Publicidade

PlayStation 4 | Os 10 jogos mais esperados em 2020

Por| 27 de Dezembro de 2019 às 09h47

Link copiado!

Naughty Dog
Naughty Dog

Em 2020, a Sony deve enfim lançar o PlayStation 5, previsto para dezembro, invariavelmente fechando o que devem ser os últimos 365 dias do atual PlayStation 4 no papel de principal produto da divisão de games da empresa. E para celebrar o fechar das cortinas, a companhia deve lançar uma série de jogos que prometem “causar” na indústria global.

Muitas IPs antigas estão ensaiando seus retornos por meio de remakes completos, juntamente de sequências de marcas já consagradas e estabelecidas na preferência dos consumidores. Fora isso, novas propriedades intelectuais já anunciadas prometem comprovar que a criatividade ainda impera em um console que logo ficará em segundo plano.

Assim sendo, para fechar o “ano final do PlayStation 4” com chave de ouro, o Canaltech preparou esta lista com os 10 principais jogos que serão lançados para o PlayStation 4 em 2020.

Continua após a publicidade

10. WiLD

Aqui temos uma possível joia que pode trazer grande divertimento aos usuários do PlayStation 4: WiLD coloca você na pele de um humano pré-histórico com poderes xamânicos. O objetivo é obter e gerenciar recursos para contribuir com o crescimento de sua tribo ao mesmo tempo em que usa suas capacidades para assumir o controle de animais de variados tipos, desde pequeno porte para espionagem; até grandes feras para ataque, a fim de interagir com tribos controladas por outros jogadores.

O interessante é que o aspecto de mundo aberto promete ser aprimorado a patamares ainda inéditos na indústria, com a palavra “sem fim” sendo repetidamente mencionada nas divulgações do jogo. No aspecto da jogabilidade, cada vez que o humano “possui” um animal, seu ponto de vista, habilidades e movimentação se alteram para ter coerência com a criatura controlada.

Continua após a publicidade

Lançamento: 2020.

9. Babylon’s Fall

Originalmente anunciado durante a E3 2018, Babylon’s Fall parecia estar no chamado “inferno do desenvolvimento”, nome atribuído a jogos que acabam anunciados, porém sem novidades divulgadas em seguida. Normalmente, esses projetos acabam cancelados depois (lembra-se de The Agent, da Rockstar?), mas, felizmente, recentemente ele foi ressuscitado no programa State of Play da Sony.

Continua após a publicidade

Babylon’s Fall é uma produção conjunta entre a Square Enix e a PlatinumGames — esta última conhecida por jogos de ritmo mais acelerado, como Bayonetta e Vanquish. No teaser apresentado, que você confere acima, podemos notar essa característica de velocidade na ação, enquanto o personagem do jogador navega por um cenário com inspiração medieval, encarando monstros, cavaleiros e gigantes.

Lançamento: 2020.

8. Predator Hunting Grounds

Continua após a publicidade

Para os fãs da jogatina online, um novo título baseado em uma franquia bastante conhecida dos cinemas está em vias de chegar no próximo ano: em Predator Hunting Grounds, a jogabilidade é apresentada de forma similar ao que se viu em Friday the 13th: The Game, baseada na série de filmes Sexta-feira 13. Um jogador do lobby assumirá o papel do lendário alienígena Predador, enquanto os outros serão mercenários armados que tentam escapar ou derrubar a fera inteligente do espaço.

A comparação com Friday the 13th não é feita à toa, já que o mesmo estúdio — Illfonic — é responsável por essa produção. Recentemente, a Sony revelou novos detalhes em novo trailer, como as diversas classes de Predador disponíveis: Hunter (ou “Caçador”, que tem atributos mais equilibrados), Berserker (algo como “Furioso” na tradução coloquial: este é mais forte fisicamente e tem mais vigor) e, finalmente, Scout (ou “Rastreador”, que conta com maior resistência e movimentação contínua para encontrar seus alvos).

Lançamento: 24 de abril de 2020.

7. Resident Evil 3 Remake

Continua após a publicidade

Entre a boataria e a sua confirmação, não demorou muito para que um dos maiores jogos de survival horror da Capcom ganhasse um remake completo. A exemplo do sucesso estrondoso de Resident Evil 2, o terceiro jogo originalmente lançado em 1999 também terá uma releitura completa para o PlayStation 4.

O enredo se mostra praticamente igual ao que vimos no jogo original: Jill Valentine, a agora ex-agente do grupo de elite S.T.A.R.S, busca fugir de vez de uma Raccoon City completamente sitiada pela contaminação da arma biológica T-Virus. Ao mesmo tempo, uma monstruosidade que gamers da época do jogo original conhecem muito bem — Nemesis — persegue a protagonista. Aqui, há rumores não confirmados de que ele terá habilidades ainda mais notáveis neste remake, como esconder-se ou previamente destruir salas onde o seu progresso poderia ser salvo.

Continua após a publicidade

Lançamento: 3 de abril de 2020.

6. NiOH 2

Uma continuação a um título de sucesso da Team Ninja, NiOH 2 traz o mesmo gameplay denso do primeiro jogo, porém com uma série de mudanças em sua abordagem: para começar, ao contrário de seu predecessor, que trazia um protagonista fixo chamado William, agora você criará o seu personagem do zero, com diversas opções de personalização não apenas visual, mas de parâmetros físicos e estilo de combate.

Continua após a publicidade

A velha pegada “soulslike”, ou seja, um jogo de dificuldade elevada que bebe muito da fonte de Dark Souls, parece ser mais aprofundado aqui, com uma variedade maior de inimigos que requerem uma abordagem específica para serem derrotados. Visualmente falando, a Sony confirmou que NiOH 2 novamente se ambientará em uma versão fictícia do Japão feudal, trazendo elementos reais e fantasiosos para criar uma experiência de combate que mescle elementos humanos e dos youkais do folclore nipônico.

Lançamento: 13 de março de 2020.

5. Cyberpunk 2077

Continua após a publicidade

“You`re breathtaking!”. Foi com essa frase enfática que o ator Keanu Reeves se tornou um meme da indústria de jogos ao apresentar, durante painel na E3 2019, Cyberpunk 2077, o novo jogo da CD Projekt Red (a mesma empresa por trás da franquia The Witcher), que chegará ao mercado no próximo ano. Aqui você assume o papel de V, um ciborgue altamente customizável cujos atributos podem ser editados conforme a necessidade, mostrando maleabilidade dependendo da classe de ação escolhida pelo jogador.

O jogo transita sob a perspectiva da visão em primeira pessoa, ambientado na icônica Night City, dentro do “Estado Livre da Califórnia”. Explicando o pouco detalhamento do enredo, Cyberpunk 2077 mostra um mundo onde os governos e nações caíram e os principais locais do mundo se aglomeraram em “megacidades” controladas por gigantescas corporações. Nessas regiões, mercenários e criminosos executam diversas atividades ilícitas, levando a um pano de fundo recheado de violência.

Lançamento: 16 de abril de 2020.

Continua após a publicidade

4. Marvel’s Avengers

Mais um jogo que o Canaltech teve a chance de experimentar durante a Brasil Game Show 2019, Marvel’s Avengers tem produção assinada pela Square Enix com desenvolvimento encabeçado pela Crystal Dynamics. Após um anúncio bastante conturbado durante a E3 2019, a publisher japonesa conseguiu reverter (em parte) a opinião pública, efetivamente gerando bom hype sobre o jogo.

Continua após a publicidade

Em Avengers, o jogador poderá assumir o controle de diversos dos personagens que compõem o grupo de heróis mais poderosos da Terra, com uma jogabilidade que lembra a de God of War (com bem menos sanguinolência: é uma marca da Disney, afinal) em uma trama que envolve missões pessoais de cada personagem, customização de visual e equipamentos, aumento de nível e de poderes e até mesmo missões multijogador (para a coleta de recompensas e itens de evolução) e para um só jogador (que avançam o enredo e destravam novos personagens).

Lançamento: 15 de maio de 2019.

3. Ghost of Tsushima

Um dos jogos novos que foram anunciados durante a E3 2019, Ghost of Tsushima é desenvolvido pelos estúdios Sucker Punch, que ganharam fama com a franquia InFamous. Aqui, o jogador dá vida ao samurai Jin Sakai, que transita pelas sombras da ilha de Tsushima no intuito de protegê-la da invasão mongol ao Japão durante o século XIII.

O jogo terá um mundo aberto sem a chamada “mão que guia” o usuário, o que pode ser traduzido como “total liberdade de exploração”. Esse tipo de progressão é bem característico da Sucker Punch e já foi visto no já citado InFamous. Completam o pacote diversas sidequests e, de acordo com entrevistas recentes dos produtores, abordagens variadas: se o jogador quiser mover-se pelas sombras, atacando furtivamente; ou progredir diretamente aos seus inimigos, sendo visto e atacado constantemente, será apenas uma questão de escolha.

Lançamento: terceiro trimestre de 2020.

2. Final Fantasy VII Remake

Depois de anos de espera, estamos finalmente nos aproximando da chegada de um dos remakes mais desejados dos games: o icônico Final Fantasy VII, da Square Enix, volta depois de 22 anos, desta vez completamente reimaginado para a atual geração de consoles.

O Canaltech conseguiu jogar uma versão demonstrativa do jogo durante a Brasil Game Show 2019, onde pudemos constatar a nova abordagem da publisher japonesa para o jogo: aqui, a perspectiva muda para um esquema de ação em terceira pessoa, com lutas em tempo real e possibilidade de troca entre personagens durante o combate, atribuindo um senso estratégico mais urgente. Também é possível desacelerar o tempo para selecionar habilidades mais poderosas, em um esquema de jogo que mais parece um híbrido entre o Active Time Battle de Final Fantasy XIII e o Wait Mode de Final Fantasy XV.

Ah, sim: ao contrário do lançamento original, que vinha com três CDs intercambiáveis para o Playstation, Final Fantasy VII Remake será lançado em formato episódico, cada qual com sua própria data de chegada. Isso se dá porque a Square Enix expandiu consideravelmente o conteúdo do jogo, a ponto de esticá-lo por capítulos a fio o que, no jogo original, você percorria em minutos.

Lançamento: 3 de março de 2020.

1. The Last of Us Part II

A continuação de um dos títulos de maior sucesso do PlayStation 3 enfim tem data e um ou outro detalhe do enredo já conhecidos pelo público: originalmente anunciado em 2016, The Last of Us Part II deve se concentrar mais na personagem Ellie, que agora assume de vez as rédeas do protagonismo em uma versão mais adulta de si mesma, agora com 19 anos.

O jogo deve seguir os mesmo padrões de jogabilidade, com muita furtividade e uso de armas de fogo e outras improvisadas (como facas feitas com pernas de tesouras). A trama, porém, seguirá uma nova jornada de vingança contra um misterioso culto, além dos monstros canibais infectados por uma versão mutante do fungo conhecido como Cordyceps, que dizimou os Estados Unidos. Um detalhe interessante é que Ellie era imune ao fungo no primeiro jogo, mas o uso de máscaras de gás no trailer indica que, aparentemente, essa é uma vantagem que ela perdeu agora.

Lançamento: 29 de maio de 2020.

Vale lembrar que esses são apenas alguns dos jogos que podemos aguardar para o próximo ano. Deixamos alguns de fora a fim de manter a lista mais objetiva, mas é importante ressaltar, por exemplo, que Watch Dogs 3, da Ubisoft, fez bastante sucesso durante o painel da empresa na E3 2019. Além disso, rumores flutuam sobre vários jogos ainda não anunciados, como uma sequência para Horizon Zero Dawn e, finalmente, jogos já lançados que devem ganhar conteúdos extras consideravelmente grandes, como é o caso de Kingdom Hearts III.

E você, o que espera para o PlayStation 4 em 2020? Conte para nós qual jogo você está mais ansioso para ligar no console nos comentários abaixo!