10 piores jogos já feitos pela Activision Blizzard
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

A Activision Blizzard desenvolveu e produziu diversos jogos de sucesso, mas sua trajetória não envolve apenas os pontos altos. Os pontos baixos também fazem parte de sua história e mostram que não é apenas de boa qualidade que ela se tornou um dos pilares da indústria gaming.
Além disso, existem “categorias” de erros. Enquanto alguns é possível deixar passar batido, outros são tão desastrosos que se tornam uma mancha dentro da história de uma das maiores produtoras que estão à frente do mercado.
Para estabelecer qual foi o ponto mais baixo da história da Activision Blizzard, o Canaltech reúne os 10 piores jogos que eles já fizeram — que trouxeram muita discórdia e frustração para os jogadores. Confira abaixo:
10. Call of Duty: Modern Warfare III
O título Call of Duty: Modern Warfare III (2023) chegou com a promessa grandiosa de finalizar a linha de remakes, que receberam muita aclamação. Porém, este capítulo em particular deu um verdadeiro tiro no pé com a sua campanha curta e descuidada.
Muitos criticaram o tempo (ainda mais) reduzido, com a possibilidade de zerar a trama em 3 horas. Além disso, os mapas multiplayer não chamavam a atenção e foram vistos até como versões reaproveitadas do battle royale Warzone. O consenso é que podia ser um DLC de Modern Warfare II.
9. Diablo Immortal
Diablo Immortal (2022) foi lançado entre muitas questões, principalmente pela sua ideia ser voltada para o mercado mobile — que costuma ser totalmente centrado em monetizações e modelos “pay-to-win”. E é justamente neste buraco que uma das franquias mais famosas da Activision Blizzard caiu.
Muitos reclamam que a progressão, principalmente em seu final, se torna frustrante demais sem ter de abrir a carteira. Apesar de ter um gameplay elogiado e bons gráficos, ele não agradou e segue em uma cruzada para limpar sua imagem perante o público.
8. The Walking Dead: Survival Instinct
Nem todas as aventuras de Norman Reedus nos videogames acabam gerando um bom resultado. Antes de Death Stranding e da “maldição” de P.T., ele estrelou The Walking Dead: Survival Instinct (2013) é considerado um dos maiores flops dentro do universo dos mortos-vivos.
Mesmo com a Activision Blizzard por trás do projeto, uma franquia forte para apoiar e a participação do ator ao lado de Michael Rooker foram capazes de salvar o jogo de sua própria tragédia. Gráficos, gameplay, IA e narrativa se somam a diversas outras reclamações que os fãs têm desta experiência.
7. Fast & Furious: Showdown
A produtora também trouxe ao mundo Fast & Furious: Showdown (2013) e falhou de forma grandiosa. A queda foi tamanha que ele é considerado um dos piores jogos da franquia cinematográfica — que nunca contou com jogos bons, diga-se de passagem.
Para ter uma ideia, ele foi lançado próximo à chegada de Velozes & Furiosos 6 nos cinemas e sua campanha consegue ser mais curta do que o próprio longa-metragem. Isso sem falar nos seus gráficos, física de direção que não existe e diversos outros problemas que os jogadores viram na época.
6. Call of Duty: Black Ops Declassified
Apesar da franquia ter um selo de qualidade alto, Call of Duty: Declassified (2012) faz parte de uma tentativa da companhia levá-la para os portáteis. Porém, eles falharam de forma colossal com o projeto.
Sua campanha era minúscula (podia ser finalizada em minutos e sem fazer speedruns), seus controles eram confusos e sequer seguiam uma lógica similar a dos consoles e o modo multiplayer sequer funcionava. Foi uma sucessão de problemas tão brutal que eles mantêm a série longe de dispositivos portáteis até os dias atuais.
5. Overwatch 2
A chegada de Overwatch 2 (2023) foi controversa e cheia de críticas ácidas ao jogo e à forma como a Activision Blizzard agia. Além de matar o seu antecessor (o primeiro Overwatch foi desativado por completo), diversas promessas do seu desenvolvimento sequer foram cumpridas pela companhia.
O que mais machucou o público foi a ausência do modo PvE no lançamento, que deixou claro que a produtora buscava monetizar facilmente a experiência através dos passes de batalha. Ainda que tenha apresentado melhorias e inovações, não convenceu o público e viu uma grande debandada dos fãs.
4. 007 Legends
Justo na hora de celebrar os 50 anos de James Bond, a Activision Blizzard apresenta uma de suas maiores falhas: 007 Legends (2012). Criado no motor gráfico de Call of Duty, seu intuito é recriar momentos icônicos da franquia do espião, mas o que o público viu, na verdade, foi um grande insulto.
Muitos consideram ele um Call of Duty com James Bond, com nenhuma mecânica que remeta à espionagem e charme do personagem — assim como um gameplay e fases que não encantaram em nada, nem pela nostalgia e nem pelos seus gráficos.
3. Warcraft III: Reforged
Dentre todas as ideias ruins que a Activision Blizzard já executou, Warcraft III: Reforged (2020) é lembrado como uma das piores. A remasterização teve a proeza de remover recursos que existiam no original, o que deixou muitos dos fãs revoltados.
Se esta fosse a única questão, estava “bom”. Mas o MMORPG trazia diversos bugs, problemas de conexão e obrigava os jogadores do antigo a migrar para a nova experiência — que, além dos problemas, não tinha suporte a mods, o que frustrou muitos na época.
2. Tony Hawk’s Pro Skater 5
A franquia de skate mais famosa de todos os tempos também foi manchada, com Tony Hawk’s Pro Skater 5 (2015). Tão querida e amada pelo público, a Activision Blizzard deixou o projeto nas mãos da Robomodo e o resultado foi uma verdadeira tragédia.
O jogo é considerado um completo desastre técnico. Os gráficos representavam um passado distante, controles eram absurdamente ruins e os bugs impediam que o público se divertisse apenas por andar com o seu skate de um lado para o outro.
1. Guitar Hero Live
Entre os piores jogos que a Activision Blizzard já produziu, Guitar Hero Live (2015) tem um lugar de destaque. Nele, foi comprovado que dá sim para estragar uma ideia simples. Para começar, os jogadores eram obrigados a comprar o título com a guitarra — o que tornou o pacote muito mais caro.
E aí os jogadores compraram, iniciaram a experiência e tiveram diversas outras frustrações. Porém, nenhuma delas supera o modo GHTV. Ele era um serviço de streaming de músicas dentro do jogo, que utilizava uma interface terrível e que obrigava os jogadores a estarem conectados o tempo todo. Quando os servidores foram desligados, 90% do seu conteúdo foi removido e deixou milhares de pessoas na mão.
A nata dos piores da Activision Blizzard
Isso quer dizer que a Activision Blizzard só trouxe estes jogos ruins? Claro que não (Destiny existiu, vale lembrar), mas estes se destacam por diversos parâmetros: seja a comunicação ruim, um lançamento desastroso ou apenas um jogo péssimo mesmo.
Entre os piores títulos produzidos pela companhia, temos:
- Guitar Hero Live
- Tony Hawk’s Pro Skater 5
- Warcraft III: Reforged
- 007 Legends
- Overwatch 2
- Call of Duty: Declassified
- Fast & Furious: Showdown
- The Walking Dead: Survival Instinct
- Diablo Immortal
- Call of Duty: Modern Warfare III
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