"O original não existe mais": Diretor revela que dados de FF7 foram perdidos
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

O diretor de Final Fantasy VII Remake e Rebirth, Naoki Hamaguchi, afirmou no fim de outubro que o jogo original — lançado em 1997 — já não existe mais. De acordo com ele, quase todos os documentos e arquivos daquela época são inacessíveis.
Nos anos 1990, nenhum estúdio tinha como prioridade a preservação de dados de desenvolvimento. Assim, a estrutura que virou um ícone dos JRPGs foi deletada há muito tempo. Ao Eurogamer, Hamaguchi diz que pouco sobrou para contar a história.
“Falamos de meados dos anos 1990. Não resta quase nenhuma documentação dessa época, praticamente nenhuma”, afirma o diretor de Final Fantasy VII Remake e Rebirth.
Você se pergunta: como se joga um game tão emblemático no lixo? Pois bem, a Squaresoft (hoje Square Enix) sequer pensava sobre isso na época. Não havia qualquer organização para preservar seus projetos e mantê-los para futuras remasterizações ou ports.
“O desenvolvimento de jogos era muito mais desorganizado naquela época. A gestão de dados não seguia os padrões de hoje”, explica Naoki Hamaguchi.
E apesar da culpa recair sobre a Square Enix, muitas outras seguiam o mesmo padrão. Capcom, Konami, Midway, Chunsoft e várias foram para esta direção — o que tornou a preservação dos arquivos de desenvolvimento difícil. Embora os jogos finais tenham sido preservados (em discos e, depois, em ROMs pela comunidade), os materiais originais de criação se perderam.
Como Final Fantasy VII se manteve?
Sem os arquivos originais, o diretor não teve acesso a referências de design, roteiros e anotações da equipe que trabalhou em Final Fantasy VII para produzir o remake. Desta forma, Hamaguchi teve de iniciar o projeto do zero.
De acordo com ele, restou apenas fragmentos de materiais que ainda podiam ser encontrados: como esboços de personagens e o conteúdo que foi publicado nas antigas revistas de games — como detonados e estratégias.
Apesar de estar com um ambicioso projeto em mãos, o diretor afirmou que seu objetivo nunca foi substituir Final Fantasy VII. Sua ideia era reinterpretar o que foi contado, com respeito à memória da sua trama e aos fãs.
Para isso, contou com apoio dos desenvolvedores que deram vida ao original em 1997: Yoshinori Kitase e Tetsuya Nomura, que trabalham até os dias atuais na Square Enix.
“Quando sinto dúvidas sobre o que realmente define Final Fantasy VII, posso conversar diretamente com os criadores originais. Eles me ajudam a entender o espírito da obra, antes de pensar em como reinventá-la”, conclui Naoki Hamaguchi.
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Fonte: Eurogamer