Rumores indicam que Nintendo NX poderá utilizar cartuchos

Por Redação | 06 de Maio de 2016 às 09h41

Em termos de evolução, é realmente difícil saber com muita precisão o que há nas mangas da Nintendo. De acordo com os rumores que vêm sendo ventilados atualmente, por exemplo, é possível especular que o vindouro Nintendo NX talvez faça os gamers novamente soprar seus jogos para fazê-los rodar – um hábito saudoso, mas não propriamente desejável, vale dizer.

A ideia de que o novo console da fabricante poderia voltar à era dos cartuchos surgiu quando alguém surpreendeu uma encomenda um tanto atípica, sobretudo no que se refere ao volume. Basicamente, a Nintendo teria encomendado uma quantia estranhamente parruda de chips de memória à chinesa Macronix – uma parceira de longa data -, o que poderia indicar ser as novas mídias do NX.

Naturalmente, pelo menos duas possibilidades surgem nesse momento: a) o pedido poderia ser para componentes internos ou b) o lote poderia se destinar ao Nintendo 3DS. Uma e outra hipótese já foram derrubadas pelos teoristas ScreenCritics, entretanto. No primeiro caso, a capacidade dos chips excederia o normal para componentes internos e, para o segundo caso, conforme já mencionado, o número de peças importadas seria muito maior do que o usual para o console portátil.

Cartucho

Um console híbrido

Vale lembrar que se fala atualmente também da possibilidade do NX ser um console híbrido (portátil e caseiro). Nesse caso, a escolha de cartuchos parece uma aposta razoável – até pela impossibilidade técnica de sair carregando um trambolho movido a algum tipo de disco de alta densidade. Afinal, a Nintendo sempre utilizou essa forma de mídia em seus portáteis.

E o caldo do rumor é adensado ainda por certa patente que prevê um novo console sem discos, mas com um slot para leitura de cartões de memória – que bem poderiam ser cartuchos. É claro que isso seria um "remar contra a maré", dado o status digital/online que tem se fortalecido cada vez mais como tendência de longa duração para o entretenimento eletrônico.

Entretanto, vale lembrar que é a Nintendo, de forma que não há espaço para a incredulidade na hora de antecipar seja lá o que for. Ademais, com o sem-número de DLCs, jogos em prestações e quedas de servidores da era moderna, sempre há quem se agradaria de voltar algumas páginas da História – embora o saudosismo normalmente ignore notas de rodapé como o sumiço espontâneo de jogos salvos e o esforço pulmonar para fazer a coisa pegar no tranco (sob o risco de fazer oxidar o velho jogo).

Nintendo NX

Seja como for, agora é esperar por algum movimento oficial. O Nintendo NX tem lançamento previsto para março de 2017. Fique ligado no Canaltech para mais novidades.

Via ScreenCritics

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.