O que melhora em Hollow Knight para Switch 2 em relação ao Switch original?
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

A Team Cherry lançou na última quinta-feira (5) uma atualização de Hollow Knight com melhorias e uma versão para Nintendo Switch 2. O update chegou em formato de shadow drop durante a Nintendo Direct: Partner Showcase, que também aconteceu na quinta. Jogadores que possuem o metroidvania tanto no Nintendo Switch quanto no PC, PlayStation e Xbox receberão as melhorias de forma gratuita. Mas, afinal, o que muda no Hollow Knight: Nintendo Switch 2 Edition?
- Hollow Knight Silksong: Qual é o motivo de tanto hype em torno do jogo?
- Stardew Valley: o que muda na edição de Nintendo Switch 2?
Lançado em 2017, Hollow Knight foi um caso muito curioso e único na indústria. Apesar de sua indiscutível qualidade, foi no Nintendo Switch que o metroidvania brilhou e chamou a atenção do público lá em 2018. Logo em seguida, em 2019, a Team Cherry revelou Hollow Knight: Silksong e o resto é história.
O fato é que o Nintendo Switch foi muito importante na popularização de Hollow Knight. Agora, no Switch 2, as melhorias permitirão que o metroidvania rode muito melhor no híbrido da Nintendo, com melhorias gráficas e de resolução.
O que melhora em Hollow Knight para Switch 2 em relação ao Switch original?
Apesar de amplamente aclamado, Hollow Knight chegou no Nintendo Switch com muitos problemas. Diversos usuários em redes sociais como Reddit e fóruns, relataram passar por grandes problemas originalmente. A começar pela resolução, que não era a das melhores inicialmente, bem como a performance, com relatos de que a taxa de quadros caía pela metade quando havia mais de três inimigos na tela (não quero nem imaginar como era no Coliseu).
A Colmeia foi um dos locais mais problemáticos segundo os jogadores, com usuários afirmando que Hollow Knight caía para 5 FPS na área. Além disso, houve muita agitação com a responsividade e latência dos controles.
Todos esses problemas foram bem comentados nas redes, mas é importante ressaltar que grande parte dos jogadores não teve experiências ruins com o metroidvania. Outro ponto importante é que a Team Cherry lançou atualizações ao longo dos anos que remediaram os problemas.
Hollow Knight Nintendo Switch 2 Edition melhora e muito a experiência. A começar pelos gráficos e performance. A nova versão do metroidvania conta com modos com 2160p 60fps e 1080p 120 fps, muito acima dos 720p 60 fps que Hollow Knight tinha no Switch original, além de eliminar a sensação de borrado do jogo.
A Team Cherry também deu um belo trato na iluminação, mais forte e radiante, menos opaca e refletindo bem nos belos cenários de Hallownest. Os efeitos e partículas foram aprimorados, o que distancia ainda mais as versões de Switch e Switch 2. Os tempos de carregamento também estão bem mais curtos em Hollow Knight Nintendo Switch 2 Edition.
O que mais mudou em Hollow Knight?
O estúdio australiano também listou outras melhorias e correções em uma publicação no Steam. Apesar da nota estar presente na plataforma da Valve, as mudanças também abarcam a Nintendo Switch 2 Edition bem como outros consoles. Veja a lista abaixo:
- Suporte a novas resoluções: Adicionado suporte para 21:9 e 16:10 (no PC).
- Pausa automática: O jogo agora pausa enquanto você estiver nos menus de inventário.
- Melhoria no suporte a controles: Atualizado para o Unity Input System para maior compatibilidade com controles (o sistema original ainda pode ser usado em Opções > Controle > Configurações
- Avançadas).
- Efeito de Pontilhado (Dithering): Adicionadas opções de dithering para reduzir o efeito de "color banding" (faixas de cores visíveis).
- Correção de erro crítico: Corrigido um softlock (travamento de progresso) na sala das Larvas na Cidade das Lágrimas.
- Ajuste no Zote, o Príncipe Cinzento: Reduzida a altura do pulo de recuo dele ao ser atordoado.
- Ajuste no Sly: Atualizado o collider do Grande Corte do Sly para condizer melhor com o efeito visual.
- Bênção da Salubra: Agora o efeito é desativado após atingir o máximo de Alma.
- Movimentação do mapa: O deslize da câmera no mapa agora está mais fluido.
- Performance: Diversas melhorias de desempenho.
- Correções gerais: Vários pequenos ajustes e correções.
Quanto custa Hollow Knight: Nintendo Switch 2 Edition?
Hollow Knight: Nintendo Switch 2 Edition chega ao híbrido da Big N por R$ 27,99. Assim como em Silksong, quem já possui a versão base de Hollow Knight em ambas as plataformas poderá fazer o upgrade gratuito para o Nintendo Switch 2.
Vale notar que Hollow Knight é um jogo bem leve e conta com 1.3 GB no primeiro Switch e 1.5 GB no Nintendo Switch 2. O metroidvania tem suporte a português do Brasil e inclui todas as DLCs já lançadas.
Problemas conhecidos
Hollow Knight: Nintendo Switch 2 Edition é uma versão com particularidades no híbrido da Nintendo, mas também chegou a outras plataformas em formato de atualização. Por isso, jogadores de PC, PlayStation e Xbox já podem atualizar o jogo com as melhorias citadas acima.
Contudo, a Team Cherry reportou em seu site um problema com a atualização em Hollow Knight no catálogo da PS Plus, mais especificamente na versão de PlayStation 5 do game. O estúdio australiano informou que está em conversa com a Sony para resolver o problema.
Leia também no Canaltech:
- Como Paper Mario inspirou Hollow Knight?
- Dá para jogar Silksong sem ter jogado o primeiro Hollow Knight?
- 7 metroidvania parecidos com Hollow Knight que você precisa jogar
Vídeo: Nintendo Switch 2 chegou! Mas e o primeiro? Ainda vale a pena?