Publicidade

10 piores jogos lançados em 2025

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Canaltech
Canaltech

Todo fim de ano nos reunimos para conferir as melhores experiências em jogos, como vemos na The Game Awards todo mês de dezembro para validar estes games incríveis. Porém, nem tudo são flores e também há muitos títulos que servem para mostrar o que há de pior neste mercado.

Seja por uma ideia errada, um conceito mal executado, problemas de desempenho ou tudo isso em conjunto, alguns projetos mereciam ter ficado mais tempo engavetados ou, nos casos mais graves, nem terem sido propostos pelos estúdios de desenvolvimento.

Aqui está a lista daqueles jogos que você deve ficar longe, por terem sido os piores de 2025 por várias razões. Aqueles que, se juntar tudo, não valeria nem se fosse oferecido de forma gratuita nas diversas plataformas disponíveis. Confira abaixo: 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

10. Nintendo Switch 2 Welcome Tour

O elefante na sala do Nintendo Switch 2 de 2025 foi o jogo Nintendo Switch 2 Welcome Tour, uma demonstração de todas as funções e recursos que o console híbrido pode oferecer ao público. O conceito parecia interessante e despertou a dúvida de muitos, porém o sonho caiu por terra. 

Enquanto a Sony disponibiliza Astro's Playroom gratuitamente no PS5, que é um título muito divertido e cheio de carisma, a Big N fez o oposto: trouxe uma experiência sem qualquer resquício de alma e os jogadores têm de pagar para aproveitá-lo. Ele não seria recomendável nem se fosse gratuito, imagine pago. Foi uma das maiores bolas fora da indústria de games neste ano.

9. Hunter x Hunter: Nen x Impact

A Arc System Works é um dos melhores estúdios que produziu jogos de luta nesta última década. Hunter x Hunter é uma das franquias mais populares dos animes e mangás, com fãs espalhados por todo o planeta. Ao anunciar o título Hunter x Hunter: Nen x Impact que combina estes 2 fatores, a promessa era grandiosa. Porém, não foi cumprida. 

O netcode do modo online é péssimo (para dizer o mínimo), assim como tudo parece ter saído de um projeto extremamente preguiçoso: história contada via caixas de texto e sem animações, visual de baixo orçamento e o elenco reduzido (para vender os personagens interessantes via DLC) fizeram desta experiência uma das bombas entre os jogos lançados em 2025.

Continua após a publicidade

8. FBC: Firebreak

Há alguns anos, todos os estúdios entraram em uma grande neura para entrar no mercado de jogos como serviço. Porém isso valeu para Overwatch, Valorant, League of Legends, Fortnite e outros que inovaram ainda naquela época. FBC: Firebreak foi a tentativa da Remedy Entertainment de surfar nessa onda e foi uma falha das grandes, vale notar.

Assim como Concord em 2024, a experiência não tinha qualquer carisma e um conteúdo feito nas coxas. Isso sem mencionar os problemas para encontrar partidas e a ausência de tutoriais — que afastou muita gente dele e criou o novo “flop” para o ano. Este foi um dos únicos entre os piores jogos de 2025 que provocou a demissão do CEO de um estúdio

Continua após a publicidade

7. Pokémon Friends

Não é possível para nós, meros mortais, saber quem teve a brilhante ideia de lançar Pokémon Friends, porém a proposta é tão ruim que ele é considerado por muitos um shovelware. Ele copia diversos conceitos de outros títulos de quebra-cabeças da franquia, além de trazer um grande peso para os recursos monetizados — em resumo, se você não pagar, a diversão beira ao nulo.

No entanto, o pior foi a diferença gritante que existe entre as propostas dentro das plataformas. Enquanto a pessoa com um smartphone pode baixá-lo de forma gratuita e aproveitar uma parcela da experiência, quem tem o Nintendo Switch é obrigado a pagar para acessá-lo, um aspecto que gerou bastante polêmica e derrubou ainda mais a consideração dos fãs pelo título. 

Continua após a publicidade

6. Drag x Drive

Há algo mágico em testar conceitos, que exige coragem e uma boa visão. E a Nintendo tentou emplacar iniciativas diferenciadas com jogos como Drag x Drive: um título onde você controla personagens cadeirantes que jogam basquete, com o uso obrigatório dos controles Joy-Con 2 como mouse para isso.

Isso deixou muita gente curiosa, mas não emplacou. Além de cansar rápido (exige preparo físico para você durar mais do que 3 partidas, acredite), a falta de jogadores fez muita gente deixar ele de lado, até quem desejava dar a ele uma chance. Um ótimo exemplo de boas intenções que trouxeram a pior execução possível em jogos de todo ano de 2025. 

Continua após a publicidade

5. Fast & Furious: Arcade Edition

Com 10 filmes (além de um futuro, que promete concluir a obra) e diversos personagens, é esperado que jogos como Fast & Furious: Arcade Edition faça homenagens à franquia e tragam o que todos os fãs esperam de conteúdo. Porém, não foi o caminho que o estúdio Cradle Games tomou para este projeto.

Todo o jogo pode ser encerrado em 1 hora — menos tempo que um episódio de um seriado em 2025. Ele possui apenas 6 pistas e não tem “Modo História”. A IAl da experiência trapaceia e precisaria usar todos os botões do controle para afirmar que faltou profundidade no gameplay. Ela simplesmente não existe. Tudo isso entre R$ 110 e R$ 170. Passe longe disso.

Continua após a publicidade

4. Tamagotchi Plaza

Em Tamagotchi Plaza foram vistas muitas ideias que podiam dar errado em simultâneo. Os jogos cozy exigem uma certa profundidade e incentivo, para manter o público e garantir muita diversão ao longo dos dias e meses — algo que não é visto, de forma alguma, por aqui.

Minigames chatos e sem desafio, ausência de tutorial (que ignora crianças e pessoas não habituadas ao ato de jogar), o hub sem qualquer carisma e interações genéricas e um design de áudio fraquíssimo o posiciona facilmente entre os piores jogos lançados em 2025. 

Continua após a publicidade

3. Star Wars Episode I: Jedi Power Battles

Quando se fala em remasterizar jogos, não basta aumentar sua resolução e adaptar os comandos para os controles mais modernos. E é justamente isso que a Aspyr aprendeu com o port muito mal-executado de Star Wars Episode I: Jedi Power Battles.

Ele manteve muitos problemas e falhas da versão original, lançada em 2000 — sim, até mesmo os bugs continuam no mesmo lugar. O ritmo não foi consertado e os personagens seguem travados, com golpes sem dinâmica ou detecção de colisão. Isso sem mencionar os problemas com os controles em plataformas que causam quedas e os inimigos fortes demais para os heróis. 

Continua após a publicidade

2. Bubsy in: The Purrfect Collection 

Bubsy já trazia jogos ruins no passado, então por qual razão trazer uma coletânea com eles de volta? Com o perdão aos fãs, Bubsy in: The Purrfect Collection, de Purrfect não tem nada. Inclusive, deveria ser crime grave cobrar por ele, da mesma forma que Nintendo Switch 2 Welcome Tour e Pokémon Friends.

Entre um dos maiores destaques deste que faz parte dos piores jogos de 2025, estão Bubsy 3D que continua terrível e injogável. Além dele, a versão de Game Boy continua até os dias atuais com problemas de desempenho nos consoles modernos, o que é bem feio para uma franquia que pode não brilhar, mas tem sua meia dúzia de fãs para manter. 

Continua após a publicidade

1. MindsEye

A cereja do bolo dos piores jogos de 2025 é MindsEye, para a surpresa de 0 pessoas. A grande promessa do estúdio Build a Rocket Boy, de um dos criadores de GTA, se mostrou uma verdadeira tragédia em seu lançamento e representa um dos poucos casos em que todo o ódio contra ele se justifica.

Para começar, tudo apresentava bugs: de falhas no gameplay, gráficos, das que impedem seu progresso e diversos outros. Em desempenho, ele rodava a menos de 20 FPS. Isso sem mencionar as mecânicas fraquíssimas, atraso de comandos e uma história sem qualquer imersão. Para muita gente, inclusive os desenvolvedores, ele foi a grande decepção desta geração

Continua após a publicidade

Fique longe destes jogos em 2025

Apesar de muitos jogadores ainda pensarem em dar uma chance para certas experiências, algumas representarão apenas um gasto desnecessário de dinheiro que podia ser investido em jogos melhores. E neste ano de 2025, tivemos games incríveis e que valem mais a sua atenção do que os listados abaixo:

  1. MindsEye
  2. Bubsy in: The Purrfect Collection
  3. Star Wars Episode I: Jedi Power Battles
  4. Tamagotchi Plaza
  5. Fast & Furious: Arcade Edition
  6. Drag x Drive
  7. Pokémon Friends
  8. FBC: Firebreak
  9. Hunter x Hunter: Nen x Impact
  10. Nintendo Switch 2 Welcome Tour

Leia também no Canaltech: