Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é TGA? Conheça o Oscar dos games

Por| Editado por Bruna Penilhas | 16 de Novembro de 2021 às 14h19

Link copiado!

Divulgação/TGA
Divulgação/TGA

O mundo do entretenimento é recheado de premiações. O cinema tem o Oscar, a música possui o Grammy e a TV conta com o Emmy e o Globo de Ouro. Para a indústria dos videogames, quem aponta as melhores produções de um ano é o The Game Awards, ou simplesmente TGA. O evento ganhará mais uma edição em 2021, marcada para acontecer em 9 de dezembro em Los Angeles, nos Estados Unidos — confira a lista completa de indicados

O TGA reconhece a excelência criativa e técnica dos lançamentos para videogames em um ano. A seleção é feita por meio de categorias, que escolhem o melhor diretor, o melhor jogo de ação, aventura, jogo indie ou ainda o melhor criador de conteúdo do ano.

Os vencedores são apontados por mais de 100 veículos de mídia especializada e influenciadores do mundo todo, do qual o Canaltech faz parte, além de levar em consideração a opinião de fãs. A principal categoria e troféu mais cobiçado da noite é o título de jogo do ano, faturado pelo exclusivo da Sony The Last of US Parte II em 2020.

Continua após a publicidade

O The Game Awards foi fundado em 2014 pelo empresário e jornalista Geoff Keighley, que também apresenta e produz o programa. O show surgiu como um projeto solo, após o Keighley deixar a equipe de produção do Spike Video Game Awards, premiação voltada para a indústria de jogos exibida na televisão a cabo entre 2003 a 2013.

Keighley abandonou a parceria com a ViacomCBS na produção do Spike devido a diferenças criativas. O empresário acreditava que o evento deveria ser voltado para o público online, enquanto o Spike Video Game Awards insistia em ser um programa de TV tradicional.

Continua após a publicidade

Keighley estava certo. No sexto ano de vida, o The Game Awards mais que quadruplicou a audiência e se solidificou como o principal prêmio para a indústria de videogames. Em 2018, 26 milhões de pessoas acompanharam a transmissão ao vivo, de acordo com a equipe do evento. Na edição de 2020, o número de espectadores saltou para 83 milhões de espectadores, um aumento de 83% em relação ao público de 2019. A título de comparação, “apenas” 23,6 milhões de pessoas acompanharam a edição do Oscar de 2020.

O segredo do The Game Awards está na mistura inusitada entre um evento de anúncios com uma premiação tradicional, com discursos, esquetes e apresentações musicais. Além de celebrar os melhores jogos do ano, o show se tornou uma parada obrigatória para os fãs de jogos, com importantes revelações da indústria. Na edição de 2019, por exemplo, a Microsoft elevou os padrões e apresentou no palco da premiação, pela primeira vez, o então novo Xbox Series X.

Quais são as categorias do The Game Awards?

Continua após a publicidade

O título de "jogo do ano" é o troféu mais importante do TGA, mas a premiação também abre espaço para reconhecer diversos outros games por gênero, produtores e criadores de conteúdo. O evento costuma adicionar e remover categorias em todas as edições, de acordo com os lançamentos daquele ano.

São elegíveis para o The Game Awards 2021 jogos lançados para o público até 19 de novembro. Os indicados para a maioria das categorias são escolhidos por um júri internacional, composto por mais de 100 veículos de mídia especializada e influenciadores. Confira a lista com as principais categorias do TGA:

  • Jogo do ano: reconhece o jogo que ofereceu a melhor experiência dos videogames em todos os campos criativos e técnicos.
  • Melhor direção: reconhece a visão criativa de um diretor, de acordo com a inovação e design de um jogo.
  • Melhor direção de arte: reconhece o melhor direcionamento técnico na arte e animação de um jogo.
Continua após a publicidade
  • Melhor narrativa: premia o desenvolvimento narrativo em um jogo.
  • Melhor trilha sonora: aponta a melhor trilha licenciada ou conjunto de canções originais de um título.
  • Melhor design de áudio: reconhece o melhor design de som e efeitos sonoros de um jogo.
  • Melhor performance: premia um dublador ou ator pela dublagem ou performance por meio de captura de movimentos em um jogo.
  • Maior impacto: prêmio cedido a jogo com melhor e mais impactante mensagem social .
  • Melhor jogo em desenvolvimento: concedido a um jogo que recebe conteúdo contínuo e evolui a experiência do jogador.
  • Melhor jogo independente: celebra as excelentes realizações técnicas e criativas de um jogo produzido por um estúdio indie.
  • Melhor suporte à comunidade: reconhece um jogo ou um estúdio, pelo excelente suporte e transparência com os jogadores, incluindo relacionamento nas redes sociais e volume de correções de bugs e atualizações.
Continua após a publicidade
  • Melhor jogo de ação: categoria dedicada para os melhores jogos de ação com foco no combate.
  • Melhor jogo de ação e aventura: categoria dedicada para os melhores jogos que combinam combate, travessia de plataformas e resolução de quebra-cabeças.
  • Melhor jogo de RPG: categoria dedicada para jogos (singleplayer ou multiplayer) com rica personalização e progressão de personagens.
  • Melhor jogo de luta: prêmio dedicado a jogos focados em batalhas mano-a-mano.
  • Melhor jogo para família: premia o melhor jogo apropriado para todos os membros da família, independentemente do gênero ou plataforma.
  • Criador de conteúdo do ano: reconhece um streamer, influenciador ou figura pública que gerou impacto positivo na indústria em 2021.
  • Jogo mais aguardado: prêmio decidido por votação popular, que aponta os jogos mais aguardados do próximo ano. Pode concorrer, qualquer título com lançamento previsto para depois de 9 de dezembro de 2021.

Como são escolhidos os vencedores?

Continua após a publicidade

Os vencedores do The Game Awards são determinados por uma votação mista entre o júri especializado (90%) e votação popular (10%). Os fãs podem votar em seus jogos favoritos no site da premiação e também por meio de plataformas de mídia social em categorias selecionadas. Na China, os fãs podem votar nos vencedores via Bilibili.

Os indicados de cada categoria são decididos com base na opinião de 100 veículos de imprensa e influenciadores de todo o mundo. Cada corpo editorial lista cinco indicados para cada categoria. A seleção é tabulada e os cinco jogos que aparecem na maioria das cédulas são apresentados como indicados. Em caso de empate, seis (ou mais) indicados são anunciados em uma categoria. O produtor do evento, Geoff Keighley, não é membro do júri e não vota nos indicados e vencedores.

Como assistir o The Game Awards 2021?

Continua após a publicidade

O The Game Awards será transmitido ao vivo na quinta-feira, 9 de dezembro, a partir das 22h no horário de Brasília, direto do Microsoft Theater, em Los Angeles. O evento contará com público convidado na edição deste ano.

No Brasil, é possível acompanhar o show gratuitamente no perfil do TGA nos principais serviços de vídeo, como Twitch e YouTube. Ainda é possível assistir transmissões comentadas em português, uma vez que a organização do The Game Awards permite o co-streaming por pessoas e veículos terceiros.

Fonte: The Game Awards, Washington Post, Hollywood Reporter