longe, uma vez que os estabelecimentos acendem à noite e cada um deles tem um sinal de Poké Ball no telhado.

Customização de personagens

Pokémon Scarlet & Pokémon Violet retorna com a personalização do ou da protagonista, com a possibilidade de mudar o penteado, a cor de cabelo e as sobrancelhas em salões. O sistema de personalização será incrementado com a possibilidade alterar o formato dos olhos, formato da boca e muito mais

Os armários de treinadores incluirão vestimentas como mangas curtas, shorts e blazers. As escolas Uva e Naranja contam com quatro tipos diferentes de uniformes no total. Além disso, o jogador pode coletar uma variedade de acessórios em boutiques.

Poké Portal: sistema de troca

Em Scarlet & Violet, é possível trocar e lutar com treinadores de todo o mundo usando um recurso chamado Poké Portal. Utilizando a conexão wireless do Nintendo Switch, os jogadores conectam-se com pessoas próximas localmente pela internet para interagir com jogadores de todo o mundo.

No Poké Portal, existem dois tipos de opções para troca: Link Trades e Surprise Trades. Um Link Trade permite a troca de Pokémon com uma pessoa específica. Já Surprise Trade, ou troca surpresa em tradução literal, permite escolher um Pokémon para trocar com um Treinador aleatório em algum lugar do mundo.

Como funciona o modo multijogador

Os jogos incluem a opção de jogabilidade multiplayer com até quatro jogadores. Juntos, os treinadores podem trocar e lutar contra Pokémon em raides, explorar a região e descobrir áreas desconhecidas com amigos. A luta contra Pokémon selvagem será limitada a um jogador por vez.

O modo multijogador pode ser ativado no Union Circle e permite, além da exploração, a participação de treinadores amigos em Tera Raid Battles. É necessária uma assinatura paga do Nintendo Switch Online para jogar com outros treinadores usando a Internet.

Falando em Tera Raid Battles...

Lute ao lado de mais três amigos dentro do limite de tempo em Tera Raid Battles, a nova espécie de batalha de raides em Scarlet & Violet. Diferentes das raides em Sword & Shield, Tera Raid Battles são mais dinâmicas, com treinadores podendo atacar sem esperar pelos turnos de outros.

Os Pokémon que aparecem nas Tera Raid Battles são as formas cristalizadas. Tera Raid Battle são acessíveis ao tocar em cristais brilhantes espalhados pelo mapa, e as cores desses cristais correspondem ao Tipo Tera do Pokémon Tera que você encontrará na raide. Cristais verdes, por exemplo, indicam o surgimento de um Pokémon Tera de grama.

Para travar uma Tera Raid Battles com amigos que você já conhece, o treinador deve usar um Link Code. Ainda é possível encontrar solicitações de treinadores em busca de aliados em uma opção específica.

Academia Uva e Academia Naranja

Naranja Academy e Uva Academy são as duas escolas que funcionam como ponto de partida de uma das três tramas de Scarlet & Violet. A Caça ao Tesouro é descrita como um projeto escolar independente pela Game Freak.

Em Pokémon Scarlet e Pokémon Violet, o nome da escola, seu emblema, uniformes e outros detalhes serão diferentes dependendo da versão do jogo que você estiver jogando. As academias funcionam no centro de Paldea, na maior cidade da região, Mesagoza.

Os estudantes vêm de todos os tipos de regiões para aprimorar habilidades, seja por vias acadêmicas ou batalhas de Pokémon. A idade não é um problema de matrícula, com as academias recebendo uma grande variedade de faixas etárias, de crianças a adultos. Personagens como a rival Nemona, Arven e Penny, além de professores e o diretor, farão parte do ecossistema das academias.

As formas regionais

Scarlet & Violet contarão com versões regionais de Pokémon apresentados em gerações passadas. Uma das primeiras criaturas reveladas foi o Paldean Wooper. Dos tipos veneno e terrestre, o monstrinho regional possui um corpo coberto de lama venenosa dos campos de Paldea.

A Pokédex descreve que Wooper vivia debaixo d'água como em outras regiões, mas perdeu o território em Paldea, se vendo obrigado a viver em pântanos. Para não se secarem enquanto viviam em terra, eles começaram a cobrir seus corpos com uma película venenosa.

Jogos com versões diferentes

Dependendo da versão do jogo que você possui, os Pokémon que aparecem serão diferentes. Existem algumas diferenças entre Pokémon Scarlet & Violet, sendo uma delas a exclusividade de certas espécies. Por exemplo, Larvitar e Stonjourner podem ser capturados apenas em Pokémon Scarlet, enquanto Bagon e Eiscue são exclusivos de Pokémon Violet.

Pokémon Scarlet apresenta como lendário Koraidon e a versão Violet tem como lenda, o moderno Miraidon. Em Scarlet, os jogadores frequentam a escola Naranja com uniformes laranjas. Já em Violet, a matrícula do jogador é para escola Uva e os uniformes roxos. 

A história também sofre alterações entre os jogos da dupla. Pela primeira vez na série, dois professores diferentes estudam a região. O personagem que guiará o protagonista na jornada, dependerá da versão que o jogador escolher.

Em Pokémon Scarlet, conheceremos a Professora Sada. Já em Pokémon Violet, conheceremos o Professor Turo. Segundo a The Pokémon Company, cada um dos professores está realizando pesquisas sobre certas tradições antigas. Fato que reforça a teoria de que Scarlet e Violet podem apresentar dois pontos de vista diferentes da mesma história, ampliando as diferenças entre as versões.

A aposta é que Scarlet foque de alguma forma no passado e Violet no futuro. Enquanto a professora Sada veste roupas antigas, Turo, tem neon em trajes mais futuristas. Os visuais ainda fazem ligação com os lendários Koraidon e Miraidon, que podem ser traduzidos do japonês com o futuro (mirai) e tradição (korai).

Fonte: The Pokémon Company