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3 piores jogos da franquia Silent Hill

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Silent Hill é a verdadeira representação do survival horror na indústria gaming, com um grande renome e um catálogo que faz inveja a diversas outras franquias lançadas ao longo das últimas décadas.

Ainda assim, ela não é blindada de algumas experiências ruins e — mesmo ao conquistar alguns pontos altos — os baixos impactam e foram responsáveis por uma grande decepção dos fãs.

Dito isso, hoje o Canaltech honra até as galhofas e lista os 3 piores jogos da franquia Silent Hill. Nem sempre dá para acertar tudo, mas alguns erros são perdoáveis?

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3. Silent Hill 4: The Room

Ainda que muitos curtam Silent Hill 4: The Room (2004), ele está muito distante do que foi estabelecido pela Konami nos capítulos anteriores. Ela sequer se passa na cidade que dá nome à franquia.

As mudanças feitas para o quarto game foram muito divisivas, já que seu foco não é relacionado aos quebra-cabeças e sim nos combates. 

Mesmo com muito do aspecto tenebroso da franquia Silent Hill, estes fatores ajudaram a tornar a experiência menos agradável para a base de fãs. 

Vale notar que SH4 passa um pouco distante de ser um jogo ruim, porém ele representa um timing errado para a mudança de ritmo e criou o sentimento de que a Konami deveria ter parado no 3º game.

Não à toa este foi o último projeto da Team Silent, assim como uma demora de 4 anos para vermos o seu retorno — que veio em uma forma que também não convenceu os fãs.

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2. Silent Hill: Homecoming

Após o chute que a Konami deu na Team Silent, o estúdio Double Helix assumiu a franquia para trazer Silent Hill: Homecoming (2008). 

Ainda que o projeto comprove que uma desenvolvedora ocidental conseguiria lidar com o terror, ele foi repleto de polêmicas que distanciaram o público — como o adiamento em alguns países por diversas cenas violentas.

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O game repete o foco do anterior na ação; prova disso é o protagonista Alex: um ex-militar que remove grande parte das tensões por ser forte o bastante para encarar os monstros.

Ou seja, muita parte do aspecto survival horror se perdeu no caminho e afastou bastante do que foi estabelecido no passado. No fim, a trama e os monstros são de Silent Hill, mas a alma já não era mais a mesma. 

Apesar dos pesares, Silent Hill: Homecoming foi o primeiro título da franquia lançado no PS3 e Xbox 360, o que permitiu diversas inovações como o controle livre da câmera.

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1. Silent Hill: Book of Memories

Não se sabe que tipo de ideia tomou a mente dos executivos da Konami, mas quem pensou em Silent Hill: Book of Memories (2012) merecia um “prêmio”. Começa que o jogo é um RPG de ação e não um jogo de survival horror.

O segundo ponto é que ele foi lançado no PS Vita, um console portátil que até mesmo a Sony deixou de lado. 

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Se levar em consideração que jogos para portáteis são feitos com um escopo reduzido, isso foi um grande balde de água fria para os fãs. 

Silent Hill: Book of Memories não convence como um jogo da franquia principal, não convence como dungeon crawler e desaponta os fãs — mesmo que conte com alguns elementos narrativos que se conectam aos demais.

O que representou a última pá de terra na cova desta experiência da Konami é a sua duração extremamente longa. Com um gameplay cansativo, não demorou muito para ele cair em desgraça entre o público.

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Os jogos de Silent Hill nem sempre agradam

Vale notar que estas não foram as únicas experiências que dividiram os fãs e geraram conflitos entre o público e a Konami. Silent Hill: Downpour, por exemplo, também não agradou uma parcela da comunidade.

Isso sem mencionar experiências como Silent Hill: Ascension, os jogos mobile Orphan e a coletânea SH HD Collection — que reúne o 2º e 3º jogo no PS3, Xbox 360 e PCs. Mesmo icônica, a franquia não agradou todos e entre os piores temos:

  1. Silent Hill: Book of Memories
  2. Silent Hill: Homecoming
  3. Silent Hill 4: The Room
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