Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que são demakes? Conheça os melhores

Por| Editado por Bruna Penilhas | 07 de Novembro de 2021 às 13h00

Link copiado!

Divulgação/Capcom/PSCD Games
Divulgação/Capcom/PSCD Games

Já pensou como seria um um jogo de última geração rodando em um videogame mais antigo? Essa é a ideia do demake: imaginar games de PS4 como se fossem de PS1, por exemplo.

O demake tem esse nome porque seria o contrário de um remake (quando alguém recria um jogo para um videogame mais atual, com gráficos e gameplay modernizados). Geralmente, quem faz essas adaptações são programadores e animadores independentes que, por hobbie, prestam homenagens às suas franquias favoritas sem fins lucrativos.

Poucos demakes são jogos completos; a maioria são apenas vídeos de poucos minutos compartilhados nas redes sociais — listamos alguns dos mais criativos logo abaixo nesta matéria. Isso acontece porque, além de ser um trabalho de fã para fã, há sempre o risco das empresas processarem os criadores por direitos autorais, como já aconteceu várias vezes com remakes feitos por fãs.

Continua após a publicidade

Alguns demakes que já viram (ou verão) a luz do dia

Embora a maioria dos demakes sejam somente vídeos, algumas recriações estão em desenvolvimento para serem realmente lançadas ao público. É o caso de Bio Evil: um demake do primeiro Resident Evil, lançado originalmente para PlayStation 1 em 1996, mas recriado para o Mega Drive (também conhecido como SEGA Genesis).

O trabalho foi feito por uma equipe chamada PSCD, composta por um russo e um ucraniano. Embora recebam os créditos do projeto, eles também contam com a ajuda de pessoas de vários países. Existe o receio de que a Capcom, empresa responsável pela franquia, interrompa o desenvolvimento do jogo — por isso, o nome Bio Evil.

Continua após a publicidade

O game ainda não tem data de lançamento, mas os desenvolvedores postam novidades sobre o projeto com frequência no Patreon, plataforma de financiamento coletivo. Você também pode apoiá-los aqui.

Quer voltar ainda mais no tempo? Então conheça o Halo 2600, um game inspirado na franquia Halo para o Atari 2600. Lançado em 2010, o jogo foi produzido por Ed Fries, que já foi vice-presidente da Microsoft e um dos nomes mais importantes do início da divisão de games na empresa. Tudo começou como uma maneira de Fries aprender programação, mas, no fim, o game foi lançado em cartucho, pesando apenas 4 KB de memória.

Continua após a publicidade

O projeto é tão impressionante que está em exibição permanente no Smithsonian American Art Museum, um dos maiores museus dos Estados Unidos. Em 2012, ele também fez parte de uma exposição temporária da instituição, chamada The Art of Video Games. Quem foi que disse que videogame não é arte?

Conheça outros demakes de jogos famosos

Como explicamos, muitos demakes não chegam a ser lançados ao público — e muitos nem têm essa pretensão. Mesmo assim, vários artistas capricham na criatividade para repensar seus jogos preferidos em uma versão retrô. Confira alguns dos mais impressionantes:

The Last of Us

Continua após a publicidade

Cyberpunk 2077

Dark Souls

Continua após a publicidade

The Witcher 3: Wild Hunt

Death Stranding

Continua após a publicidade

Resident Evil 7 Biohazard

Resident Evil Village

Continua após a publicidade

Bioshock

Você conhece algum outro demake? Gostaria de ver algum jogo recente com uma pegada mais retrô? Compartilhe conosco através das redes sociais!

Continua após a publicidade

Fonte: EngadgetSEGA-16, Smithsonian (1, 2), UOL