Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

PlayStation 4 não roda jogos se a bateria CMOS estiver descarregada

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Abril de 2021 às 09h09

Link copiado!

Sony
Sony
PlayStation 4

Muita gente nem sequer imagina, mas existe uma pequena bateria dentro do PlayStation 4. Ela é um pouco maior do que uma moeda de R$ 1 e serve para um único propósito: prover energia para o relógio interno do console, mesmo quando você o retira da tomada. O problema é que, por mais que isso possivelmente demore anos para acontecer, essa pilha possui uma vida útil e eventualmente vai descarregar, exigindo que você leve o videogame para uma assistência técnica no intuito de trocá-la.

Até aí, tudo bem — o problema é que, recentemente, começaram a surgir rumores de que, uma vez que essa tal bateria “morrer”, o PlayStation 4 lhe impediria de executar qualquer jogo (seja ele físico ou digital), uma vez que o mal-funcionamento do relógio interno poderia atrapalhar o sistema de troféus. A única maneira de continuar jogando seria mantendo uma conexão com a internet (PlayStation Network), já que essa comunicação com a web substituiria pontualmente a CMOS.

Continua após a publicidade

Para tirar a dúvida se os boatos são verdadeiros ou não, um usuário do Twitter, conhecido simplesmente como Forest, resolveu fazer um teste simples: com conhecimentos o suficiente de eletrônica, ele comprou um PS4 Slim e retirou por contra própria a pilha da discórdia. Eis a confirmação: de fato, o console se recusa a executar qualquer jogo, apresentando uma tela azul com o erro de código CE-30391-6. De acordo com Forest, tentar forçar algum título a rodar pode corrompê-lo caso a mídia seja digital.

Claro, esse não é um problema muito grave — afinal, a maior parte dos usuários do PlayStation 4 utilizam a PlayStation Network. Ademais, a estimativa de vida útil de uma bateria CMOS fica entre 5 e 10 anos; logo, não é um problema que você deve se preocupar tão cedo. Ainda assim, vale a pena acompanhar o caso para descobrir como a Sony vai se posicionar a respeito dessa questão, pois certamente muitos gamers ficarão desapontados com esse pequeno “detalhe”.

Fonte: WCCFTech